O Melhor Bolo de Chocolate (Por Enquanto)

Ainda acho que essa receita pode ser melhorada. Mas já está muito  boa.  É para quem é realmente apaixonado por chocolate. Talvez não seja um bolo, poderia ser chamado de “pudding”,  já que é assado no banho-maria. É úmido, cremoso, com uma casquinha crocante e muito rico.

210 gramas de chocolate

100 gramas de manteiga

100 gramas de creme de leite

6 gemas

100 gramas de açúcar

40 gramas de cacau ou chocolate em pó

6 claras

40 gramas de açúcar

1 colher de chá de fermento em pó
Corte o chocolate em pedacinhos. Misture à manteiga e ao creme e leve ao banho-maria, mexendo até derreter. Deixe amornar.

Bata as claras em  neve. Adicione as 40 gramas de açúcar e bata até formar um merengue.  Reserve.

Bata as gemas com as 100 gramas de açúcar até ficar claro e fofo. Junte o chocolate ou cacau em pó e bata mais um pouco. Adicione a mistura de chocolate derretido e misture.

Adicione 1/3 das claras e misture. Prefiro  usar o batedor de arame (fouet)  para isso. Junte outro  terço das claras e misture até que fique bem incorporado. Por fim, o restante das claras e o fermento em pó.

Despeje em uma forma untada e asse em forno moderado, em banho-maria, por  cerca de 1 hora. No meio-tempo, cubra com uma folha de papel alumínio. Se pretende desenforma-la, forre a forma com papel manteiga para facilitar a tarefa de retira-lo depois.

Sirva à temperatura ambiente ou gelado.

Share This Post

11 comentários em “O Melhor Bolo de Chocolate (Por Enquanto)”

  1. oi Marisa,posso falar nérsrs, foi o melhor bolo de chocolate que comi na minha vida, fiquei com vergonha de pedir para trazer um pedaço, beijos dona Margareth.(olha que não so chegada em chocolate,mais este é perfeito não é doce demais, e não é pão de ló,)

  2. À temperatura ambiente, ele fica cremoso, bom para comer com sorvete. Geladinho, fica mais firme.
    Alexandre, eu usei creme de leite fresco que tirei do leite das vaquinhas daqui. Creio que não vá fazer muita diferença com o creme de leite que você encontra nos supermercados. Aliás, se preferir mais firme, não use creme de leite.

  3. Oi Marisa
    Adorei o seu Blog, copiei muitas receitas e acredito estar alguns quilos mais fofinha.
    Olha tenho uma receita de bolo de chocolate bem mais barato e facil que esse.
    Se tiver interesse faça e se aprovar pode postar sem problema algum.
    Ador cozinhar, as pessoas aqui em casa dizem que tenho uma boa mão, (as vezes acho que fiz uma porcaria), sempre falam que esta uma delicia, geralmente não gosto do que faço, e como muito pouco, apesar de ser bem gordinha.

    tentei colar a receita mais não consegui, se for de seu interesse me mande um email que te envio a receita.

  4. Pode fazer o teste do palito, espetando perto da borda (a uns 2 dedos dela), se sair limpo, está assado. Nesse bolo, é normal que ele fique um pouco cremoso no centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *