Jardim Meio Hectare

Há muito eu queria conhecer o restaurante Jardim Meio Hectare (R Thomaz Gonzaga, 65 , Liberdade). Afinal, uma casa que tem coragem de colocar “intestino grosso de porco frito” no cardápio, merece meu respeito. Primeira surpresa: atendimento em português (uma das funcionárias é brasileira).

Começamos com gyoza de porco grelhado. À primeira mordida, uma alegria: o gyoza deles é suculento. Sem excessos de alho, gengibre ou temperos fortes, estava muito bom. Mas aviso que tem bastante nirá (uma verdura parecida com a cebolinha, porém com as folhas chatas, com um aroma que lembra o alho). Não é todo mundo que gosta dessa verdura.

O macarrão frito deles também não abusava de temperos fortes. Levemente adocicado, com macarrão bem firme e com alguns pontos crocantes, muita verdura, levava carne bovina e frango. Há muito tempo que não comia um tão bom.

Mas o prato que eu mais gostei mesmo foi a massa branca com frutos do mar. Não conhecia esse macarrão largo, sem ovos. A textura, bem mais macia que a massa do macarrão frito, veio em tiras largas e finas, com muito broto de feijão. O tempero também era bem suave. Depois é que descobrimos que um dos potes em cima da mesa continha óleo de pimenta. Aí ficou melhor ainda!

E o famoso intestino grosso de porco frito? Bem, esta não foi a primeira vez que provei. Já tinha comido salteado, com um molho muito condimentado. No Jardim Meio Hectare, ele é bem mais macio, o tempero era meio carregado no Five Spices (anis estrelado, pimenta Szechwan, cravo, canela, fennel). A textura lembrava dobradinha. Sim, tem um cheirinho meio estranho, não foi a coisa mais gostosa que já comi, mas também não foi a mais infame. Não voltaria a comer, já satisfiz minha curiosidade. Mas certamente voltarei ao Meio Hectare para provar de outras coisas. Vi que em outra mesa pediram siris e umas panquequinhas…

Só mais uma dica: não vá lá sozinho. As porções são grandes, para 2 pessoas com fome.

E até lá, outro restaurante ganhou meu respeito:

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, dicas com as tags , , , . ligação permanente.

12 Responses to Jardim Meio Hectare

    • Marisa Ono diz:

      Experimente ir, Daniel. De preferência, com um grupo de amigos. O cardápio é bem diferente do convencional e, pelo que vi, a comunidade chinesa adora. Eram poucos os clientes que falavam português…

  1. Myrna diz:

    Marisa, foi ÓTIMO conhecer um bom lugar em boa companhia!! Fazia anos que a gente não ia à Liberdade e o almoço de ontem foi muito bom, obrigada pela escolha!

    • Marisa Ono diz:

      Eu é que agradeço, Myrna. A companhia foi ótima! E o restaurante foi um achado, não? A comida é boa e foge bastante do padrão de comida “oriental” que se tornou bastante popular…

  2. Dri Simizo diz:

    O LP matou a vontade de comer o “intestino grosso”? =) Ainda bem q é frito, se fosse cozido acho q o cheiro seria mais forte.
    Sábado no jantar comemos uni lá no Izakaya Issa. Dica da Nath. Veio com limão e wasabi. Com arroz ficou gostoso!

    • Marisa Ono diz:

      Dri, uni não me traz boas lembranças. Morei perto do mar por algum tempo, lembro de ter aberto alguns, mas não me lembro do gosto. Só me lembro de um cheiro forte. Mas izakaya é uma ótima pedida. Nos que fui, tive a chance de provar muita coisa em uma noite só.
      Verdade, Myrna. Além das massas, haviam opções de pratos com porco, pato, frutos do mar, arroz, vegetais refogados, sopas… Creio que o melhor mesmo era ter chegado um pouco mais tarde, dado uma olhada nas outras mesas e pedir. Eu não sei o que era aquela tigelona com frutos do mar da outra mesa e fiquei um tanto quanto frustrada por não ter 3 estômagos e metabolismo de recordista japonês em comilança (daqueles que comem 50 cachorros-quentes em 12 minutos, por exemplo).

  3. Myrna diz:

    Verdade, Dri, do jeito que eles servem lá, o sabor e o cheiro nem lembram intestino. Pensando bem agora, lembra alguns daqueles sanduíches de pernil vendidos em carrinhos/barracas. Vem um cheiro de “porcão” enquanto se mastiga, nada muito mais ofensivo – o Five Spices fez milagres. Se tivesse só intestino frito, iria bem com muita pimenta e arroz branco. LP vai ter que achar mais gente para dividir 😛 se for para experimentar, uma porção dá para umas 10 pessoas! Mas para fazer a refeição, acho que 4 dão conta, não é, Marisa? Além de exótico, aquilo alimenta bem. Mas já que o local tem um cardápio tão extenso e tantas coisas tão apetitosas… só se a curiosidade for ENORME!

  4. Esse intestino de porco eu vi um nabe à venda por aqui…mas não experimentei.
    Pode-se dizer que este restaurante é sincero desde o cardápio!

    Esse japa do cachorro quente…magrinho que só ele…ôooo inveja q tenho… ando engordando só de respirar ultimamente…

    • Marisa Ono diz:

      Alexandre, para minha infelicidade, eu sempre fui gorda. Há alguns anos consegui equilibrar um pouco a balança. Mas agora, próximo de virar a curva dos 45, vejo que meu metabolismo também não é aquela coisa. Mas não invejo o japonês, não. Pelo que sei, esses recordistas geralmente possuem algum transtorno no sistema digestivo.

  5. Adoro esse restaurante. Entramos lá na primeira vez meio por acaso, à procura de um lugar que tivesse mais “nativos” que ocidentais, e agora ele e o Rong-He são os preferidos aqui de casa!
    A Josie e super fofa e o frango com gengibre é incrível: suculento, macio, firme e bem temperado. Delícia!

  6. Renato Murakami diz:

    Estive no Jardim Meio Hectare num dia de casa vazia.
    Quem nos atendeu, acredito que fosse a proprietária: uma senhorinha muito simpática, que fala pouquíssimas palavras em portugues.

    Por não saber o tamanho das porçoes, minha mulher e eu exageramos no pedido:
    1 porção de guioza – pedimos frito, e lá veio ele com a massa levemente dourada e um recheio suculento (com um elemento surpresa pra mim: o coentro)
    1 porção de bucho apimentado – AEEEEEEEEE… minha mulher ficou longe, enquanto eu me esbaldava com aquela iguaria. Sem duvida, vou pedir SEMPRE que for lá (já tinha comido no Hong Re, mas ão fiquei muito fã). Que tempero era aquele??? Pode parecer um sacrilégio, mas me lembrou muito o caldo do Tchampong. Com bastante alho e cebolinha, fora a pimentinha na medida certa para fazer um caboclo suar de felicidade!!!
    1 yakimeshi – esse foi o único prato sem surpresas.
    1 taiwan xiaomieng (é assim que escreve?)- um “yakissoba” bem refrescante e leve, com moyashi e pimentoes frescos!
    1 mapo-tofu – sem comentários! o melhor mapo-tofu que já comi na minha vida. Melhor que da minha batchan! E olha que é difícil… (destaque para o leve aroma de missô, no meio daquela fragrancia picante)

    Nota 10… quero comemorar meu aniversário, aniversário de casamento, aniversário das filhas… enfim, tudo! no jardim meio hectare!

    • Marisa Ono diz:

      Renato, o tempero do bucho, quando comi, era o five spice, que é à base de anis estrelado, pimenta de Sichuan (também conhecida com fagara), cravo, canela e funcho. É uma mistura muito aromática, que mascara o cheiro forte do bucho. E as porções são grandes, sim. Ir sozinho é roubada. No dia, o que achei engraçado mesmo foi o fato deles estarem escutando música sertaneja. Devem de achar engraçado o som, o ritmo, sei lá…

Os comentários estão fechados.