11 Comments

  1. Diulza

    Marisa vc não vai acreditar no que fiz troqueia as bolas coloquei a farinha de arroz errada perdi toda a conserva , ficou muito ruim, azedou tudo rsrsrsrs,as vezes apronto umas desta. vou fazer de novo, vamos ver como fica com a farinha certa.

  2. Marisa Ono

    Olha, Diulza, a conserva de acelga pode azedar,mesmo, se deixar muito tempo. Mas tem gente que gosta dela azeda, mesmo, quase um chucrute… Eu prefiro consumir em uma semana, mais ou menos.

  3. Sempre gostei dessa conserva, tentei fazer várias vezes com os temperos que você usa mas nunca entendia como fazia para ficar com aquele ¨nuru nuru¨ ou consistência escorregadia no paladar, agora testei com o caldinho feito com a farinha de mochi-gome e deu certo, que felicidade! Obrigada Marisa.

  4. amaury

    eu não tenho acesso a muitos desses ingredientes. posso usar hondashi e pimentas vermelhas? a farinha de arroz pode ser substituida, ou mesmo omitida?
    Acho que tentarei fazer essa receita amanhã.

  5. Marisa Ono

    Amaury, se puder, use farinha de arroz comum ou polvilho doce. É que o kimchee tende a juntar água e sem um mingau para dar liga, o tempero vai acabar todo no fundo do pote. A pimenta coreana dá uma cor incrível, mas se não encontrar, usa alguma pimenta vermelha e páprica para dar cor. Eu não usaria hondashi, usaria camarão seco ou um pouco de anchovas picadas.

  6. christopher

    melhor fazer quando não estiver muito quente, não? Também não gosto do que fica muito azedo.
    Com o calorzão do Rio deixo 2 dias fermentando dentro de uma caixa de isopor grande com uma garrafa de pet com água congelada, fica em torno de 20 graus, depois disso vai pra geladeira em potes BEM fechados.
    uso amido de milho pra dar a liga.
    Ótimo pra fazer e “esquecer” um pote mal fechado dentro da geladeira do cunhado.

  7. Marisa Ono

    Em matéria de cheiro ainda acho imbatível o nabo curtido (takuan). Não é para qualquer um e se o cheiro daquilo pudesse ser engarrafado, poderia ser utilizado como arma de efeito moral…

  8. Marisa Ono

    É tsukemonO, Elizabeth. Nunca ouvi falar em conserva em farinha de arroz, que é algo que mofa com facilidade. Só com farelo de arroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *