Tofu Grelhado Com Carne Moída

tofu-grelhado-com-carne-moida

Nice falou-me de um prato chinês onde o tofu era coberto com carne moída e tostado na frigideira. Como não sei bem como ele e feito, fiz minha versão, brincando com outro prato chinês feito com tofu e carne moída: o Mabo Tofu.

200 gramas de carne moída (bovina ou suína)

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 colher de chá de suco de gengibre

2 colheres de sake

Sal e pimenta do reino à gosto

1 gema (ou 1/2 ovo)

Amido de milho

1 xícara de caldo de galinha (use o mais suave que puder, sem muitos condimentos ou ervas)

1 colher de sopa de tobanjan (pasta de pimenta chinesa; na falta, use pimenta vermelha misturada a pasta de soja – miso)

1 colher de chá de molho hoisin (se não encontrar, não se preocupe; não use ou use um pouco de shoyu, a receita continuará boa)

Tofu firme, cortado em pedaços com cerca de 2 cm de espessura e pouco maiores que uma peça de dominó.

Misture a carne moída com o sal, pimenta, suco de gengibre, sake e cebolinha. Adicione a gema ou o meio ovo (o problema é o que fazer com a outra metade do ovo).

Coloque os pedaços de tofu sobre a tábua de carne. Polvilhe com amido de milho (fica mais fácil e homogêneo e usar uma peneira pequena). Espalhe a pasta de carne sobre ele.

Aqueça um pouco de óleo. Coloque os bocados de tofu na frigideira, com a carne para baixo. Deixe dourar. Vire com cuidado. Deixe dourar o lado do tofu também.

Misture a pasta de pimenta chinesa e o molho hoisin. Junte 1 colher de sopa (rasa) de amido de milho. Adicione o caldo de galinha. Despeja na frigideira pelas laterais (não derrame sobre o tofu). Cozinhe até engrossar. Se gostar, adicione gotas de óleo de gergelim.

PS: A pasta de pimenta chinesa pode variar de ardor, de fabricante para fabricante. Ajuste conforme seu gosto.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *