18 Comments

  1. Nice

    Oi Ma… pois eh, estes cha de bouquet sao so pra enfeite mesmo, mas estes q sao exportados pra ca nao tem sabor de nada… os originais da china sao bem perfumados e o valor eh bem diferente tbm. Fui e 3 plantacoes de cha durante minha viagem a asia… na malasia, que nao tem tanta tradicao (http://www.boh.com.my/), e na China em Fuzhou (http://www.chinaspringtour.com/guide/item.jsp?id=418)… o processo de colheita das folhas eh geralmente manual e ha varios tipos de torrefação. Nas Lojas de Chá há uma variedade de mais de 300 tipos de cha diferentes dentre eles os medicinais, as ervas combinadas a gosto do fregues, as ervas combinadas sob prescricao do medico chines, e as ervas usuais… a qualidade, o cheiro, o armazenamento é um ritual a parte e alem disso, há toda uma cultura para o consumo do cha… Eu trouxe alguns tipos para cá, os que mais gostei foram os botoes de crisantemo, Pu Ehr que bem em discos enormes de cha ( http://www.teacentre.ca/puertea.htm), http://en.wikipedia.org/wiki/Pu-erh_tea, qto mais velho o cha, melhor fica, parece q ele eh fermentado ou algo assim… tem o jasmim dragon pearl q sao folhas enroladinhas delicadamente ate formarem uma bolinha e qdo hidratadas se abrem… o gosto eh otimo e nao eh torrado, apenas desidratado. Acredito que assim como os chineses, os japoneses possuem uma gde variedade de chas… enfim, estamos no Brasil e infelizmente nao tem muito mercado para isto.

  2. Nice

    Marisa… e outra… em alguns restaurantes tradicionais na China, temos tipo uma CARTA DE CHAS que o matre recomenda qdo fazemos os pedidos. Nao vou lembrar o nome de todos os chas que eu tomei, mas lembro-me que alguns eram bem caros… Meu pai me contou que tem uma variedade de folha que eh conseguida atraves de macacos… parece que os homens adestram macacos para subir em arvores para coletar as folhas e custa uma fortuna, me parece que se chama cha verde selvagem ou cha da saude ” mas o chá escolhido macaco vêm das folhas das plantas de chá selvagens que crescem em lugares inacessíveis, como nas caras do penhasco da elevação, assim que para colhê-las os povos treinam macacos especiais. ” (http://portuguese.alibaba.com/product-gs/monkey-picked-tea-green-tea-chinese-green-tea-230297876.html) O cha Kuding eh medicinal e tem a propriedade de abaixar a febre e diminuir o processo inflamatorio… é amargo pra caramba e geralmente o pessoal toma qdo esta se sentindo muito ” quente” ou sente que o corpo ta com algum processo infeccioso tipo espinha, furunculos e etc… realmente tomei este Kuding e eu tava com muitas espinhas, no dia seguinte, o processo inflamatorio das espinhas diminuiu e as espinhas secaram rapidamente ( milagre?)

  3. Nice

    Outro cha que gostei muito foi o Teh-Kuan-Yin tea (Tie Guan Yin tea) http://yunxiangtea.en.made-in-china.com/product/woXQZeHEEiVr/China-Superior-Teh-Kuan-Yin-tea-Tie-Guan-Yin-tea-.html
    Eh um cha que qto mais infusoes fazemos, mais aromatico e perfumado ele fica… inicialmente lavamos as folhas secas de cha com um banho de agua quente, jogamos fora a agua e depois colocamos mais agua para uma primeira infusao deve-se esperar de 3-4 minutos antes de servir… fazemos infusoes ao longo do dia e o sabor do cha vai mudando e ao final do dia parece que ele fica mais gostoso… Bem, vou deixar meu site do orkut com fotos dos campos de cha na china e na malasia.
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2405066322931111164&aid=1264651253
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=2405066322931111164&pid=1264677312772&aid=1264651253$pid=1264677312772
    Abraços Marisa…

  4. Marisa Ono

    Pois é, Nice. Lá no Japão existem chás que se toma a toda hora, como água. Por outro lado, chás mais aromáticos são para uma pausa no meio da tarde, por exemplo. Alguns são mais indicados para terminar uma refeição e outros, para acompanhar um doce. Folhas de chá são usadas em tempura (talvez seja uma coisa regional, sei que na cidade de Shimizu fazem). Não há tanta variedade de chás quanto na China, mas eles prezam muito a origem. Chás de certas províncias são mais cotados que outros e de lugares longes de rodovias, mais ainda. Ganhamos chá de um produtor e é outra coisa. Além disso existem blends, geralmente mais baratos, mas que não deixam de ser bons.

    Eu gostaria de experimentar cozinhar algo com chá. No Japão cheira a heresia ferver chá. Mas certamente deve de existir tipos de chás próprios para isso. O matcha (um tipo especial de chá, moído finamente) é usado em doces frios e até mesmo assados. Mas já vi que podem desbotar com o calor. Uma coisa que acho curioso é que muita gente no Brasil reclama que o chá verde é amargo. Isso depende muito da qualidade. Eu já bebi chás delicados, sem amargor e que lembravam chá de cabelo de milho, por exemplo.

