11 Comments

  1. Pra variar, estava aquí fuçando suas receitas,rs. (Acho que vou fazer coxinha da sua receita, depois te conto). Raramente eu como doces, a menos que seja algo que vá polpa de frutas frescas e bem simples como esse flan de mangas. Pena que manga aquí chega verde verdão, e mesmo que eu o embrulhe em folhas de jornal pra amadurecer, sei lá, creio que colocam algum produto que bloca esse processo na hora de exportar(!) e acabo comendo dura que nem maçãs,rs! Que saudade dos tempos em que após as refeições, eu me sentava tranquila pra comer mangas lembuzando os beiços e as mãos! PS: Mangas grandes são boas, mas prefiro mesmo a manga ‘espada’ e mais ainda a manga ‘coquinho’. Pena que estas circulem menos no comércio. São variedades pra comer no quintal, ou à sombra dos seus pés, infelizmente. Abraços!

  2. Marisa Ono

    Eu também gosto de manga coquinho (lembranças de quando tínhamos um pé no quintal). Mas está cada vez mais difícil encontrá-la, LuMa! Só mesmo quando um pequeno produtor resolve colocar na banca da feira e a safra é curta. No Japão a manga vinha das Filipinas, Indonésia e até do México. Claro que nunca são tão boas quanto as que colhemos com nossas mãos…

  3. Diulza

    oi Marisa acho que consigo manga coquinho em Jacarei, se vc tiver algum lugar aqui na Capital onde entregar deixo para vc,e vou fazer este flan adoro manga, no quintal de casa tinha a borbon , espada e coquinho, que saudades, Marisa lembra do bolo que não tinha nome, que deu agua na boca de todos, vi a foto dele hoje a receita não ia sair em setembro, vc, ja postou eu não encontrei, será que você vai dar de presente de Natal, a receita, agradeceria muito o Papai Noel rsrsrs, Bjs, não sei o que seria se eu não tivesse achado seu blog, ainda bem que sou viuvarsrsrsr.

  4. Luiz Paulo

    Manga coquinho é uma varidade cujo auge de produção fica entre meados de dezembro e meados de janeiro (meu avô era produtor, em Minas onde era chamada de manga-ubá ou carlotinha). Nesse período pode ser encontrada no ceagesp e em feiras livres. Raramente vejo em supermercados (dificil de conservar, tempo de prateleira curtissimo).

  5. Mariana Takagui

    Oi Luiz Paulo… Moro em Minas (Patos de Minas) e aqui na minha cidade a manga coquinho não é chamada de manga ubá… São 2 variedades diferentes… A coquinho é pequena arredondada e docinha e a manga ubá é pequena também mas é um pouco comprida e com gosto forte! Na minh antiga casa tinha pés da manga ubá que eu adorava… gosto de comer coisas com gosto forte ^^

  6. Hummm…Este Flan de Manga rendeu “pano para as mangas”,rs! Pois é, Marisa e Luiz Paulo, torço sempre que as variedades de muitos produtos não desapareçam das mesas brasileiras, e muito menos que fiquem relegadas ao catálogo de classificação botânica. Gostei de conhecer as denominações regionais, mas agora essa manga ubá me atiçou a curiosidade tbém! Abraços!

  7. Marisa Ono

    Puxa, obrigada, Diulza, mas não precisa se preocupar, não. Como LP comentou, chegando o verão elas aparecem, nem que seja por duas semanas, nas bancas das feiras ou em algum ambulante.

  8. Marisa Ono

    É, como disse, LuMa. Muito pano pra manga. Eu não faço a menor idéia de quantas variedades existem. Devo conhecer umas 7 ou 8, no máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *