Pad Thai

Pad Thai

Estava namorando a receita da Chez Pim. Inventei de fazer justo hoje. Faltava broto de feijão (moyashi), amendoim torrado e tofu. Bem, ela admite que existem várias versões. Acabei fazendo uma adaptação com o que tinha em casa, mesmo. Para quem quiser seguir a receita original, veja aqui (em inglês). Vai para a categoria “Cozinha do Desespero” porque fica pronto em instantes, se tiver tudo à mão. E rende 2 porções.

Pad Thai

Molho:
1/2 xícara de molho de peixe (nampla)
1/2 xícara de molho de tamarindo
1/4 xícara de açúcar mascavo
Pimenta vermelha à gosto

Você vai precisar também:
100 gramas de bifun (macarrão de arroz)
1 punhado de camarões descascados
1 dente de alho esmagado
1 mão cheia de nira (lembra cebolinha, mas as folhas são achatadas), cortadas com 5 cm de comprimento
6 vagens de Okinawa cortadas em pedacinhos (ou brolho de feijão, um bom punhado)
1 ovo
Castanha-do-Pará picada (ou amendoim torrado e picado)

Pasta de Tamarindo e Nampla

Prepare o molho. Leve ao fogo o molho de peixe, o molho de tamarindo e o açúcar. Espere ferver, confira o sabor e adicione pimenta à gosto. Garanto, é melhor ter um molho menos adocicado, porque diminuir o açúcar no prato final é bem complicado. Cozinhe por 1 ou 2 minutos. Não se assuste com o cheiro de peixe fermentado. Deixe de lado até a hora de preparar o prato. Pode também guardar em um pote bem fechado, na geladeira, por alguns dias.

Hidrate o bifun. Basta mergulhar na água e esperar. Quando estiver firme, mas mastigável, escorra bem.

Esquente uma frigideira ou wok. Coloque umas 4 colheres de óleo (de amendoim é melhor, vi no Mambo por um preço camarada). Deixe o óleo aquecer bem, frite o alho, junte os camarões e refogue. Antes que fiquem completamente cozidos, junte as vagens e o nira. Se for usar broto de feijão, deixe mais para o final. Junte algumas colheres de molho, adicione o macarrão hidratado e mexa tudo. Se ficar muito seco, junte um pouco de água.

Pad Thai 1

Empurre o macarrão para o lado e no espaço que sobrar, quebre um ovo. Quando começar a cozinhar, mexa-o para que se quebre em pedacinhos. Misture tudo novamente. Confira o sabor. Se usar o broto de feijão, é a hora de adicioná-lo. Junte a castanha-do-pará ou amendoim picado e mexa. Verifique se o macarrão está cozido.

Sirva imediatamente. O macarrão de arroz tende a amolecer muito rapidamente, então é melhor preparar pequenas porções de cada vez e come-las enquanto estão quentes.

E o que posso dizer mais? O sabor é incrível. O molho de peixe confere uma profundidade que eu desconhecia. Combinado ao alho e ao nira, o cheiro nem incomoda. O molho de tamarindo entra com uma acidez equilibrada. Definitivamente, é um prato que pretendo repetir.

Eu coloquei o macarrão quase no final da preparação porque usei do tipo bem fino, que cozinha em 1 minuto ou 2. Se for usar o tipo talharim, mais largo, creio que precisará entrar antes na frigideira.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, receita com as tags , , , . ligação permanente.

14 Responses to Pad Thai

  1. Que delícia! Eu amo Pad Thai. Mas nunca tinha feito em casa (por não saber mesmo).
    Vou experimentar fazer!
    Vou passar na loja tailandesa e comprar o molho de tamarindo.
    Muito bom, obrigado

  2. LuMa diz:

    Hummmm….que delícia! É um prato completo que não precisa de mais nada, não é mesmo? E dá pra fazê-lo com sobras de verduras da geladeira. Vou comprar o nampla tbém, pois há muito quero utilizá-lo na cozinha. À propósito, vc deve possuir uma megadispensa com fileiras de ingredientes de diferentes cozinhas internacionais, não,rs? Ah, nesta receita vc cita o nirá, que deve combinar muito bem. A-do-ro esta verdura! Um abraço!

    • Marisa Ono diz:

      LuMa, bem… Err.. Na verdade minha cozinha não é tão organizada assim. Tenho sim, muita coisa, alguns condimentos já devem ter perdido o melhor e oxidado. Outros, como o nampla, shoyu, etc, se fechados, duram quase que eternamente. Mas no caso do sabor, creio que não há limites. Sempre vai haver algo que eu gostaria de ter ou experimentar.
      E eu não gosto de nirá, mas neste caso, combinou muito bem! Serviu como tempero, dando um aroma extra. Além disso, rico em fibras, fez do prato uma coisa mais balanceada.

  3. Angela diz:

    Ah…eu adoro tempurá de nira (olha a rima..) e omelete dele também… Que fome!

  4. MARIO diz:

    BOA TARDE.
    SOU ALUNO DE GASTRONOMIA EM MINHA CIDADE
    LONDRINA PARANA.
    GOURMET DE FINAIS DE SEMANA
    PODE ME DIZER ONDE ENCONTRO ESTE ALHO

    GRATO
    MARIO CARRARA
    LONDRINA

  5. Lana Dias diz:

    Gostaria de saber onde comprar nam pla e pasta de camarão no Rio de Janeiro, por favor.
    Obrigada!!

  6. Ione Merino diz:

    eu gostaria de saber se posso usar o concentrado de tamarindo e nesse caso qual seria a quantidade.

  7. No bairro do flamengo, na rua paissandu quase esquina de senador vergueiro, tem uma loja de produto oriental, como também na senador vergueiro quase esquina de praia de botafogo, tem outra loja. Até semana passada só tinha o oleo de amendoim de 500 ml a de 900 estava em falta. Lá voce encontra pasta de feijão com camarão.
    boa sorte.
    nil

  8. Vitor Ramirez diz:

    Onde encontro o concentrado de tamarindo em São Paulo?

  9. ELLEnsusy diz:

    Delicia de receita. obrigada.

  10. Antonio Carlos Neves diz:

    Marisa, bom dia.
    Vou fazer o Pad Thai para minha família e somos em 8 pessoas. Sua receita diz 2 pratos. É só multiplicar as quantidades por 4 e tudo bem?
    Se usar frango ao invés de camarão, pode funcionar também?
    Grato
    Antonio Carlos

    • Marisa Ono diz:

      Antonio Carlos, recomendo não fazer toda essa quantidade de uma vez só. O macarrão de arroz é delicado e passa do ponto de cozimento com facilidade. O melhor mesmo é fazer várias vezes uma receita, para que ele refogue sem desmanchar.

Os comentários estão fechados.