    Enfim, acho que eu não vou viver para ver o chá se tornar uma bebida nobre no Brasil…

  5. Diulza A.

    Um..eu que de chá so tomo, os ervas doces, alecrim, cidreira, e algumas cascas de árvores,fiquei pensando que estes chás que vcs falavam deve ser igual vinho.vou procurar me informar mais sobre estes chas’.bjs. até

  6. Maria

    Eu estive por duas vezes na China e conheci ( e comprei ) esses chás. Eu, às vezes o consumo aqui no Brasil. Na verdade, ele é decorativo e aromatizante e não pode ser utilizado separadamente. É um complemento do chá verde, assim como a flor de jasmim, que aqui no Brasil é vendida misturada ao chá verde, ao contrário do que acontece na China.

    Qualquer uma dessas flores, separadamente, e aí inclui-se o jasmim, transforma-se numa bebida intragável. Faltou informações de quem vendeu as flores no bairro da liberdade. A canela ou o cardamomo precisam do café para serem bebidos, é, também, assim com as suaves e belas flores de chá da china.

    Abraços

  7. Megumi

    Nossa primeira vez que eu vejo um chá que ao mesmo tempo é decorativo! Por mim chá era só o liquído após a infusão de erva e agora me deparei com essa flor… Esse chá custa R$3? Onde você encontrou na Liberdade? Discordo quando você diz que ele é ordinário pois da gosto de ver esse chá-flor exótico!

  8. olá marisa,
    a dri simizo me passou o link do seu post sobre a flor de chá.
    uma pena esta blooming tea não ser saborosa, nem aromática quanto é bonita.
    li uma vez que muitas flores de chá são produzidas no Oriente e vendidas bem baratinhas apenas para o deleite dos olhos do Ocidente. mas muitas, embora o espetáculo seja sempre o mais atrativo, são produzidas com todo o cuidado e tem sabor e aroma agradáveis.
    comprei uma jade pagoda dia desses e felizmente o resultado no paladar foi tão bom quanto o abrir da flor.
    depois que a dri me falou sobre esse achado na liberdade, fiquei com vontade de ir lá para comprar e provar. mas pela sua degustação acho que vou deixar passar essa.
    obrigada pelo post! é difícil encontrar pessoas para compartilhar informações sobre chá no Brasil.
    abs!

  9. Marco

    Não sabia que no Brasil tinha este chá minha mãe ganhou de uma amiga que trouxe dos eua, o chá era de jasmin, muito aromático e saboroso. Há tempos que não tomava um chá de jasmin tão saboroso, em Okinawa se toma muito chá de jasmin (gelado), lá se chama Sanpin-cha, até a coca cola envasa.

  10. Marisa, o que a minha amiga me mandou do Japão, era bem bom, tinha aroma forte até, de jasmim. Deu pra completar a xícara com mais água por mais 2 vezes, sem o chá ficar fraco. E é tão lindo, não é?

  11. Fábio

    Oi Marisa!
    Estive na China em Março deste ano e tomei vários tipos de chá mas um em especial me chamou a atenção: Teh-Kuan-Yin.
    Você sabe se existe alguma loja em SP que venda este chá? Gostaria de comprar.
    Obrigado pela atenção,
    Fábio.

  12. Mauro

    Marisa, me aventurei a comprar chás no eBay e me dei bem (trocadilhos à parte).
    Tenta o http://jkteashop.com/, já trouxe um chá verde com jasmim fantástico. E me veio por um portador chás da Tenfu (www.tenfu.com ou http://www.mytenfu.com). Absolutamente incríveis, os caras tem um excelente portfólio, pena que o site em ingles é muito mais fraco que o original em mandarim. Não consegui comprar (ainda!) no Tenfu por problemas de entendimento e pagamento, mas vou dar jeito de trazer, vale muito a pena.

  13. Marisa Ono

    É, Mauro. Já peguei uns textos de produtos chineses que chegam a ser engraçados. Mal traduzidos do mandarim para o inglês, ficam tão confusos que poderiam estar falando de turbina de avião a jato como de processador de alimentos…

  14. Rodrigo Mendes

    Marisa,
    Não localizei seu comentário a respeito do meu “pequeno texto” sobre a fábrica de batatas fritas de sua infância. Se possível for, me envie o link. Obrigado.

  15. Ginger

    Querida Marisa, parabens pelo site… Muito bom!

    Sou descendente de japoneses e moro atualmente em Curitiba, mas sou de Sp. Encontrei o Yan Zen, este chá queridinho da maria Antonieta original, muito delicado e rico de aromas, alem da beleza espetacular, com flor que tem haste! Eles vendem somente a bolinha, e devem enviar por correio se quiser…

    A casa de chá que vou te passar toma muito cuidado com seus chás, eh de uma alemã ( barbara) que tem o chá como ritual e filosofia de vida. Quando vier a curitiba, visite e me convide!

    http://www.thekettle.com.br/site/index.php/os-chas/chas-especiais neste chazinho sim, pode confiar ( e nao custa R$3,00 mas tb nao acho tao caro, rende ate 4 xicaras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *