É Época de Ume

Para quem pretende fazer ume-boshi ou licor de ume (ume-shu) : já vi as frutinhas de ume na feira-livre de Ibiúna. Procurem nas feiras, mercearias de produtos orientais ou na Liberdade. A safra é curta…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, dicas. ligação permanente.

7 Responses to É Época de Ume

  1. se eu morasse em sp, eu adoraria aproveitar…

  2. LuMa diz:

    O lado positivo de morar longe do alcance de produtos de que gosta é que a gente aprende a improvisar, substituindo-os com o que há ao redor (falou o recalque!),rs, e ainda ter o prazer de dar certo! Ume é um dos casos impossíveis de substituí-lo, mas bem que tentei. Numa das vezes que sobraram ameixas(sumomo) verdes e azedas, tentei curti-las sob sal. Macché,virou um ‘coiso’ intragável… Mas os velhos imigrantes japoneses souberam não apenas adaptar os ingredientes, mas criaram novos pratos graças à precariedade, não é mesmo? Uma das coisas de que gosto é tsukemono de chuchu, sem esquecer o de mamão verde(uri?). E, claro, o próprio ume de flores. Um dia, eu tbém chego lá,rs. Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      Luma, se eu pudesse, iria experimentar o damasco. Por aqui é inacessível, mas me parece ser a fruta mais próxima do ume.
      Volta e meia fico surpresa com as adaptações brasileiras. Claro, nem tudo é uma experiência bem-sucedida, mas algumas são realmente geniais. Aliás, vou falar sobre a última que aprendi…

  3. andrea diz:

    oi marisa, quem garrafa você usa pra fazer umeshu ? Eu até separei garrafas usadas de vidro mas só agora me toquei que os umês não vão passar pelo gargalo. Tenho uma garrafa de vidro reta que comprei na liberdade mas a como tampa não fica bem fechada, acho que não seria ideal.

    • Marisa Ono diz:

      Eu usava (usava porque parei de beber e, consequentemente, parei de fazer licor) um pote grande de vidro, com tampa de plástico. Costumam usa-los para isso, tanto que vendem ao lado dos umes, quando é época, no Japão. Prefiro tampas de plástico porque não estão sujeitas à corrosão, sobretudo quando faço conservas que levam sal ou ácido.
      Vou publicar as fotos dos potes no próximo post, Andrea!

  4. Nice diz:

    re re re… eu to aqui q soh me esbaldo com o pote que eu ganhei! rs… garanto que mais gostoso que fazer, é ganhar! rs

Os comentários estão fechados.