Outro Pão Sem Sovar

O pão que não exige sova fez sucesso e percebi que muita gente não faz pão porque não tem tempo nem energia para sovar uma massa. Um máquina de fazer pão ajuda, assim como batedeiras valentes. Mas resolvi fazer outro pão que também não exige sova, é muito fácil e gostoso. Só que a textura dele lembra mais para um bolo. Não sei chamo de pão-bolo ou cuca salgada (ai, vou levar pedrada dos gaúchos). Essa massa eu resolvi cobrir com coisas que estava habitando a geladeira há algum tempo, dividindo espaço com o trilobita: duas salsichas, alguns tomates, queijo e um pedaço de bacon. Mas poderia ter feito em uma forma para bolo inglês e cortado em fatias.

3 ovos

50 gramas de manteiga

15 gramas de açúcar

200 ml de leite morno

5 gramas de fermento biológico instantâneo seco (mais ou menos 1/2 colher de sopa rasa)

1 colher de chá de fermento químico em pó

350 a 400 gramas de farinha de trigo

1 1/2 colher de chá de sal

Bata os ovos com a manteiga, o açúcar, o sal e o leite. Adicione a farinha aos poucos, até formar uma massa pegajosa, um pouco mais pesada que um bolo. Adicione o fermento biológico, misture e junte o fermento químico.

Despeje em uma forma untada e deixe crescer. Se preferir usar uma cobertura, coloque-a só depois da massa levedar, pouco antes de leva-lo ao forno.

Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe um pouco, até ficar corado.

PS: Eu fazia essa receita com o dobro de manteiga. Fica mais gostoso, porém, mais calórico…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.