Kimchee Domburi

kimchi-domburi

Para mim, é Cozinha do Desespero, estilo asiático. Durante o inverno costumo ter kimchee (kimuchi, como prefiro dizer, à maneira japonesa) na geladeira.  Além do kimchee, você só vai precisar de um pouco de carne (no caso, usei frango), uma cebola e dois ovos e vai ter uma refeição com proteína, gordura, fibra, vitaminas e o carboidrato do arroz. A receita alimentou 2 adultos realmente famintos.

1 coxa inteira de frango (coxa e sobrecoxa) cortada em bocados

1 cebola cortada em pétalas

1/4 de acelga preparada como kimchee

2 ovos

1 colher de shoyu

2 tigelas (domburi) de arroz branco

Leve os bocados de frango ao fogo em uma panela. Deixe que dourem. Descarte o excesso de gordura. Junte a cebola e refogue até ficarem macias. Junte a acelga picada. Misture. Adicione um pouco de água ou caldo de galinha, para formar um molho. Tempere com um pouco de shoyu e confira o sal. Cozinhe em fogo moderado, até que tudo fique macio.

Abra 2 covas e quebre os ovos dentro delas. Deixe que cozinhem até o ponto desejado. Eu gosto dos meus ovos mal-passados.

Sobre o arroz, distribua pedaços de carne, acelga e cebola. Regue com um pouco do caldo e acomode o ovo por cima de tudo. Se quiser, salpique cebolinha ou gergelim tostado.

A carne de frango pode ser substituída por tirinhas de carne de porco ou boi. Se quiser, adicione outros vegetais, como vagens, cenouras em tiras, etc.

Share This Post

7 comentários em “Kimchee Domburi”

  1. Obrigada, Renata.
    O restaurante da Pousada Midori (nome provisório) está em reformas.
    Aceita uma sugestão? Por favor, pontue suas frases. Frases sem ponto e vírgula são difíceis de entender e o meu sistema anti-spam classifica como propaganda.

  2. Otimo blog! Parabens !

    Moro no Japão a 18 anos e em breve estarei no Brasil. Suas receitas vão ajudar matar a saudade da comida daqui.
    Por falar nisso, existe Gyodon no Brasil…?
    Ou tem alguma receita…?

    Obrigado!

  3. Olá! testei sua receita de gyudon e ficou uma delicia! A familia toda aprovou! Fiz uma outra com carne de porco tbem ficou mto bom!!
    Fiquei sabendo que neste mes inaugurou uma loja do Sukiya na Liberdade, a primeira fora da Asia, vou conhecer na segunda feira!!
    Muito obrigada pela receita!!

  4. Oi! Nesta segunda feira, dia 15/03, fui ao Sukiya na Liberdade! Deu para matar a saudade, pois eu adoro o gyudon com queijo! Fica na R. Vergueiro, 72, vale a pena conferir!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *