Massa de Harumaki

Harumaki

Ou Rolinho Primavera, como preferir. Essa massinha fina, enrolada,  frita e muito crocante é muito comum no Japão, a ponto de encontra-la, já recheada e congelada em qualquer supermercado. A massa fresca, em pacotes de 10 unidades também era bastante comum. No entanto, aqui no Brasil, (que lástima!) só encontro quando vou à Liberdade. Uma prima da minha mãe (Hideko) passou as dicas de fazê-lo em casa.

1 kg de farinha de trigo

10 gramas de sal

Água (cerca de 750 ml, mas varia muito)

Misture o sal em um pouco de água e acrescente à massa. Vá adicionando água à massa e sove (eu prefiro usar o gancho para massas da batedeira). Adiciono água e bato até formar uma massa bem pegajosa, mas não muito líquida. Costumo deixa-la um pouco mais dura do que o desejado e já explico porquê.

Deixo descansar, coberto, na geladeira por uma noite ou mais. Na hora de preparar a massa, confiro a textura. Se necessário, adiciono mais água. Prefiro ter que adicionar mais água do que tentar consertar juntando mais farinha.

Harumaki 1

E como é a textura da massa? Muito pegajosa. Pego uma pequena porção da massa e espremo entre o indicador e o polegar.

Harumaki 2

Com um movimento de pulso, viro e abro a mão. A massa forma uma bola na minha palma, mesmo que seja por pouco tempo.

Harumaki 6

Para fazer os discos de massa, uso uma frigideira com revestimento anti-aderente, seca, sem untar. A massa deverá estar sempre fria. Mantenho-a sobre outra bacia, com gelo. Sempre que sinto que a massa esquentou na minha mão, pego outra porção na tigela.

Harumaki 4

Passo a bola de massa sobre a superfície de uma frigideira com revestimento anti-aderente, sem untar, com um movimento circular. A temperatura não pode ser muito alta, porque a massa cozinha e descola antes de conseguir dar a volta completa. Fria demais, a casquinha fica fina e  com buracos. Não esfregue.

Harumaki 5

Em instantes a massa fica um tanto quanto esbranquiçada e se destaca com facilidade da frigideira.  Por isso, mantenha a mão esquerda (se for destro) limpa! Retire-a e empilhe sobre um pano de prato. Abafe-a com o pano para que não resseque.

No mais, é um questão de prática. Caso a frigideira esquente demais, retire-a do fogo. Eu ainda não me arrisco a fazer discos grandes…

Lembre-se de reservar um pouco de massa para selar os rolinhos, depois de recheados. Essa “cola” vai impedir de que eles se abram e o recheio escape enquanto fritam.

1 quilo de farinha rende muitos discos. Se preferir, faça meia receita.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, receita com as tags , , , . ligação permanente.

81 Responses to Massa de Harumaki

  1. augusto diz:

    Bah… eu tenho uma receita de um livro publicado pelo governo chinês, que essencialmente é a mesma receita, só que a água é adicionada em três etapas, cada qual com um período de descanso, e a massa tem que ficar uma coisa gosmenta que se passa na frigideira com pincel. Essa do pincel foi invenção minha, a original mandava fazer tipo como um crepe. O resultado final, como sói ocorrer nessas receitas que exigem paciência e habilidade, foi um desastre. Mas vendo este post, creio que tentarei de novo, do teu jeito.

    abs!

    • Marisa Ono diz:

      Esqueci de dizer que essa receita é boa para ambidestros… Como uma mão vai estar sempre suja com uma massa muito pegajosa, a outra vai ser usada para tirar os discos de massa, tirar a frigideira do fogo caso ele esquente demais.

      Eu queria fazer um video; por sorte, existe um no Youtube que ilustra muito bem este post:


  2. Nice diz:

    Posso falar que eu vi a massa na bacia depois de pronta… na hora de passar ao fogo, nao pareceu tao dificil, porem, tem que ter um anti aderente MUITO BOM pra isto, nao adianta um teflon meia boca nao pq senao vai grudar TUDOOO! rs
    Acho que o recheio tambem nao pode possuir muitos liquidos pq a massa é mais porosa do que as compradas nas mercearias da liberdade e e acho que na hora de fritar, pode estourar dependendo do recheio usado… Acho que fica bom com recheio salgado e doce… Enfim… soh posso dizer que DE NOVO eu estava lá nesta experiencia da Marisa e aprovei a receita ( devo ter comido uns 12 rolinhos… rs)

    • Marisa Ono diz:

      É, Nice. Eu nunca uso vegetais que soltam muita água. Geralmente faço harumaki com broto de bambu, cenoura, cogumelos. Uma vez comi um com cenoura e bardana, em um recheio quase seco que achei delicioso!
      Quanto aos buracos da massa, uso um pedacinho de um disco para tampar os eventuais rasgos. Espero um dia chegar à perfeição de fazê-los sem rasgos, furos e grandes…

  3. catjolie diz:

    Eu já havia lido sobre essa técnica, mas não sabia das proporções. Já havia tentado fazer com uma massa com consistência de massa de panquecas, mas ficou um pouco grosso.
    Vou testar essa receita, meu menino adora harumaki. Só você mesma para passar essas receitas e dicas.
    Beijos.

    • Marisa Ono diz:

      Harumaki é bom demais. Eu comprava muito, já recheado e congelado e existem vários recheios, fugindo do tradicional. Também há quem use recheios doces (maçãs refogadas na manteiga, com um pouco de açúcar e canela). Também já usei a industrializada para fazer pastéis assados, pincelados com azeite, substituindo a massa phylo.

  4. Os ingredientes seriam diferentes…mas o processo seria o mesmo para fazer o disco para harumaki vietnamita?

    • Marisa Ono diz:

      O papel de arroz vietnamita segue um processo bem diferente. A massa é feita com arroz triturado com água, formando um leite grosso. Os discos são feitos sobre um bastidor de pano umedecido (um pano esticado em um aro grande) e cozido sobre vapor. Com cuidado, ele é destacado, usando um rolo grande e desenrolado sobre esteiras de palha, sem amontoar. Depois vão ser secas ao sol. Ou seja, é muito trabalhoso e requer muito espaço. Esses, eu prefiro comprar, mesmo. Costumam ser baratos. No Japão eu encontrava em lojas de importados, atacadistas, lojas “etnicas”, por 100 yenes o pacote…

  5. Eu comprei esses de 100 ienes, gostei.
    Fico pensando qdo voltar ao Brasil…acho que encontro também né? rs…
    ainda bem que pelo menos o tradicional tem essa receita excelente postada aqui.

    Obrigado pelas respostas.

    • Marisa Ono diz:

      Na Liberdade tem, por um precinho camarada. Alguns supermercados e empórios, Brasil afora, também vendem. Em alguns lugares encontro em dois tamanhos diferentes. Como são secos, mantenho um estoque em casa sem me preocupar com conservação.

  6. LuFarah diz:

    Ah, a rota da seda…acho que veio por ela essa receita, pq aqui nos mercados de rua tem sempre um tiozinho fazendo essa massinha de harumaki , assada num tacho invertido sobre um fogareiro. depois de pronto ele é recheado com mel, feta e nozes, dobrado em quatro e entregue ao freguês. a medida que vai esfriando a massa fica crocante. me lembra as “barquilhas” que eu comprava criança esperando o ferry boat para ir a Guaratuba…

  7. Heloá diz:

    Olá Marisa!
    Como se recheiam os harumakis? Com o que?

    Beijos ^^

    • Marisa Ono diz:

      Eu prefiro o recheio de carne de porco picada, cebola, broto de bambu, cogumelo kikurage (comprado seco, hidratado antes de usar) e cenoura. Tudo refogado e ligado com um pouco de caldo de galinha e amido. Mas já vi com recheios diversos: camarão com molho de pimenta, bardana refogada com shoyu, queijo, maçã com açúcar, canela e manteiga.
      Para rechear, o recheio fica em uma das pontas, dá-se uma ou duas voltas, as laterais são dobradas para o centro e termina-se de enrolar. A ponta que sobra é colada com um tico de massa crua.

  8. Veronica Barré diz:

    Ola Marisa!

    Gostei muito da sua receita, espero conseguir fazer, porem irei tentar…
    Por fvr me tire uma duvida, eu moro na Nigeria-Africa e nao tem essa massa aqui, porem no Brasil, eu faço o Hot Holl, que é o Salm , o Kani e o creme filadelfia, enrolado na massa, entao essa é a mesma massa que faz o Hot Holl?
    Parabéns e desde ja agradeço!

    Abraços.

  9. simone diz:

    Oi!
    Assisti o video e gostaria de saber o que fazer quando a massa esta acabando, pois não dá para formar a bola. O restante é descartado ou existe alguma receita que possa aproveitá-la?

    • Marisa Ono diz:

      Eu não encontrei maneira de aproveitar o restinho da massa além de usa-la para “colar” o harumaki depois de enrolado. Passando um pouco da massa na ponta e apertando um pouco, ele não se desenrola na hora de fritar.

  10. Leticia diz:

    Oi Marisa!!!
    Adorei seu blog!!! Eu adoro comida japonesa, mas ao contrario da minha mãe e minhas avós, eu não sei quase nada de como preparar comida japonesa. Sempre gostei de harumaki, costumava comer sempre no Japão, mas aqui é muito difícil encontrar a massa. Vou tentar fazer. Valeu pela dica!!!

    beijos.

  11. simone diz:

    Obrigada por responder! Agora gostaria de saber como guardar os discos q sobram e quanto tempo aguentam?

    • Marisa Ono diz:

      Eu prefiro rechear todas os discos e congelar em aberto (os rolinhos espalhados em uma assadeira) e depois embalar. Não guardei as folhas nem na geladeira ou congelador para testar.

  12. simone diz:

    Obrigada pela atenção e por dividir suas experiencias e receitas.
    Abraços.

  13. tiago souza diz:

    Otima receita, porem o segredo do Harumaki nao está nesses ingredientes…

  14. suzana diz:

    marisa , ja tentei fazer na anti aderente e a massa desgruda todinha, ja ao passa a massa, no final o q ja tava duro, gruda na massa mole denovo, ja ate pensei em comprar uma chapa de harumaki propria , mas nao acho de jeito nenhum na net, me de alguma dica a mais, o q vc acha q to fazendo errado??, pq a chapa custa 140 reais, ja se eu aprender fazer na anti aderente nao precisaria gastar tanto assim né, ja q nao é uma coisa q se uma todo dia,assisti ao video e a massa fica grudadinha e a minha nao ficou, a sua massa fica crocantinha, igualzinha??? help me !!!kkk

    • Marisa Ono diz:

      Suzana, é preciso controlar a temperatura tanto da massa quanto da frigideira. A massa tem que estar gelada e a frigideira, não muito quente. Isso requer um pouco de prática. Quando a massa desgruda muito rápido da frigideira, é sinal que ela está quente demais.
      A frigideira que uso é daquelas que se compra até em supermercado, baratinha, fininha, nada de especial.

  15. suzana diz:

    esta sua anti aderente é comum, aquela pretinha??, aquela q na tem quase aba, de panqueca???

  16. jeferson diz:

    Marisa bom dia eu tava querendo comprar essa chapa de hamuraki, eu to abrindo um delivery no mato grosso e estou com dificuldades para achar, vc tem o telefone ou site de onde posso encontrar?

    • Marisa Ono diz:

      Jeferson, não faço idéia onde se encontre para comprar. Há algum tempo disseram-me que era preciso mandar fazer. No entanto, eu faço em uma frigideira antiaderente comum, mesmo, daquelas que se compra até em supermercado, em fogo baixo.

  17. Katia Bianchi diz:

    Olá, moro em Porto Alegre,RS e trabalhei em um restaurante de sushi,lá são os cozinheiros que fazem a massa do Harumaki,é uma massa batida,a mesma receita em termos de material e quantidade…eles fazem de um dia para o outro e se caso houver necessidade de usar a massa no mesmo dia a colocam no freezer…quanto mais gelada melhor…porém eles usam chapa em vez da frigideira…é muito melhor…a massa é bem dura como massa de pão…eles batem na massa literalmente até obter a consistência certa…e usam óleo também…pingam uma gota na chapa e depois passam papel como fazemos para preparar panquecas…conheço uns quatro restaurantes em Porto Alegre que fazem suas próprias massas…também já ví colocarem um ovo cru…para dar uma cor mais bonita na massa…adorei esse teu espaço.. amei as receitas…felicidades…

    • Marisa Ono diz:

      A chapa deve ser melhor, mesmo. A frigideira, mais fina, esquenta rápido e é um tal de tira-e-põe da chama. Eu não bato a massa, a batedeira bate por mim.

  18. Katia Bianchi diz:

    A chapa usada é uma chapa quadrada…quanto mais grossa melhor…no fogo bem baixo e se esquentar demais se passa um pano meio molhado pra dar uma resfriada e fechamos o harumaki com água…passamos na borda e fecha muito bem…o recheio é feito com repolho ralado,cenoura ralada,a cebola é opcional,com sal,aginomoto e pimenta preta..se refoga rapidamente com pouco óleo… tb tem os doces:morango com chocolate,romeu e julieta e queijo com doce de leite..o óleo tem que ser novo…já recheado pode-se guardar no freezer,tira uma hora antes e frita em óleo quente,a chapa quadrada não atrapalha em nada e se faz em um movimento só o círculo e fica que é uma beleza…

  19. Rafaela Adenor diz:

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii,muito obrigada mesmo,harumaki é a coisa qu eu mais gosto no mundo!!!!!!! E você gentilmente me deu a oportunidade de fazer esta delícia!!!! Ahhhhh vc por acaso tem a receita original de Rámen????

  20. IGOR diz:

    Suas receitas são bem explicativas, muito boas!

    Caso eu não atilize toda a massa, apenas colocando na geladeira já conserva ou tem algum problema?
    Se os rolinhos ja estiverem montados, não fritos, eu tenho como conserva-los para a fritura ou eu tenho que fritar no mesmo momento? quanto tempo?

    • Marisa Ono diz:

      Igor, eu já congelei recheado. Só recomendo o congelamento aberto: colocar os rolinhos em uma bandeja, deixando espaço entre eles, congelar e depois empacotar. Assim não corre o risco de grudar um no outro.

  21. Mary diz:

    Poderia tirar uma duvida???
    Quanto tempo poderei deixar congelado??? dura pelo menos um mes???

  22. Cleide diz:

    Marisa. adorei o seu blog, você tira todas as dúvidas da gente. Gostaria de saber se da para bater a massa na batedeira planetária? Pois me ensinaram que tem que ficar batendo por uma hora e isto cansa.
    Grata

    • Marisa Ono diz:

      Cleide, pode bater na batedeira, sim. Eu uso o gancho para massas. E não bato tanto assim, não, a massa fica pegajosa. Mas descansar e usa-la gelada é importante.

  23. Sueli diz:

    Oi Marisa! Estava procurando a receita do gengibre em conserva e vi a sua receita. Aqui em SJCampos onde moro tem uma quitandinha que vende vários produtos japoneses. sta rolinho eu compro aqui como harumaki é o mesmo? Tem de vegetais,suino e de frango. Já vem congelado é so fritar. Gostei muito do seu blog.

    • Marisa Ono diz:

      É, Sueli, harumaki, rolinho primavera, em alguns lugares já dá para encontrar já pronto, congelado, é só fritar. Por outro lado, tem tanta cidade em que nem se encontra a massa…

  24. tharle diz:

    Olá Marisa! Gostaria de agradecer a receita. Tentei fazer a massa por diversas vezes no passado, mas sempre acabava partindo pra massa da panqueca. Gostaria de saber se você conhece aquela panela de fazer as cascas de harumaki que tem o fundo redondo e são usadas de ponta cabeça? Minha mãe tem uma, mas qdo fui usar, não atentei ao fato de que na massa não vai fermento, ovo, aliados à baixa temperatura. Hoje,no almoço, fiz a sua receita, e só o primeiro saiu crocante, pois logo me desesperei com aquela massa grudenta e a panela no fogo esfumaceando….Bem , agora a pouco na janta, tentei de novo, e deu certo! Passava a frigideira debaixo de um fio de agua a cada casca pronta, oque possibilitava trabalhar por mais tempo sem a casca desgrudar tao rápido( ainda não tenho a prática da mulher do vídeo rs!). o rolinho ficou crocante do jeito que sempre quis! Saiu um pouco grossa, mas na próxima vez, melhoro ela.
    Novamente, obrigado!

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Tharle. O fogo é um problema, mesmo. Eu tiro e coloco a frigideira da chama, cada vez que passa da temperatura ideal. Essas panelas de fundo redondo eu só vi para fazer pão folha. Pelo menos para mim, acho que uma frigideira de fundo chato é mais fácil de usar. Creio que o ideal mesmo seria um feita de ferro ou pedra, material pesado, que manteria a temperatura mais uniforme. Mas como não tenho, uso uma comum, mesmo, revestida, que não gruda.
      E o resto é só a prática, mesmo…

  25. Lucas diz:

    Olá Marisa! Tentei fazer a massa mas não estou conseguindo atingir o ponto certo… Não sei se bati demais na batedeira (comecei sovando com as mãos, mas para eliminar as ‘pelotas’ de farinha finalizei na batedeira com o gancho para massa pesada) mas não estou conseguindo atingir a elaticidade da massa. Ela não está muito líquida, porém não está elástica… Será que consigo salvar a massa? Devo colocar mais farinha?

    Desde já agradeço!

    • Marisa Ono diz:

      Você vai ter que deixar a massa descansar por várias horas ou de um dia para outro, para que o gluten relaxe. Só depois de gelada é que vai ver se ela está elástica o suficiente. Se necessário, junte um pouco de água fria e bata na batedeira.

  26. Lucas diz:

    Olá Marisa! Eu já havia deixado descansar na geladeira por um dia e acredito que tinha colocado muita água… Acrescentei um pouco de trigo à massa e o ‘ponto’ melhorou… O problema que estou tendo agora é com a massa na chapa, estou ajustando o sentimento da temperatura ideal, o problema é que a frigideira é muito fina e esquenta rápido… Acho que agora é ajustar a prática… Obrigado pela atenção!

    • Marisa Ono diz:

      Ah, essa é a parte mais difícil. Eu tiro e coloco a frigideira do fogo, conforme vai esquentando e esfriando. É uma questão de prática, mesmo. Cada frigideira e cada boca de fogão tem lá seus caprichos.

  27. simone diz:

    Ola…adorei a receita! vcteria a receita do molho agridoce que acompanha o rolinho? Obrigada

  28. Leandra diz:

    Descobri essa receita: MOLHO AGRIDOCE
    3 Colheres de sopa de catchup
    * 2 Colheres de sopa de áçucar
    * 2 Colheres de sopa de vinagre
    * 2 Colheres de chá de maisena
    * 1 Pitada de sal
    * 100ml de água

    1) Dissolva a maisena na água e reserve
    2) Leve ao fogo o vinagre,o áçucar,o catchup,o sal e a água
    3) Adicione a maisena e cozinhe até ficar trasparente e com cremosidade
    4) Deixe esfriar e pronto sirva com o rolinho primavera

  29. Regina diz:

    Obrigada. Muito boa a explicação.

  30. Viviany diz:

    Olá,marisa queria muito saber onde eu acho a massa pronta em belo horizonte e se eu colocar recheio e congela para depois fritar pode dá certo ou não.Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Viviany, não sei, não conheço Belo Horizonte, não tenho nenhum contato com empórios dessa cidade. Sim, você pode congelar e fritar ainda congelado, tendo cuidado de não fritar em óleo muito quente.

  31. lilian diz:

    oi Marisa, gostei muito da sua receita e gostaria se saber se vc tem a receita do molho agridoce que acompanha o rolinho, pq sempre acho receitas que vai suco de abacaxi e qdo faço acho q fica muito ácido…obrigada

  32. Ana Gabriela diz:

    Olá Marisa, eu adoro Harumaki e gosto muito com molho de camarão, é muito dificil e perigoso de tentar fazer a massa em casa? , e onde vende a massa pronta aqui no Rio de Janeiro? ou … tem uma maneira mais fácil de fazer a massa? .
    Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Ana Gabriela, com certeza comprar pronto é bem mais fácil que fazer. Só a prática leva à perfeição e é bem pouco provável que fique excepcional na primeira tentativa. Não conheço as lojas do Rio de Janeiro, estou mais próxima de São Paulo. Talvez encontre em mercearias ou empórios de produtos orientais.

  33. Rita de Cássia diz:

    Marisa,

    A Viviany perguntou onde achar em BH, com certeza vai ter no mercado central. Eu moro em Juiz de Fora e achei em uma peixaria que vende produtos japoneses tbém e acbei de comer um agorinha mesmo de camarão e nutella. Maravilhoso!!!

  34. voce tem a receita da massa com farinha de arroz

  35. Rejane diz:

    Muito legal a tua receita, estava procurando e encontrei um monte de receitas erradaas, que ensinavam massas que pareciam mais com a massa de panqueca.
    Obrigada pela generosidade de compartilhar, e pelas dicas tão precisas!
    Parabéns!

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Rejane, também vi muitas receitas que panquecas. Quando vi a prima de minha mãe fazendo, grudei nela para saber dos detalhes. Com prática, os discos ficam bem finos. Talvez na primeira vez não fiquem tão bons, mas insista.

  36. Gilberto diz:

    olá Marisa, a muito tempo eu procurava um jeito, uma receita dessa massa, até que ontem encontrei a sua…fui correndo fazer a massa e hoje de manhã tentei fazer…..foi um desastre total……não sei onde errei, se foi na consistencia da massa (fui tentando ajustar colocando agua e farinha alternadamente) ou foi na frigideira, mas a massa não grudava na figideira nem de jeito nenhum…..tem mais alguma dica???

    Valeu!!!!!

    • Marisa Ono diz:

      Gilberto, a massa não vai grudar se a frigideira estiver muito quente. Ela deve estar um pouco mais que morna, dá para tocar na chapa por uns instantes sem queimar. Se a frigideira estiver fria demais vai formar casca grossa. Se a massa não for bem batida e não estiver bem gelada também não vai esticar tanto.

  37. Pingback: Harumaki de Abobrinha | Ciência Culinária

  38. Juliana diz:

    Marisa…me socorre. Minha massa parece estar igual a da foto mas não quer grudar na panela, assa na minha mão! Já abaixei o fogo, ja aumentei, ja coloquei mais agua, o que eu faço?

  39. Marcia Ono diz:

    Marisa, muito obrigada pela generosidade em ensinar!!!
    Já me queimei muito muito tentando fazer, sem sucesso KKKKKK.
    Agora com seu ensinamento, mãos a obra. 🙂

  40. Laura diz:

    Olá Marisa, adoro ler suas publicações e sobre esta gostaria de saber se posso fazer a massa um dia e guardar para usar em outro dia.

    • Marisa Ono diz:

      Pode sim, mas embrulhe bem com um filme plástico e coloque dentro de um saco plástico. É importante que fique bem fechado para não ressecar demais. E guarde na geladeira.

  41. Joyce Hirota diz:

    Gostaria de saber por quanto tempo posso manter um harumaki (já recheado)congelado.

    • Marisa Ono diz:

      Joyce, não tenho certeza. O fato é que também vai depender muito do congelador ou freezer. A maioria não atinge temperaturas tão baixas quanto as industriais, portanto, não é bom deixar congelado por mais de 3 meses. Em alguns casos, até menos tempo.

  42. Joyce Hirota diz:

    Está ótimo! Muito obrigada!

  43. Joyce Hirota diz:

    Marisa, boa noite.
    Venho eu aqui novamente lhe consultar… desculpe o incômodo..
    E novamente sobre o harumaki: eu comprei a massa, recheei com doce de banana (delícia), porém ao fritar achei que ficou muito gordurosa. Existe alguma orientação, algum cuidado para fritá-la?

    Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Joyce, harumaki não funciona bem com recheios muito molhados, não. E se não for fritar logo, é preciso congelar aberto. Quanto mais tempo fica com o recheio, mais ele absorve umidade e altera a textura.

  44. Geraldo diz:

    Boa noite Marisa,

    Uns anos atráz experimentei e não deu certo. Agora, depois ler a sua publicação, entendo o porque, é gestão da temperatura da frigadeira.

    Sera que uma crepeira (ou panquequeira) elétrica com regulagem de temperatura à partir de 50°C serve para fazer os discos de massa?

    E outra coisa, para quem está procurando uma chapa para harumaki; encontrei na internet http://himeya.com.br/website/Category.aspx?category=15&sub=38&product=1495

    Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Geraldo, o post é antigo. Não sei se uma panquequeira elétrica funcionaria. Hoje existem empresas brasileiras que fabricam massa para harumaki congeladas a um preço bom, não creio que valha a pena fazer em casa. Leva muito tempo para aprender a controlar a textura da massa e fazer panquecas bem finas.

  45. Edison Hasegawa diz:

    Oi Marisa eu faço harumaki a muito tempo.
    Depois que faço as massas ela fica duro nas beiradas e ficam secas, como faço para manter as beiradas moles e que possam rechea?
    Obgado

    • Marisa Ono diz:

      Edison Hasegawa, me parece que estão secando porque você deixa as folhas descobertas. Elas precisam ficar em um um saco bem fechado ou um recipiente hermético.

Os comentários estão fechados.