Feios-Porém-Gostosos de Amendoim

feios-porem-gostosos

Tomando um expresso no Zena Caffé do Carlos Bertolazzi, topei com um docinho que há muito não via : o feio-porém-gostoso. É quase um suspiro, feito com pedaços de avelãs tostadas. Estava delicioso, crocante. Voltei 35 anos no tempo e espaço (pois é, estou ficando velha). Na mesma hora me veio a idéia de fazer uma versão com um ingrediente brasileiro, tão saboroso e intenso quanto a avelã: o amendoim. Renderam mais de 100 docinhos, que logo sumiram. O pessoal aqui adorou.

500 gramas de amendoim

450 gramas de açúcar cristal

150 gramas de claras

Torre o amendoim, tire a pele e triture ligeiramente no multiprocessador. É para ficar alguns pedaços maiores, mesmo. Apenas alguns pulsos serão suficientes.

Bata as claras em neve. Junte o açúcar e o amendoim. Misture.

Leve ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso. Misture até que a massa ganhe uma cor ligeiramente amarelada e forme uma crosta no fundo. Deixe esfriar um pouco e faça montinhos com uma colher de chá, sobre papel-manteiga, deixando um bom espaço entre eles, porque crescem.

Leve ao forno pré-aquecido, temperatura baixa (cerca de 140 graus). Deixe que assem até crescerem e ficarem dourados. Ainda estarão meio pegajosos no centro. Deixe que esfriem na própria assadeira. Destaque do papel e guarde em um pote bem fechado.

Quanto à crosta no fundo da panela, não se desespere. Deixe de molho em água que ela se dissolve com facilidade.

PS: Sim, o Zena Caffé é um lugar quase tão simpático quanto o dono. Espero voltar outro dia, com mais tempo. Dessa vez foi uma passagem bem rápida mesmo, só para um café.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

10 Responses to Feios-Porém-Gostosos de Amendoim

  1. Dani diz:

    Oi Marisa, acabei de ver no blog da Nana a técnica de torrar amendoim no microondas, ai venho aqui e vejo essa delicia de receita!

    Alguma boa técnica para retirar facilmente as casquinhas?

    Bjs

    • Marisa Ono diz:

      Bem, o amendoim do tipo “cavalo” (rosado, graúdo) é mais fácil de descascar. No entanto, apesar de macio, ele é menos saboroso. Vi no mercado um amendoim do tipo vermelho, já descascado. Depois vou conferir a marca. Infelizmente, pelo que sei, para tirar a pele, só esfregando entre os dedos e peneirando. Isso até que não é difícil para quem tem quintal e espaço. Mas já fiz isso em cima da pia da cozinha em um apartamento minúsculo e é meio complicado…

  2. Pingback: Feinhos, mas gostosos!!! | Cucinando

  3. Mayara diz:

    Receita em gramas é muita sacanagem, como vou medir 150g de clara???

    • Marisa Ono diz:

      Com uma balança digital. Hoje existem umas bem baratas, menos de R$30,00. Sacanagem mesmo é dar receita em “pratos fundos”, “copo faltando 2 dedos para encher”, “uma concha bem cheia”.

  4. Mayara diz:

    Informar a quantidade ovos já seria válido (como tdo mundo faz!)

    • Marisa Ono diz:

      Todo mundo quem? Pode procurar em livros de confeitaria, a maioria das receitas é com produtos pesados. E quantidade de ovos não significa nada, já que existem ovos pequenos, médios, grandes e extra.

  5. Alessandra diz:

    Boa tarde!
    Eu tiro a casca do amendoim, colocando os amendoins após serem torrados,num pote com tampa,sacode bem,após as cascas saírem coloquem dentro de um escorredor de macarrão em cima de um tabuleiro e só ir mexendo devagar .AÍ vai a dica descascar sem sujeira.

  6. Neusa diz:

    Boa noite!
    Pela foto, os suspiros são idênticas (cor e formato) aos que eu comprava numa confeitaria em SP.
    Estava procurando a receita e achei a sua.
    Bati as claras em neve, juntei açúcar cristal e amendoim triturado e levei ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando finalmente se formou a crosta no fundo da panela, a mistura já estava seca e quando desliguei o fogo logo virou uma farofa. Esta receita está certa? Não parecem etapas para se fazer um suspiro. Onde posso ter errado?
    Abraços

Os comentários estão fechados.