A Horta da dona Margareth

horta 2

Ontem tive que levar a mãe ao hospital. Sofreu um corte na mão e precisou de uma vacina antitetânica. Aliás, eu não sabia que ela deve ser tomada de 10 em 10 anos. São 3 doses e estão disponíveis nos postos de saúde.

horta1

E o que a tem aborrecido é o fato de não poder cuidar da horta, pelo menos por enquanto. Nela tem um pouco de tudo: cebolinha, pimentas, aspargos, beringela, vagens, pepino, alho-porró, salsão, couve, nigauri… A gente só vai à feira comprar frutas e peixe.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

15 Responses to A Horta da dona Margareth

  1. A vida simples e orgânica é a melhor… Te invejo!
    Melhoras para sua mãe!

  2. Diulza diz:

    boa Tarde, Marisa, maravilhosa sua horta, que bom viver assim, melhoras a sua mãe e cuide da horta dela direitinho hem rsrsrsr. beijos

  3. neide rigo diz:

    Marisa,
    os aspargos, que fiz para o jantar de ontem, estavam deliciosos. Apenas cozidos e passados na manteiga. Pra quê mais? E as berinjelas, comi hoje com alho preto. Veja lá depois. Melhoras pra dona Margareth! Beijo, n

  4. Que linda a horta de vocês!
    Tem razão de dona Margareth estar aborrecida…
    Mas logo ela estará pronta para entrar em contato de novo com essa maravilha visual ^^

  5. Oi Marisa,
    Cheguei no seu blog através do artigo no da Neide Rigo que eu acompanho. Gostei do que vi e vou voltar!
    Abração
    H

  6. Silvia - BH diz:

    Marisa,
    Todo idoso deveria tomar vacina antitetânica regularmente pois correm risco maior de tétano. Também quem lida com instrumentos cortantes deve fazê-lo. Em açougues, é obrigatório.

  7. LuMa diz:

    Marisa, sua mãe tem um pedacinho de paraíso, que inveja… O prazer de semeá-los e vê-los crescer aos poucos deve ser muito, muito gratificante. Pelas fotos eu noto que há espaços tbém para algumas frutas, tudo o que eu sonho um dia. Aqui na Itália, as prefeituras oferecem pedacinhos de terras públicas – área que não passa de 20 a 30 metros quadrados apenas – para os que queiram utilizá-las para horta. Há filas e filas de espera, e quase sempre se localizam à beira de estradas e rodovias. Sabe aquele pedacinho que começa no acostamento da estrada até o início de uma propriedade privada? Os idosos têm precedência, claro. Essa cultura, a de valorizar a terra e fazê-la produzir é algo que infelizmente falta no nosso país. Há quem tenha quintais grandes e continuam a comprar nas feiras…e ainda, reclamam do alto custo de vida de hoje. É uma grande pena.

    • Marisa Ono diz:

      LuMa, lá no Japão ofereceram-me pedaços de terra por menos de 5 dólares ao mês. Pode parecer estranho, mas tem muita terra que não está sendo cultivada por lá. Parece que o governo dá incentivos para quem quer ir morar no interior e cultivar. Com a crise, tem gente virando agricultor e procurando associações e cooperativas. Já vi gente plantando em áreas públicas, como beira de rios, só pelo prazer de ver florir. Eu, como sempre morei em apartamento por lá, só plantava em vasos, mesmo. Já a mãe conseguiu um pedacinho de terra no trabalho dela, mesmo. A própria firma achou uma boa idéia ela plantar algo por lá para não jogarem lixo. Por lá ficou um pé de limão rosa…

  8. Nice diz:

    Saudades de vcs duas e do cheiro do mato!!!! Ai ai… janeiro espero poder reencontra-las! Beijo gde pra vcs, vi a materia que saiu em outro blog da Neide Rigo e achei o encontro de vcs barbaro… inveja branca! rs… Bjus

  9. Desejo rápida e boa recuperação para sua mãe.
    A horta é linda, tudo orgânico, qualidade de vida.

    Gostoso ter uma horta em casa, minha mãe também que sempre cuida da dela.
    Bom fim de semana pra vcs

    • Marisa Ono diz:

      Não posso dizer que a horta é orgânica. Para isso, as sementes teriam que ser orgânicas, sem tratamento prévio com pesticidas. Fazemos compostagem, usamos esterco, mas ainda assim algumas culturas pedem um reforço mineral. Mas, na medida do possível evitamos o uso de defensivos e pesticidas.

  10. Simone Sakihama diz:

    Pesquisando sobre hortas vim parar no seu blog e gostei.
    Já tinha visto o da Neide Rigo,q por coincidencia se co-
    nhecem.Eu tenho uma pequena horta e estou adorando cultiva-
    la.Tem coisas ali q cultivo,não só p comer, mas para mos-
    trar aos meus filhos da onde q vem e como é lido a nature-
    za.

Os comentários estão fechados.