Ramune

Como resistir a uma bebida que vem em uma garrafa de formato diferente, de cor verde e nos sabores melão e kiwi?

Outra característica dos ramunes é a bolinha de vidro. Ela impede que a bebida escorra muito rapidamente.

Porquê dessa bolinha? Confesso que não pesquisei e aceitei a explicação dada pelo meu pai, há muitos  anos: essa bolinha era para impedir que o refresco escorresse de uma vez e alguma criança engasgasse com a bebida gasosa. Aliás, nem tão gasosa, assim. Pálida de sabor, com menos gás, adocicada é bem sem-graça.

Mas talvez outros sabores sejam mais interessantes, como o sabor curry ou wasabi, da Kimura:

http://www.kimura-drink.co.jp/index1/ramune-toku/

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, curiosidades, Goela Abaixo com as tags . ligação permanente.

5 Responses to Ramune

  1. andrea diz:

    Ai, vou confessar todo ano eu vou na Liberdade e compro um Ramune de cada cor só porque gosto da embalagem retrô. Até deixei um verde limão e rosa pink radioativo lá no Rio com a Bia.

  2. Cristiane Yumi Suzuki diz:

    Marisa, meu pai dizia que a bolinha era para preservar o pouco gás que a bebida tinha. Eu não sei se era isso mesmo, pq. nunca fui atrás e só achei algo sobre ela aqui no Delícia.
    Beijinhos, Yumi

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Yumi, quando eu era criança, meu pai vivia falando para eu beber água ou refrescos gelados devagar, para não engasgar e não esfriar a traquéia. Dizia que ela poderia contrair e eu podia morrer asfixiada. Creio que o pessoal da época dele acreditava muito nisso e tinha medo que as crianças se sufocassem. Mas hoje, o fato é que o formato original e único da garrafa do ramune sempre chamam a atenção. E, pelo que me lembro, é quase um símbolo do verão japonês. Ele aparecia em todos os cantos: lojas de conveniência, barraquinhas na praia, em tanques gelados nos supermercados.

  3. Cristiane Yumi Suzuki diz:

    Marisa, lembrei disso também. Meu pai falava que a bolinha era pro líquido não entornar de uma vez só na garganta!!!
    Ele dizia que sentia o gosto da terra dele (Hitachi, em Ibaraki – você conhece?) quando bebia Ramune, pq. o sabor permanecia idêntico desde sempre…
    Beijos, Yumi

  4. Daiane diz:

    Oi nunca tomei mais estou louca para experimentar, acredito que aqui em Santa Catarina não vou encontrar, mais tenho um amigo que vai abrir um restaurante Japones e gostaria de indicar para ele, Ê um refresco individual? Onde podemos encontrar? E vcs sabem + ou – o valor de cada um? obrigada Daiane

Os comentários estão fechados.