Bolo de Mandioca Puba

bolo-de-mandioca-puba

Há muito leio sobre a mandioca puba ou massa puba. Trata-se de mandioca fermentada, esfarelada, lavada e espremida. É ingrediente do famoso bolo Souza Leão, um dos orgulhos da cozinha pernambucana. No entanto, nesta região do país, é pouco conhecido.

Encontrei a mandioca puba em uma loja de produtos típicos do nordeste e resolvi testar em uma receita de bolo. Não tentei o bolo Souza Leão com seus 18 ovos e meio quilo de manteiga porque pareceu-me uma receita para um enfarte. Este ficou parecendo um pudim, com uma crosta dourada e com uma linda cor amarela que lembra o quindim.

500 gramas de mandioca puba

400 ml de leite de coco

4 ovos

200 gramas de manteiga

500 gramas de açúcar

400 ml de água

Misture o açúcar e  a água em uma panela e leve ao fogo, sem mexer. Ferva por 3 minutos.

Enquanto isso, misture a mandioca puba com os ovos, acrescente o leite de coco e misture.

Adicione a manteiga à calda fervente, misture e espere que ela derreta. Despeje quente sobre a massa de mandioca. Misture tudo bem.

Despeje em uma forma redonda com 22 cm de diâmetro, bem untada. Leve ao forno moderado até corar. Sirva frio.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, produtos., receita com as tags , , , , . ligação permanente.

46 Responses to Bolo de Mandioca Puba

  1. D. diz:

    Parece bem bom, Mareesa!
    (Mas, sério, na categoria SUICÍDIO, Bolo Souza Leão é totalmente imbatível =])

    • Marisa Ono diz:

      Imaginei uma refeição composta de cassoulet (e todas as carnes gordas possíveis e imagináveis), pommes dauphinoise (com creme de leite com teor alto de gordura, claro), uma saladinha com maionese feita com gemas de ovos de pata (delícia, garanto) e bolo Souza Leão. O comensal precisaria, previamete, passar por um exame médico .

  2. Silvio diz:

    18 ovos! Meio quilo de manteiga!
    Com certeza é receita beeeem antiga…
    Minha mãe tinha uma edição bem velha do Dona Benta, e as receitas eram todas desse jeito: uma ou duas dúzias de ovos, meio quilo de manteiga, 2 quilos de açúcar.
    Outros tempos, famílias com tamanho diferente (em média 10 pessoas, acho eu – haja gente pra comer), outros conceitos de comida saudável.
    Quanto às quantidades dos ingredientes, não é de admirar que a expectativa de vida fosse tão curta (somando-se a isto o pouco avanço da medicina na época).
    Esta refeição que você imaginou bem que poderia ser a última de um condenado. É pra quem não precisa mais se preocupar com esses detalhes… hahahaha.

    • Marisa Ono diz:

      A cozinha brasileira de dias festivos é famosa por sua opulência, Silvio. A fartura de açúcar, ovos, gordura (banha ou manteiga), leite de coco, no entanto, não era coisa para todos os dias. E muitas receitas, como essa do Souza Leão, rendiam 20 porções ou mais. Hoje ainda se faz esse bolo, com todos esses ovos e manteiga, mas muitos se contentam em comer uma única fatia… e fina! Controlar o que se come é bom, mas comer por prazer (nem que seja moderadamente) diminui o estresse! 😉

  3. Marly diz:

    Olá, Marisa,

    Cheguei, dei uma olhadinha e já tive vontade de acompanhar as suas aprontações, apesar de viver no limite do meu tempo. Posso incluir o seu link na minha
    lista de blogs? E esse bolo de massa puba, ficou bom? Sobre o Souza Leão tenho a mesma opinião que a sua, por isso mesmo, sempre resisti à idéia de fazê-lo!

    • Marisa Ono diz:

      Ficou muito bom e o curioso é que a consistência lembrou muito o mochi (massa de arroz glutinoso). Talvez alguns não gostem da consistência um tanto quanto pegajosa. Mas, definitivamente, a mandioca puba é um ingrediente que eu pretendo estudar mais.
      Quanto à lista de links, claro, esteja à vontade.

  4. Gloria Maria Alexandre Herculano diz:

    Marisa, tudo bem? me lembro de vc da comunidades Chefs do Brasil, e agora procurando receita de bolo de puba, eis que encontro seu blog, gostaria de saber onde vc conseguiu comprar esse leite de puba? vc poderia me orientar onde posso comprar em SP, mora em Laranjal Pta, aqi nem pensar em achar algo diferente. Fico no aguardo. Abraços.

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Gloria. A massa puba, mandioca puba ou massa de mandioca fermentada eu encontrei em uma loja de produtos nordestinos. Não tenho certeza se poderia ser encontrado no mercado da Lapa, em São Paulo.

  5. Antonio diz:

    Vc achou 18 ovos muito…Tente fazer uma Lampreia de ovos, receita portuguesa! É ataque cardiaco na certa rssss

  6. lourdes diz:

    nossa que gosto em,credo

  7. mirela diz:

    nossa esra receita estava muito bom ele
    e muito boa nunca inmaginei essa receita tao boa….

  8. Meiriluce Santos diz:

    Olá,

    Testei a receita e adorei! Já passei para frente. Já tinha tentado outras, mas a massa ficava meio seca, então, imaginava que tivesse que ficar num ponto mais líquido para dar aquele ponto de pudim, como vi em alguns lugares na Bahia. O mingau, com leite de coco, também é saboroso…

  9. marta Portella diz:

    Olá.Sou pernambucana e conheço muito bem o bolo souza leão.Só que ele é ideal para uma familia numerosa como a minha.Que numa “sentada” ele acaba.È delicioso.Vou fazer essa de puba.Deve ficar otima.

    • Marisa Ono diz:

      Marta, pelo que vi, o bolo Souza Leão exige atestado médico! Brincadeira à parte, é um bolo muito rico (em ovos, manteiga, açúcar). O bolo de mandioca puba é uma versão mais modesta…

  10. BOLO SOUZA LEÃO E FINO NAO E PARA QUALQUER JAPA QUE NAO CONHECE COMENTAR SO COME FEST FOOD KKKKKKKKKKKKKKK CHEF ANTONIO MEDEIROS RECIFE SE PODER VENHA COMER AQUI EM PERNAMBUCO BEIJOS

    • Marisa Ono diz:

      Primeiro, não sabia que era preciso ser brasileiro quatrocentista para falar sobre bolo de mandioca. Também não sabia que mandioca puba era propriedade da cidade de Recife. Em terceiro lugar, o que comida rápida? Creio que o Murakami ficaria bem chateado se rotulassem o restaurante dele como de fast-food. Buta kakuni, oden, yokan que levam pelo menos 3 horas para ser feito é rápido? E amanato, que leva 3 dias, também? Miso de um ano? Confeitaria é fast-food?
      Mas o que realmente me preocupa é que parece que “japas” não são bem-vindos seu restaurante.

  11. Flavia diz:

    Obrigado por compartiçlhar conosco seus conhecimentos e suas percepções desse mundo mágico que é a gastronomia.
    Minha área é vinhos, mas tenho feito algumas incursões bem-sucedidas nesse mundo de delícias, principalmente doces.
    Quanto ao nosso amigo aí, é uma pena ser tão bairrista, imagina só, o conhecimento, paciência e sabedoria milenar oriental aliada à tradição e sabores fantásticos do nosso nordeste??? Adooooro
    Um grande abraço.
    A partir de hoje sou sua fã!

  12. jose luiz diz:

    QUE PRAZER DISCUTIR SOBRE A PUBA.O RESULTADO DO SEU USO É SEMPRE DELICIOSO.PODE-SE FAZER EM CASA QUEM TIVER PACIENCIA.O BOLO SOUZA LEÃO TAMBÉM PODE SER FEITO EM PORÇÕES MENORES(VALE A PENA O ENFARTE)BJS.

  13. Luiz Pitangueira diz:

    Estava procurando receita de bolo de puba, encontrei essa preciosidade. Parecido com o bolo que minha mae fazia, ficava mais clarinho,porem gostoso como esse.Para fazer massa puba é simples: Compra mandioca(aipim,macaxeira…)e coloca dentro d’agua durante 3 dias, apos issso, escorre a agua e poe para secar (fica um cheirinho nao muito bom)penerar e pronto..!

    • Marisa Ono diz:

      É, Luiz, a puba tem um cheiro que lembra um pouco o polvilho azedo, né? Confesso que vi até um video de como é feito, mas não me animei muito com o fato de deixar na água, soltando cheirinho…

  14. cinthia diz:

    Marisa,

    os “caras’ se dizem perseguidos pelo preconceito, mas eles mesmos são preconceituosos, quem é esse tal de antonio medeiros????alguém já ouviu falar dele??? mas falando sério, esse comentario me revoltou…, onde acho puba, estou em são paulo, procuro essa massa há um tempão, estou testando umas receitas com ela e havia desistido, até ver seu bolo, lembra muito um bolo de mandioca que faço,mas o meu usa mandioca crua ralada, aparentemente o visual é o mesmo, me diz onde acho massa puba por aqui, se puder….obrigadinha

    • Marisa Ono diz:

      Já tentou o mercado da Lapa? Quando fui lá encontrei muitos produtos nordestinos. O bolo de mandioca puba lembra mesmo o bolo de mandioca, não fica fofo.

  15. Beatriz Dantas diz:

    Hum legal esse bolo, eu vim atrás de um outro bolo que comi de massa puba, mas ele era seco. Achei essa receitinha muito prática, adoro os bolos do nordeste, odeio bolo de caixinha, odeio bolo fofinho, rsrs. bjs

    • Marisa Ono diz:

      Eu até gosto de bolos fofos, Beatriz. Mas também não faço bolos “de caixinha”, não. É que existem tantas receitas boas com poucos ingredientes que nem justifica comprar…

  16. katya diz:

    essa receita que voce experimentou aqui na bahia nos fazemos asada na folha de bananeira uma delicia

  17. maria da guia diz:

    esse bolo é uma delícia!!

  18. maria da guia diz:

    Já fiz várias receitas de bolo de massa puba mas essa é uma das mais deliciosa. Obrigada por essa receita. O bolo souza leão é realmente uma um ” poço ” de colesterol.rsrsr. Bjos, Teresa.

  19. maria da guia diz:

    Desculpe, Marisa. Errei seu nome. bjos!

  20. Lauro diz:

    Massa de Puba encontra na rua Paulo Afonso, proximo ao largo da Concordia em Sao Paulo.
    Lá tem o melhores produtos do nordeste.

  21. Antonio diz:

    Oi! Marisa!

    A minha avó fazia esse bolo de mandioca puba e ele ficava leve e fofo, com um sabor incrível. Por isso, desconfiei quando você colocou na receita a água morna, porque tive a sensação de que ficaria como o bolo Souza Leão. O bolo de mandioca puba fica com uma outra consistência. Minha avó não fazia sempre por causa dos muitos ovos e manteiga, mas ele ficava macio como um bolo de baunilha, por exemplo. Continue pesquisando, quem sabe alguém descobre essa receita que é divina e se perdeu com nossos antepassados. Eu nunca encontrei quem me desse uma receita igual.

  22. Marilene Almeida diz:

    EU ENCONTREI A FARINHA DE PUBA, NA ZONA CEREALISTA DE SÃO PAULO, MAIS PRECISAMENTE NA RUA SANTA ROSA, ONDE EXISTE INÚMERAS LOJAS QUE VENDEM O PRODUTO, A RUA FICA NAS PROXIMIDADES DO MERCADÃO PAULISTANO DA RUA CANTAREIRA.- REGIÃO CENTRAL DE S.PAULO.
    A RUA SANTA ROSA É MUITO CONHECIDA E PAGUEI HOJE, 31/07/2012, R$3.90 POR UM PACOTE.
    AINDA NÃO FIZ O BOLO, E O QUE VEM NA RECEITA, DO PACOTE, LEVA 500 GRS. DE MANTEIGA, ACHEI MUITO, VOU TENTAR ESTE AQUI.
    OBRIGADA, MARILENE

  23. Malu diz:

    Onde comprar a PUBA? RJ e / ou SP ?
    Mto gostoso esse bolo.
    Quero comprar essa Puba! rrss…

  24. Leonia diz:

    Este ovos não bate não fica com cheiro de ovo?
    pode substituir água por leite.
    obrigada.

  25. Edson diz:

    Esses ingredientes é para misturar na mão ou no liquidificador?

  26. Fabíola diz:

    Passei aqui procurando receitinhas pro meu filho que tem alergia ao leite de vaca, lembrei do bolo de puba e achei esse que é bem soladinho do jeito que eu gosto. Infelizmente esses bolos diferentes são muito difíceis de achar aqui em Brasília, a pessoa investe milhares de reais para abrir uma loja de bolos e você entra e só tem o bolo padrão-fofinho que leva farinha de trigo aí vem as variedades: trigo com essência de laranja, mandioca, banana etc.

    • Marisa Ono diz:

      Aí também, Fabiola? Parece que o padrão padaria fazendo bolo com mistura pronta (existem diversas marcas) se espalhou. Não me interesso mais por bolos ou doces de padaria, tudo ou quase tudo ficou ruim. Ou sai de um pacote ou sai de uma lata…

  27. Patricia Vieira diz:

    Legal sua receita. Deu agua na boca. Adoro bolos feitos com puba. Porem a maioria das receitas levam coco, minha mae tem alergia, criei uma receita agora sem coco, ja ja verei o resultado. Odeio bolos de padaria tambem. Beijos

Os comentários estão fechados.