Potes para Conservas

Potes para Ume-shu e umeboshi

A Andrea do Superziper me perguntou que potes uso para fazer ume-shu. Uso um comprado no Japão, com tampa de plástico e alça. Na foto acima, ele está com umeboshi, já que o licor que fiz foi sendo consumido e acabou sendo transferido para um pote menor.

Pote para Ume-shu

A vantagem desse pote é que ele tem uma outra tampa interna, transformando-o em um garrafão. Assim fica mais fácil retirar o licor sem usar uma concha, por exemplo.

No entanto, não é um item indispensável. Um pote de boca larga funciona bem não só para o licor de ume como para a maioria das conservas. Dependendo da conserva, prefiro as tampas plásticas ou de vidro com borracha. As de metal estão sujeitas à corrosão, sobretudo quando uso sal ou ácido acético.

E tanto no caso do umeboshi quanto no licor de ume, fechamento à vácuo não é necessário. Tenho essas conservas há pelo menos dois anos e não desenvolveram fungos ou bactérias estranhas.

Share This Post

8 comentários em “Potes para Conservas”

  1. Mais um item pro meu japão wishlist! Vou improvisar usando um vidro de conserva grande, de boca larga. Depois que curtir por alguns meses dá pra transferir só o liquido pra garrafas ´normais´, né ? Fica mais pratico para presentear.

    Obrigada pela foto, estava curiosa pra ver o seu pote.

  2. Uma sugestão, pegue nomes de fabricantes de potes q já tenham e vão atrás do fabricante.Foi assim q fiz todas as vezes q precisei. Uma sugestão é a Stanta Marina, Pyrex, Nadir Figueiredo, e assim por diante!

  3. Na rua Tabatingüera e arredores (perto da Liberdade e pça. João Mendes) há diversas lojas que vendem potes de vidro. Tem desde os que servem para geleia, até uns bem grandes, bons para guardar grãos; tudo bem barato.

    Eu já usei e aprovo. O único porém é que as tampas não são tão boas quanto as de potes de comida industrializada, que vemos por aí — mas dão muito bem para o gasto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *