Tofu na Manteiga com Gergelim

tofu-na-manteiga-e-gergelim

Não sou vegetariana, porém eventualmente dispenso carne. Gosto muito de tofu, apesar dele não ter muito sabor. Por isso mesmo, ele vai bem com muita coisa. Se quiser um prato com visual perfeito, procure fazer com tofu bem firme. O da foto é tofu caseiro, não tão firme e deformaram durante o cozimento.

Na verdade, nem é receita. É um modo de preparo. Corte fatias grossas de tofu. Polvilhe amido de milho, de batata ou polvilho. Aqueça um pouco de manteiga em uma frigideira e acomode as fatias de tofu lado a lado, com o lado polvilhado com amido para baixo. Tenha pacîência, espere dourar bem.

Polvilhe mais amido e gergelim (branco ou preto ou os dois, é uma questão de gosto). Para isso uso um peneira pequena, daquelas de coar chá.

Vire e deixe dourar. Se necessário, adicione mais manteiga enquanto frita.

Servi com um molho feito com shoyu e suco de limão. Mas poderia também só ter salpicado sal e pimenta-do-reino.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Tofu na Manteiga com Gergelim

  1. maria das graças diz:

    adorei este site, ja tinha lido anteriormente no seu orkut os seus comentarios e me chamou atenção e vindo aqui, constatei exatamente o que estava escrito lá. Adoro ver novas receitas embora seja pessima cozinheira, mas o meu negocio é alimenticio, tenho uma padaria e sempre estou procurando novidades para os meus clientes. grande abraço

  2. Paulo José Emmer diz:

    Ótimo! Aprovado. Faço um tofu aqui em casa toda semana. Realmente é um curinga na cozinha e dá pra inventar um monte de coisa! Deixo aqui uma sugestão para o tofu congelado: Após descongelar, esprema e seque em toalha de papel. Corte em fatias e frite em óleo bem quente. Escorra e deguste com uma mistura de wasabi, shoyu e óleo de gergelim. Cuidado para não comer os dedos! kkkkk
    Um cordial abraço!

Os comentários estão fechados.