Jiló?!

“Que é isso?” – perguntei quando deparei com esse fruto verde, arredondado e enorme. “Jiló”. “Jiló?! Eu nunca vi um desse tamanho!”

Claro que comprei, não iria resistir a experimentar uma variedade tão diferente. Além do mais, gosto de jiló. A feirante até comentou: “O pessoal acha estranho e não compra…”

Em casa, cortado em fatias e fritinho, mostrou-se jiló de fato. Menos amargo, um pouco mais firme e gostoso.Foi só jogar um sal e atacar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

13 Responses to Jiló?!

  1. Myrna diz:

    jiló de Itu, só pode!!

  2. LuMa diz:

    O que é isso, mamma mia! Dá até pra fazer à parmigiana em vez de beringela, ou fazê-lo recheado! Mas com o seu amarguinho bom, nenhuma receita bate a simplicidade de lascas fritas, não é mesmo? A propósito, vc não acha que os jilós, os comuns, estão perdendo o sabor amargo ao longo dos anos? Se os agrônomos continuarem manipulando, não vamos mais comer jiló! Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      Se manipularem demais o jiló, ele vira uma beringela… LuMa, eu não sei se estão perdendo o amargor ou eu é que estou acostumada com o amargo. Adoro jiló frito! Com feijão então…

  3. Aline diz:

    Ganhei um jiló desse Marisa… é diferente desse que vc comprou, me refiro ao formato… o sabor eu não faço nem idéia pois quero levar pra faculdade e mostrar a todos… depois te conto e mando uma foto pra vc ver.

    • Marisa Ono diz:

      Esse jiló é mais firme que o outro. Ficou muito bom frito em fatias finas. E não achei tão amargo, o que é uma pena, porque gosto do amargor do jiló.

  4. christopher diz:

    Eu gosto do amargo do Jiló, mas quem não gosta, é só descascar grosseiramente, cortar em cubos, colocar dentro de um saquinho plástico com um pouco de farinha de trigo e sacudir e fritar.
    O sal é só polvilhar na hora de comer!
    adoro!!

  5. ciça diz:

    Ola Marisa,td bem? Eu ganhei umas mudas de jiló,só que foram crescendo e foi ficando estranho,quando apareceu os frutos,achavamos que seria beringela,mas ficaram enormes,e redondos.Só hj que descobrimos que era giló japones nesta página kkkkkk bjs ciça

  6. ciça diz:

    vou deixar alguns frutos para multiplicar minha plantação,e vou comer alguns que vc disse que são muito gostosos.Estou anciosa para experimentar rsrsrsrsrsrs

  7. Denis diz:

    tenho um pé desse jilo em minha horta e nasceu do nada e quando amadurecido ele fica roxo

  8. Silvio Bispo de Souza diz:

    gostaria de maiores informações sobre esse tipo de jiló,pois experimentei uma vez e gostei muito,porem não consigo acha-lo para comprar,se puderem me informar onde encontrar para compra,ficarei muito grato, resido na zona leste de São Paulo-Brasil,obrigado.

  9. Arnaldo Francisco diz:

    Silvio Bispo de Souza, esse e o jiló gigante, eu tenho sementes, e se você quiser
    mandarei gratuitamente.

    email [email protected]

    • Alessandro diz:

      Olá Arnaldo, tudo bem?
      Eu gostaria de receber a semente deste jiló sim se for possível eu agradeço
      Não sei ainda direito o nome dessa espécie, uns dizem jiló delícia outros dizem jiló gigante, de poder enviar por gentileza fico agradecido, tenha um bom dia

  10. maria Eunice Sanjiorato diz:

    Somos viverista e fazemos mudas deste jilo.
    eu particularmente adoro , por ser mais suave e menos amagos que os outros. Só não sei o nome dele!
    Se puder manda para meu email.

Os comentários estão fechados.