Sorvete de Matcha

Sorvete de Matcha

Sempre digo que matcha (chá verde em pó) e creme combinam muito bem. Claro que a mistura rende um sorvete gostoso. Muita gente acha que matcha é amargo. Não, pelo menos o que tenho aqui, é muito aromático. Infelizmente, um bom matcha é caro.

3 gemas

50 gramas de açúcar

150 ml de leite

150 gramas de creme de leite

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa de matcha

Bata as gemas com o açúcar até ficar claro e leve.

Ferva o leite e despeje sobre as gemas. Misture bem, passe por uma peneira  e leve ao fogo brando, mexendo constantemente, até engrossar. Deixe esfriar. Leve à geladeira.

Dissolva o chá verde em pó em um pouco de água quente. Se formar grumos, passe por uma peneira. Adicione ao creme de gemas já gelado.

Bata o creme de leite até engrossar. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata até o ponto de chantilly, formando picos.

Misture ao creme de gemas e chá.

Se tiver uma sorveteira, use-a.  Senão, leve a mistura ao congelador, de preferência em um recipiente de metal. Misture de meia em meia hora. Ou então deixe congelar, retire do congelador, quebre em pedaços e triture em um multiprocessador até ficar cremoso. Leve novamente ao congelador para firmar.

Esta receita rende pouco, cerca de meio litro, o que dá umas 4 porções pequenas. Por outro lado é bom, já que o sorvete é melhor quando consumido logo.

Share This Post

13 comentários em “Sorvete de Matcha”

  1. Olá. Gostaria de saber onde encontro matcha. Aliás, desconhecia esse matcha (chá verde em pó?) Como o povo não usa este chá verde no lugar do chá tradicional? Agradeço pronta-resposta.

    Keila

  2. O matcha pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. Usa-se matcha em doces por conta do sabor, aroma e cor intensos, que seria impossível de conseguir com uma infusão. É mais ou menos o que acontece com o café: em algumas sobremesas usa-se o licor de café, um expresso bem forte ou até mesmo café solúvel, para não ter um resultado meio aguado…

  3. Olá Marisa, gostaria de saber qual o tipo do creme de leite, (tería que ser o fresco?? nama cream?)
    Gostei muito da receita e faz tempo que eu não como Sorvete de Matcha!

    Obrigada!

  4. Eu costumo usar creme de leite fresco, ainda mais agora que tenho uma fonte de creme (de quatro patas e chifre, aliás). Mas em muita coisa uso o creme de leite da Parmalat, em caixinha. Funciona bem em muitas receitas, por conter um alto teor de gordura.

  5. Voltei há pouco do Japão e lá provei o sorvete de matchá, sou apaixonada por chá verde e dessa forma me apaixonei pelo sorvete também, bem como pelos bolos e doces.
    Estava triste pois não sabia quando poderia deliciar-me com esta maravilha. Eis que encontrei essa receita em seu blog, já comprei o chá e falta agora apenas juntar os ingredientes. Estou ansiosa.
    Domo arigato gozaimasu Marisa!

    Rejane

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *