Chá com Emburana

Passei por uma loja que vendia ervas, chás, pomadas, óleos, argila, xarope de guaraná. Vi essas sementes e me perguntei de onde tinha ouvido falar. O dono disse que era bom para sinusite (oba, eu preciso disso, pensei). Comentei que eu tinha ouvido falar dessas sementes mas era em algo ligado à comida. “Experimenta colocar em um chá ou chocolate, é outra coisa!”

Bem, voltei para casa e vi que tinha lido no blog da Neide Rigo. Resolvi fazer um xarope com as favas e canela. E é gostoso! Se vai funcionar para a minha tosse ou rinite, não sei. Mas para esse frio que tem feito, combina bem com chá preto, gengibre, canela e um pouco de leite, em uma versão tupiniquim do tchai latte.

Para o xarope usei 10 favas de emburana, 1 xícara de água e cerca de 1/2 xícara de açúcar. Também juntei 1 pedaço pequeno de canela. Fervi até a calda ficar dourada e um pouco espessa.

Para o chá, usei 1/2 xícara de água quente para 1 saquinho de chá preto. Deixei descansando por algum tempo, até obter um chá forte, mas não amargo. Temperei com a calda de emburana, 1 fatia fina de gengibre e um pouco de leite quente.

Da próxima vez vou experimentar com chocolate…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, curiosidades, receita. ligação permanente.

9 Responses to Chá com Emburana

  1. ana maria diz:

    Então, Marisa, achei legal a receita e adoro chá. Mas onde encontrar as tais favas?
    Abs.
    Ana
    PS. Estou de olho nas suas voltas a Liberdade e quem sabe tem novidades com as máquinas de pão.

    • Marisa Ono diz:

      Ana Maria, as favas de Emburana (amburana) são encontradas em lojas de ervas. Na medicina popular tem fama de ser bom para tosse…

  2. Tadeu diz:

    A emburana eu encontrei pela internet em um emporio que vende tudo a granel a partir de 100 gramas e mandam em casa. Achei super prático, bons produtos e entregam corretamente.
    O site é http://www.emporiosabordaterra.com.br

    • Marisa Ono diz:

      E a oportunidade de entrar em uma casa de ervas medicinais e itens de umbanda, onde fica? Sem falar no como é interessante conversar com o vendedor e perguntar como usam isso ou aquilo…

  3. marli diz:

    onde encontrar semente de pitaia

  4. eder diz:

    Marisa, entendo quando vc diz que comprar direto na casa de ervas pode ser muito proveitoso, mas, e quando não existem as referidas casas? Pequenas cidades muitas vezes não tem nada semelhante e o recurso é apelar para a internet. Além do mais nem todos que procuram plantas são ligados a umbanda ou tem interesse nela.

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Eder, eu também não tenho nenhuma ligação com umbanda mas isso não me impede de entrar em uma loja para ver o que há. Outro dia namorei uma cesta bonita numa dessas lojas. Também não sou católica mas na minha adolescência ia até um seminário comprar um pão delicioso que faziam lá. Mas também é possível comprar através da internet, existem empresas que comercializam especiarias. A Bombay talvez seja a mais conhecida e com a maior variedade: http://www.bombayherbsspices.com.br/

  5. Sou de Minas e hoje trabalho no interior de SP, lá no sítio em Minas tenho vários pés de emburana produzindo sementes e sempre tenho as mesmas comigo, que considero um santo remédio pra tudo, tenho a emburana, a raiz de uma erva chamada chapixinha (Não sei se é assim que se escreve) e o levedo de cerveja como os principais ingredientes para a manutenção da saúde. Quem tiver problemas com dor de cabeça e enxaqueca, a emburana e a chapixinha é um ótimo remédio, eu pessoalmente uso continuamente e com mais frequência nos problemas de gripe e resfriados, dor de garganta e tosse, problemas com dor de cabeça e enxaqueca não tenho.
    Um grande abraço a todos!
    Eliseu

Os comentários estão fechados.