Sorvete com Calda de Shoyu

sorvete com shoyu

Eu já tinha provado essa combinação antes, mas só agora tirei foto.

Sei que a idéia do shoyu, tão salgado, em um doce parece absurda. No entanto, no Japão, existem alguns doces onde o salgado e o doce são combinados. No caso do shoyu, lembro-me do mochi assado e comido com shoyu e açúcar, dos dangos, bolinhas de massa de arroz espetadas em um palito e cobertas com uma calda e das batatas-doces fritas e carameladas. O miso (pasta de soja) vai também em biscoitos e bolinhos (manju). Estranho? Bem, só experimentando para saber.

Para a calda, misturei melado com shoyu. Como a quantidade de sal varia muito de marca para marca, o jeito é ir provando, até chegar em uma combinação doce e salgada. Aliás, o melado não é muito comum em todo o Japão, mas é consumido sobretudo na parte mais ao sul. Com um sabor tão forte, usei só umas 2 colheres de chá sobre uma bola de sorvete de rum com passas. A calda acentuou o sabor do rum. Agora é experimentar para saber se fica bom com baunilha ou outros sabores de sorvete. Eu gostaria de provar com nozes ou amendoim…

Share This Post

8 comentários em “Sorvete com Calda de Shoyu”

  1. Marisa

    Bem interessante essa combinação, adoro esperimentar coisas novas, hj vou testar fazeer mas essa dica. Será que ficaria bom com a banana caramelada?
    Amo sua Blog! Parabénsss
    Bjs Vanessa

  2. Pois é, Alexandre. Eu torci o nariz para a idéia de sorvete com shoyu, depois fui pensando em tantos doces com shoyu e caramelo ou melado.Agora fico pensando em farofinha de amendoim com toque de shoyu para acompanhar sorvete, bolo com shoyu, torta de maçã caramelada com shoyu…

    Vanessa, não sei como ficaria com banana, mas acho que vale a pena experimentar, sim.

  3. Uma vez fui a uma sorveteria com um amigo italiano e ele tinha acabado de ler azeite no sorvete. Provamos e o azeite serviu como o shoyu, acentuou o sabor. Mas nada pra fazer sempre, meio enjoativo, hehe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *