23 Comments

  1. Marisa Ono

    Só o talo do ruibarbo é comestível. Com ele se faz uma geléia que pode ser usada em recheio de tortas, bolos ou na preparação de suflê e outras sobremesas.

  2. No Brasil eu conheci Ruibarbo apenas de nome. Como fitoterápico.
    Mas fora esse detalhe, não sabia nada da planta. Não fazia idéia alguma.

    Tem um bar em estilo pub, próximo de onde moro, que serve a Rhubarb Pie.
    Achei muito saborosas tanto a versão tradicional quanto a que leva morangos no recheio.
    Soube que em Nagano há plantações de ruibarbo e uma fábrica que produz a geléia.
    E vi na farmácia como remédio para prisão de ventre, em cápsulas.

    É difícil fazer a torta?
    Obrigado

  3. Marisa Ono

    Adri, infelizmente meu ruibarbo precisa de sol para ficar vermelho. Nas últimas semanas andou chovendo demais. Se continuar esse tempo bom que anda fazendo, espero poder colher uns talos e fazer a compota de ruibarbo para uma torta ou crumble.

  4. diulza a. dos santos

    oi Marisa boa tarde, que bom que vc tem ruibarbo,á anos não vejo falar dele pensei que as sementes tinha sumido como muitas coisas da alimentação esta sumindo, queria saber onde vc consegui, ja pedi até pro pessoal que vai pra Nova Zelandia mais nao passou na alfandega, e o ruibarbo pode ser feito com carne de porco fica ótimo bjs. Diulza

  5. Uia! Pensei que precisasse de uma manejo “especial”, tinha lido que para quebrar a dormência da semente era preciso temperaturas abaixo de 4ºC.

    Conserve bem os seus ruibarbos, pois no Brasil praticamente só tem em SP e na Santa Luzia (eles que produzem) por um preço não tão barato assim, heheheh.

  6. Diulza A.

    Marisa eu estava querendo fazer um bolo de ruibaro e especiaria, o seu seu ja da para colher se der ou quando tiver, gostaria de adquirir, quanto a temperatura, para ficar com os talos vermelhos, em solo menos umidos e menso frio, é muito cultivado na Australia em solo bem ruim, claro que não a altas temperaturas..

  7. Marisa Ono

    Ouvi falar que em Santo Amaro há quem venda. Creio que em cidades com grande concentração de alemães também se encontre. Talvez em Rolândia, por exemplo…

  8. Marisa Ono

    Diulza, infelizmente o clima não está ajudando em nada. Muita chuva, pouco sol e neblina até as 9, 10 horas da manhã. Nada de pegar uma cor. No inverno, talvez, quando as chuvas diminuem, ele melhore um pouco…

  9. Huldi Unruh Dias

    Oi,moro em Curitiba,e tenho um canteirinho pequeno em casa,c um lindo pé de Ruibarbo,peguei uma mudinha na casa da minha mãe,ela tinha muito e fornecia gratuitamente,p uma amiga que fazia Strudel de Ruibarbo c maçã,delícia,mas meio gorduroso,por causa da massa folhada…pena que os cupins estão acabando c os pés…e é difícil p acabar com esses insetos…a receita que mais gosto c Ruibarbo,minha mãe fazia qdo eramos crianças,é um cuque c massa de pão,aberta e salpicada c açucar depois bastanterodelinhas de ruibarbo,e uma farofa por cima….pode colocar junto maçã,ou banana,mas prefiro só c Ruibarbo…abraços.

  10. Marisa Ono

    Olha que a idéia de cuque (eu conheço como cuca) de ruibarbo me parece ótima, Huldi!
    De fato, cupins são difíceis de lidar. Aqui também estamos com esse problema, disseram que cal ajudaria a combater, vamos ver…

  11. Tereza

    Marisa a aparencia do ruibarbo é semelhante ao salsão ou é impressão minha?? e ele tem gosto parecido com o que?? Grata

  12. Marisa Ono

    Tereza, as folhas do ruibarbo lembram um pouco a taioba, mas as semelhanças param aí (a raiz é outra história). O ruibarbo é ácido, basicamente. O sabor me lembra alguma coisa da goiaba, mas sem o cheiro característico. Vira uma geléia, bem cremosa. E só se usam os talos.

  13. surpresa achar esse site.
    ruibarbo é arte da minha infância.
    minha vó fazia um tipo de doce, talvez quase a geléia que a Marisa falou acima. sei que cozinhava aquilo com açúcar num caldeirão. ficam uns fios no meio da calda grossa, muito gostoso. ele é meio ácido sim, então equilibra com o açúcar

  14. Célia

    Marisa,tenho um pé de ruibarbo tamanho médio em casa, e queria saber se além de chá,compota e doce oque mais pode ser feito com o ruibarbo,e como se faz.
    obrigada.

  15. Marisa Ono

    Célia, mudei-me e perdi o pé de ruibarbo. Acabei explorando pouco. Pelo que sei, o doce de ruibarbo pode entrar em tortas, bolos e pudim de pão. Também se faz pickles, refrescos e também cozidos com carne, frango, etc, explorando a acidez dele. Também já vi ruibarbo cristalizado, em barrinhas, uma coisa linda. Mas nunca fiz.

  16. ana maria couto

    Marisa, uma das coisas que mais quero nesta vida, e olha que já passei dos 60, é conseguir plantar ruibarbo. Comprei a semente, coloquei num vaso e não deu certo. Por favor me dê uma orientação de como fazer. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *