Gigantes da Horta

Não é conversa de pescador. A cebolinha acima chegou a 40 cm só de talo branco. Bem, é uma variedade que tem, de fato, um talo mais longo e o crescimento dele é estimulado plantando-o em uma cova funda e enterrando-o conforme vai crescendo. Apreciadíssima no Japão, pode ser consumida grelhada ou em pratos como o sukiyaki.

Esta é a batata com a qual se faz o konnyaku, uma espécie de gelatina. Vejo com certa frequência na Liberdade, mas nunca vimos uma deste tamanho. A maior chegou a 2, 2 kg. As duas mal cabiam em uma cesta onde o gato Romeu dormiria com certa folga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Culinária japonesa, curiosidades com as tags . ligação permanente.

7 Responses to Gigantes da Horta

  1. Marina diz:

    Ola Marisa,
    Isso é cebolinha? Juro que pensei que fosse alho poro!
    Abraços!

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa que isto? nunca vi nada igual, deve ser delicioso to com agua na boca, tb pensei ser alho poró, ela é doce,ou muita ardida, a horta da dona Margareth ta bombano heim. beijos.(d)

  3. LuMa diz:

    A horta aí deve ser muito fertilizada, heim, mamma mia,rs. Essa “cebolinhona” feita no shoyu requer só um arroz branco e mais nada! É primeira vez que vejo a batata do konnyaku, que maravilha. Aberta, terá consistência do cará ou será como o inhame? A propósito, o Romeu tem uma carinha de danado e bom de garfo,rs! Abraços.

    • Marisa Ono diz:

      LuMa, um amigo da família, não me lembro hoje se era pernambucano ou cearense, amava essa cebolinha tanto que comia como salada! No Paraná é mais comum, por aqui ainda não vi. Eventualmente encontro na Liberdade. A batata de konnyaku provoca irritação na pele, como as de inhame. Tanto que costumam cozinha-la inteira, sem sequer descascar. Depois de cozida, lembra o inhame, batida com água é bem viscosa.
      E Romeu é um gato preguiçoso (como a maioria dos machos da espécie, não caça, dorme boa parte do tempo e sai à noite) mas extremamente carinhoso.
      Diulza, a cebolinha comprida, cozida ou assada, tem uma doçura característica. Picadinha, jogada no óleo quente, levanta um cheirinho maravilhoso. Crua, tem um certa picância, sim.

  4. FLAVIO HIDEKI NIITSU diz:

    Olá Marisa.. Procurei Naga-Negui/Shiro Negui por todo o bairro da Liberdade e até no Ceasa-SP, mas não encontrei em lugar algum.. Você poderia me informar onde encontro essa Cebolinha Gigante na Capital-SP?

Os comentários estão fechados.