“Terra Cake”

Terra Cake 1

Fiz uma brincadeira em cima do Jaffa Cake. Aliás, nunca comi, só ouvi falar. Agradeceria muito se ganhasse um pacote… Mas, voltando ao Jaffa Cake, dizem que se trata de uma massinha de esponjosa, coberta com gelatina de laranja (laranja Jaffa, daí o nome) e chocolate. Fiz minha versão, com uma massa parecida com a dos bem-casados, coberto com gelatina e geléia de laranja-da-terra e chocolate. Amanhã vou saber se LP aprova ou não a adaptação.

Massa:

3 claras

60 gramas de açúcar

3 gemas

30 gramas de açúcar

20 gramas de amido de milho

80 gramas de farinha de trigo

1 grama de fermento em pó (cerca de 1/3 de colher de chá)

Recheio:

100 ml de água

3 gramas de kanten (agar, gelatina de alga) em pó

300 a 400 gramas de geléia de laranja (vai depender um pouco da textura dela; algumas geléias são bem firmes, outras mais fluidas e também de seu gosto pessoal)

Chocolate para cobertura

Massa:

Bata as claras em neve. Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo, até obter um merengue. O açúcar deverá se dissolver todo.

Bata as gemas com o açúcar até ficar claro. Adicione o amido de milho e bata mais um pouco.

Adicione o merengue à mistura de ovos em 3 vezes, misturando delicadamente em cada adição. Junte a farinha e o fermento peneirados. Misture até obter uma massa uniforme.

Modele os bolinhos usando um saco de confeitar com um bico redondo, grande, liso. Faça porções sobre a assadeira forrada com papel manteiga ou untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.

Leve para assar em forno pré-aquecido, quente, até que fique ligeiramente dourado. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:

Dissolva o kanten sobre a água fria. Misture e leve ao fogo, mexendo, até ferver. Conte 3 minutos, em fogo baixo. Adicione a geléia, misture e deixe que ferva novamente.

Esfrie geléia: Coloque a panela dentro de uma tigela com água fria e misture, até que ganhe uma consistência mais firme.

Terra Cake

Pingue porções de gelatina sobre os bolinhos. Como a gelatina de algas endurece à temperatura ambiente, é melhor ser rápido. Mas caso a mistura de geléia endureça, leve ao fogo rapidamente, misturando sempre, até atingir a textura de espalhar. A gelatina logo endurecerá sobre os bolinhos.

Derreta o chocolate conforme as instruções do fabricante. Passe a parte superior nele e acomode sobre uma assadeira, para que endureçam.

Share This Post

10 comentários em ““Terra Cake””

  1. Marisa, fiquei apaixonada por seu blog. Adoro os seus textos. Olhando os já publicados anteriormente, vi que falou sobre uma pousada em Ibiúna, acho que ia abrir. Estive em Ibiúna com o pessoal da Secho-no-ie e achei lindo o lugar. Poderia dar o endereço da pousada? Não tenho projeto para ir no momento mas penso em fazê-lo futuramente. Abraços. Zezé/Brasília.

  2. Ola Marisa,
    Mais uma vez parabens pelo seu site.
    Gostaria de saber se você sabe alguma receita de bolo de Natal Japonês?
    Obrigado.
    A.Kohara

  3. Eu mesma tiro as fotos. Já levei muito puxão de orelha por publicar fotos feias, agora tomo cuidado de fotografar durante o dia – quando a luz é melhor . Mas há pratos que não tem como ficar bonitos: kare, com seus tons terrosos, por exemplo…

  4. Ola…Marisa, tudo bem? Nossa eu estava morrendo de vontade de comer jaffa cake, pois morei fora do Brasil, e kuando cheguei aki fikei loka procurano nos supermercados e naum encontrava, dai resolvi entrar na net e achei seu blog, ki por sinal bem legal…. agora soh me resta fazer os cakes…rsrrs…. tudo de bom pra vc… bj no seu coracao….

  5. Olá Marisa, acompanho vcfaz tempo…adoro seu blog.
    Estive mês passado na Inglaterra e comprei esse jaffa cake posso te afirmar que são uma delicia, será que encontro aqui no Brasil? Lá é baratinho…mas aqui creio que se eu encontrar vai ser bem caro.
    Abraços fraternos.

  6. Nunca vi por aqui, Gloria Maria. Aliás, pelo que percebi, o brasileiro não gosta muito de doces à base de laranja. Picolé de laranja não existe, por exemplo. Até geléia de laranja é bem menos popular que a de morango, framboesa.

  7. Tb já comi estes bolinhos/biscoitos e são uma DELÍCIA, aqui no Brasil nunca vi p comprar, mas no site da amazon vc encontra, n sei se a marca é boa pq n é a mesma da q comi na Irlanda. Lá custava 1euro a cx, trouxemos p toda família experimentar rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *