Flor de Abóbora

Estas são flores de abóbora japonesa, que chamamos de kabocha. Muita gente desconhece a flor amarela e bonita e muitos mais não sabem que delícia ela é.

Como podem ver nesta foto, ela é diferente da flor de abobrinha comercializada – quando se acha, porque eu mesma nunca vi para comprar, só ouvi falar. Ela não fica presa à abóbora quando ela cresce. Comemos somente as pétalas, passada em uma massa e frita como tempura. Nunca provei, mas disseram-me que o pistilo (a parte central da flor) é amarga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

33 Responses to Flor de Abóbora

  1. LuMa diz:

    Que flor bonita, e que delícia,rs! Aqui se come flor de abobrinha exatamente como vc sugere, em tempura. Fica crocante, e o seu sabor, muito delicado. Flor de kabocha deve render um bocado pelo tamanho de suas pétalas. Novidade pra mim foi saber que ela não fique presa à abóbora qdo cresce. Vendo e aprendendo! Belo post. Abraços!

  2. Tetsuo H diz:

    Plantei abobrinha em vazos na varando do apê, fiquei contente quando as flores começaram a aparecer, mas logo caíram todas, e os tempurás já eram…

  3. Cristiane Yumi Suzuki diz:

    Nossa, quanto tempo que não como flor de abóbora… são coisinhas que a gente só acha quando vai pra “roça”!
    Minha nonna fazia muito, chamava de fiori di zucca mas era feito como tempurá mesmo, só que a massinha era mais grossinha. Saudades de vó e de fiori di zucca…
    Beijos, Yumi

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Cristiane. Pouca gente conhece essa delícia. Bem, a flor não aguenta uma viagem e o ideal mesmo é colhe-la na horta e fazê-la no dia. Eu me contenho, porque senão não sobra uma flor para virar abóbora depois…

  4. Nina diz:

    rs…agora não sei se comi a flor da abóbora ou da abobrinha empanadas no domingo de Páscoa….

    bjo

  5. Chieko coutinho diz:

    Tenho um pé de abóbora no quintal da minha casa, porém ela não concegue segurar os frutos, antes mesmo de abrir a flor fica amarelas e caem, uqui devo faser?Isto é está faltando adubação específica.

  6. Carlos Teixeira diz:

    Prezada Sra. Marisa Ono,

    Plantei em meu quintal um pé de abobora, adubei com esterco de carneiro curtido, inicialmente dava muita flor sem dar frutos, até que nasceu um belo fruto, que está bem grande e saudável, porém, todos os outros que nascem, depois de + ou – uma semana, caem, o que pode estar acontecendo e o que devo fazer para sanar esse problema?

    Muito obrigado.

    Sds

    Carlos Teixeira

    • Marisa Ono diz:

      Carlos, não tenho ideia. Já experimentou entrar em contato com o pessoal do Globo Rural? Pelo que me lembro, eles têm um quadro para sanar esse tipo de dúvida.

  7. Moacir diz:

    Querem uma receita muito boa de flor de abobrinha,

    Coloque todos os ingredientes em um bowl misture ricota, mel, pinolis, majericao sal e pimenta a gosto faca um tempura com cerveja.
    Nunca comi flor de abobrinha ak no brasil, ak ela vem somente a flor ou vem com uma abobrinha pequena junto com a flor
    ?

  8. karina diz:

    Oi Marisa, você saberia me informar onde posso comprar flores de abóbora em SP?
    Grata,
    Karina

  9. maria adelaide diz:

    Podes sempre apanhar as flores e congelar fica igual.
    mas é uma marvilha
    experimenta

  10. Laura M Rainho diz:

    Comi a flor de abóbora empanada com farinha ovo e parmezon, depois frita. É uma delicia.
    Gostaria de saber onde é comercializada.

  11. Wiliam Nunes diz:

    Joguei uma semente de abóbora no jardim de casa e deu uma rama enorme e linda….está cheia, mas muito de flores mas até agora não apareceu nem sinal de uma abobrinha pelo menos…será que nao colherei nem uma? Pq está acontecendo isso?

    • Marisa Ono diz:

      William, o problema da abóbora é que existem flores macho e fêmea. Se a fêmea não for polinizada, não vai vingar nenhuma abóbora. Aqui em casa costumamos fazer a polinização manual.

  12. Wiliam Nunes diz:

    Faltou dizer que as flores abrem cada uma mais linda do que a outra mas caem da rama como se tivessem sendo cortadas….

  13. Ivete A. Amado diz:

    Marisa, bom dia!!!
    Eu adoro receitas com flor de abóbora – além de saborosas, me remetem à infância. Gostaria muito de fazer algum prato, mas, a dificuldade é encontrar locais que comercializem a flor. Você tem alguma dica?
    Obrigada!
    Ivete – São Caetano do Sul – SP

  14. dete diz:

    Gostaria de saber, que no meu quintal tenho um pé de abóbora muito bonito com flores, mas os frutos caem todos, por que? Existe alguma dica para se desenvolver???

  15. Selma maria da Silva de Araujo diz:

    Tenho uma rama enorme de abobora no quintal só que fui conferir depois de assistir video sobre a flor macho e a femea e vi que só tem flor macho será que vai dar aboboras ,algumas das flores estão caindo o que fazer?

    • Marisa Ono diz:

      Selma, algumas variedades precisam ser plantadas com outra, para que ocorra a polinização cruzada. É pouco provável que consiga abóboras só com um pé.

  16. Maria Helena diz:

    tenho um pe de abobora no meu quintal muito bonito , crescendo de vento em polpa, com muitas flores bem amarelas e grandes, da gosto de ver,abrindo todo dia, mais so flor macho,o que posso fazer pra que venha dar flores femea e de frutos. Me ajude por favor, Marisa Ono.

    • Marisa Ono diz:

      Maria Helena, de vez em quando acontece, por isso é interessante plantar mais de um pé de abóbora. Em alguns casos, planta-se junto com abóbora moranga (no caso de umas variedades de abóbora japonesa).

Os comentários estão fechados.