Takenoko Assado

Takenoko Assado

Simples e sazonal. Para quem pensa que preparar brotos de bambu é algo complicado e cansativo, experimente isso:

Usei brotos de bambu hachiku. São grandes, com pêlos finos e arroxeados.

Coloquei-os sobre a grelha de uma churrasqueira e deixei assar até que estivessem quase queimados por fora e macios por dentro. Cuidado, não esqueça sobre o fogo porque eles desidratam.

Para comer, é só cortar ao meio, no sentido do comprimento e separar a parte que está tenra e cozida. Comi cortado em pedaços, com shoyu. Mais simples, impossível.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

8 Responses to Takenoko Assado

  1. Barriga roncando só de ver a foto.
    hummmmm

  2. Yoko diz:

    Nossa… Coisa de louco de ver isso!

  3. LuMa diz:

    Hummmm….defumado deve ser muito interessante. Não deixa os pandas descobrirem isso,rs.

    Aliás, fico boquiaberta com a fertilização da terra brasileira ao comparar o tamanho de legumes e verduras com as de fora. Pela preservação dos pandas, acho melhor os chineses mandarem os bichinhos pro Brasil,rs! Já pensou o panda que comer folhas desse banbuzão? Acho até que aumentaria a fertilidade deles! Abraços

  4. Yoko diz:

    Será que o mesmo processo com o palmito fresco rola?

    • Marisa Ono diz:

      Se não me falha a memória, Yoko, o Claude Troisgros tem uma receita de palmito assado, só que ele descasca e assa em papel alumínio. Se for assar direto na grelha, acho melhor retirar as cascas externas, que são muito duras e vão dar um belo trabalho na hora de servir… A não ser que tenha um belo facão ou uma serra circular. Se bem que boa parte do palmito in natura que eu vejo comercializando já está descascado.

  5. Vanessa diz:

    Marisa
    Adoro takenoko, aqui em casa meu marido adora fazem um churrasquinho e assim que tiver d novo, vou fazer o takenoko assado. Deve ser maravilhoso!!! Humm Agua na boca!
    Bjss
    Amei seu blog!

  6. emerson diz:

    Olá Marisa!
    Vi o comentário acima sobre o palmito assado. Particularmente é um preparo que faço seguidamente e muito simples. Vc pode simplesmente levar os pedaços de caule de palmito com casca normal envoltos em papel laminado a grelha, por cerca de 45 minutos a 50 cm da brasa. Depois, basta retirar o papel alumínio e deixar mais cerca de 30 minutos, virando para dar uniformidade ao assar. Após, basta levar a uma tábua e com uma faca afiada cortar na diagonal, o palmito praticamente se abrirá sozinho, muito fácil. Aí é só regar com uma mistura de azeite de oliva, ervas e sal e curtir este exótico mas muito simples ingrediente!
    Espero tenha ajudado!
    Abraços
    Emerson Haas
    http://www.eu-gourmet.com

Os comentários estão fechados.