Bolo de Mandioca Puba

bolo-de-mandioca-puba

Há muito leio sobre a mandioca puba ou massa puba. Trata-se de mandioca fermentada, esfarelada, lavada e espremida. É ingrediente do famoso bolo Souza Leão, um dos orgulhos da cozinha pernambucana. No entanto, nesta região do país, é pouco conhecido.

Encontrei a mandioca puba em uma loja de produtos típicos do nordeste e resolvi testar em uma receita de bolo. Não tentei o bolo Souza Leão com seus 18 ovos e meio quilo de manteiga porque pareceu-me uma receita para um enfarte. Este ficou parecendo um pudim, com uma crosta dourada e com uma linda cor amarela que lembra o quindim.

500 gramas de mandioca puba

400 ml de leite de coco

4 ovos

200 gramas de manteiga

500 gramas de açúcar

400 ml de água

Misture o açúcar e  a água em uma panela e leve ao fogo, sem mexer. Ferva por 3 minutos.

Enquanto isso, misture a mandioca puba com os ovos, acrescente o leite de coco e misture.

Adicione a manteiga à calda fervente, misture e espere que ela derreta. Despeje quente sobre a massa de mandioca. Misture tudo bem.

Despeje em uma forma redonda com 22 cm de diâmetro, bem untada. Leve ao forno moderado até corar. Sirva frio.

Share This Post

46 comentários em “Bolo de Mandioca Puba”

  1. Imaginei uma refeição composta de cassoulet (e todas as carnes gordas possíveis e imagináveis), pommes dauphinoise (com creme de leite com teor alto de gordura, claro), uma saladinha com maionese feita com gemas de ovos de pata (delícia, garanto) e bolo Souza Leão. O comensal precisaria, previamete, passar por um exame médico .

  2. 18 ovos! Meio quilo de manteiga!
    Com certeza é receita beeeem antiga…
    Minha mãe tinha uma edição bem velha do Dona Benta, e as receitas eram todas desse jeito: uma ou duas dúzias de ovos, meio quilo de manteiga, 2 quilos de açúcar.
    Outros tempos, famílias com tamanho diferente (em média 10 pessoas, acho eu – haja gente pra comer), outros conceitos de comida saudável.
    Quanto às quantidades dos ingredientes, não é de admirar que a expectativa de vida fosse tão curta (somando-se a isto o pouco avanço da medicina na época).
    Esta refeição que você imaginou bem que poderia ser a última de um condenado. É pra quem não precisa mais se preocupar com esses detalhes… hahahaha.

  3. A cozinha brasileira de dias festivos é famosa por sua opulência, Silvio. A fartura de açúcar, ovos, gordura (banha ou manteiga), leite de coco, no entanto, não era coisa para todos os dias. E muitas receitas, como essa do Souza Leão, rendiam 20 porções ou mais. Hoje ainda se faz esse bolo, com todos esses ovos e manteiga, mas muitos se contentam em comer uma única fatia… e fina! Controlar o que se come é bom, mas comer por prazer (nem que seja moderadamente) diminui o estresse! 😉

  4. Olá, Marisa,

    Cheguei, dei uma olhadinha e já tive vontade de acompanhar as suas aprontações, apesar de viver no limite do meu tempo. Posso incluir o seu link na minha
    lista de blogs? E esse bolo de massa puba, ficou bom? Sobre o Souza Leão tenho a mesma opinião que a sua, por isso mesmo, sempre resisti à idéia de fazê-lo!

  5. Ficou muito bom e o curioso é que a consistência lembrou muito o mochi (massa de arroz glutinoso). Talvez alguns não gostem da consistência um tanto quanto pegajosa. Mas, definitivamente, a mandioca puba é um ingrediente que eu pretendo estudar mais.
    Quanto à lista de links, claro, esteja à vontade.

  6. Marisa, tudo bem? me lembro de vc da comunidades Chefs do Brasil, e agora procurando receita de bolo de puba, eis que encontro seu blog, gostaria de saber onde vc conseguiu comprar esse leite de puba? vc poderia me orientar onde posso comprar em SP, mora em Laranjal Pta, aqi nem pensar em achar algo diferente. Fico no aguardo. Abraços.

  7. Olá, Gloria. A massa puba, mandioca puba ou massa de mandioca fermentada eu encontrei em uma loja de produtos nordestinos. Não tenho certeza se poderia ser encontrado no mercado da Lapa, em São Paulo.

  8. Olá,

    Testei a receita e adorei! Já passei para frente. Já tinha tentado outras, mas a massa ficava meio seca, então, imaginava que tivesse que ficar num ponto mais líquido para dar aquele ponto de pudim, como vi em alguns lugares na Bahia. O mingau, com leite de coco, também é saboroso…

  9. Olá.Sou pernambucana e conheço muito bem o bolo souza leão.Só que ele é ideal para uma familia numerosa como a minha.Que numa “sentada” ele acaba.È delicioso.Vou fazer essa de puba.Deve ficar otima.

  10. Marta, pelo que vi, o bolo Souza Leão exige atestado médico! Brincadeira à parte, é um bolo muito rico (em ovos, manteiga, açúcar). O bolo de mandioca puba é uma versão mais modesta…

  11. Primeiro, não sabia que era preciso ser brasileiro quatrocentista para falar sobre bolo de mandioca. Também não sabia que mandioca puba era propriedade da cidade de Recife. Em terceiro lugar, o que comida rápida? Creio que o Murakami ficaria bem chateado se rotulassem o restaurante dele como de fast-food. Buta kakuni, oden, yokan que levam pelo menos 3 horas para ser feito é rápido? E amanato, que leva 3 dias, também? Miso de um ano? Confeitaria é fast-food?
    Mas o que realmente me preocupa é que parece que “japas” não são bem-vindos seu restaurante.

  12. Obrigado por compartiçlhar conosco seus conhecimentos e suas percepções desse mundo mágico que é a gastronomia.
    Minha área é vinhos, mas tenho feito algumas incursões bem-sucedidas nesse mundo de delícias, principalmente doces.
    Quanto ao nosso amigo aí, é uma pena ser tão bairrista, imagina só, o conhecimento, paciência e sabedoria milenar oriental aliada à tradição e sabores fantásticos do nosso nordeste??? Adooooro
    Um grande abraço.
    A partir de hoje sou sua fã!

  13. QUE PRAZER DISCUTIR SOBRE A PUBA.O RESULTADO DO SEU USO É SEMPRE DELICIOSO.PODE-SE FAZER EM CASA QUEM TIVER PACIENCIA.O BOLO SOUZA LEÃO TAMBÉM PODE SER FEITO EM PORÇÕES MENORES(VALE A PENA O ENFARTE)BJS.

  14. Estava procurando receita de bolo de puba, encontrei essa preciosidade. Parecido com o bolo que minha mae fazia, ficava mais clarinho,porem gostoso como esse.Para fazer massa puba é simples: Compra mandioca(aipim,macaxeira…)e coloca dentro d’agua durante 3 dias, apos issso, escorre a agua e poe para secar (fica um cheirinho nao muito bom)penerar e pronto..!

  15. É, Luiz, a puba tem um cheiro que lembra um pouco o polvilho azedo, né? Confesso que vi até um video de como é feito, mas não me animei muito com o fato de deixar na água, soltando cheirinho…

  16. Marisa,

    os “caras’ se dizem perseguidos pelo preconceito, mas eles mesmos são preconceituosos, quem é esse tal de antonio medeiros????alguém já ouviu falar dele??? mas falando sério, esse comentario me revoltou…, onde acho puba, estou em são paulo, procuro essa massa há um tempão, estou testando umas receitas com ela e havia desistido, até ver seu bolo, lembra muito um bolo de mandioca que faço,mas o meu usa mandioca crua ralada, aparentemente o visual é o mesmo, me diz onde acho massa puba por aqui, se puder….obrigadinha

  17. Já tentou o mercado da Lapa? Quando fui lá encontrei muitos produtos nordestinos. O bolo de mandioca puba lembra mesmo o bolo de mandioca, não fica fofo.

  18. Hum legal esse bolo, eu vim atrás de um outro bolo que comi de massa puba, mas ele era seco. Achei essa receitinha muito prática, adoro os bolos do nordeste, odeio bolo de caixinha, odeio bolo fofinho, rsrs. bjs

  19. Eu até gosto de bolos fofos, Beatriz. Mas também não faço bolos “de caixinha”, não. É que existem tantas receitas boas com poucos ingredientes que nem justifica comprar…

  20. Já fiz várias receitas de bolo de massa puba mas essa é uma das mais deliciosa. Obrigada por essa receita. O bolo souza leão é realmente uma um ” poço ” de colesterol.rsrsr. Bjos, Teresa.

  21. Oi! Marisa!

    A minha avó fazia esse bolo de mandioca puba e ele ficava leve e fofo, com um sabor incrível. Por isso, desconfiei quando você colocou na receita a água morna, porque tive a sensação de que ficaria como o bolo Souza Leão. O bolo de mandioca puba fica com uma outra consistência. Minha avó não fazia sempre por causa dos muitos ovos e manteiga, mas ele ficava macio como um bolo de baunilha, por exemplo. Continue pesquisando, quem sabe alguém descobre essa receita que é divina e se perdeu com nossos antepassados. Eu nunca encontrei quem me desse uma receita igual.

  22. EU ENCONTREI A FARINHA DE PUBA, NA ZONA CEREALISTA DE SÃO PAULO, MAIS PRECISAMENTE NA RUA SANTA ROSA, ONDE EXISTE INÚMERAS LOJAS QUE VENDEM O PRODUTO, A RUA FICA NAS PROXIMIDADES DO MERCADÃO PAULISTANO DA RUA CANTAREIRA.- REGIÃO CENTRAL DE S.PAULO.
    A RUA SANTA ROSA É MUITO CONHECIDA E PAGUEI HOJE, 31/07/2012, R$3.90 POR UM PACOTE.
    AINDA NÃO FIZ O BOLO, E O QUE VEM NA RECEITA, DO PACOTE, LEVA 500 GRS. DE MANTEIGA, ACHEI MUITO, VOU TENTAR ESTE AQUI.
    OBRIGADA, MARILENE

  23. Passei aqui procurando receitinhas pro meu filho que tem alergia ao leite de vaca, lembrei do bolo de puba e achei esse que é bem soladinho do jeito que eu gosto. Infelizmente esses bolos diferentes são muito difíceis de achar aqui em Brasília, a pessoa investe milhares de reais para abrir uma loja de bolos e você entra e só tem o bolo padrão-fofinho que leva farinha de trigo aí vem as variedades: trigo com essência de laranja, mandioca, banana etc.

  24. Aí também, Fabiola? Parece que o padrão padaria fazendo bolo com mistura pronta (existem diversas marcas) se espalhou. Não me interesso mais por bolos ou doces de padaria, tudo ou quase tudo ficou ruim. Ou sai de um pacote ou sai de uma lata…

  25. Legal sua receita. Deu agua na boca. Adoro bolos feitos com puba. Porem a maioria das receitas levam coco, minha mae tem alergia, criei uma receita agora sem coco, ja ja verei o resultado. Odeio bolos de padaria tambem. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *