Sopa Picante e Ácida de Camarão

Uma vez tomei uma sopa ácida e picante em um curioso restaurante em Hamamatsu. Aliás, tudo era bem curioso naquele lugar. Funcionava em um tipo de pensão, uma casa enorme, cercada de um jardim, mas em uma rua muito escondida e estreita. Havia uma loja com roupas e objetos asiáticos, num jeitão bem hippie. O restaurante era pequeno, com mesas baixas, almofadas e muitas velas acesas. Recebia poucos clientes durante a semana. O dono e uma ajudante davam conta da cozinha e o atendimento era bem gentil. A sopa era o Tom Yam.

Bem, eu queria voltar ao tempo e espaço, mas isso é impossível. Sem folhas de kafir, sem galangal, mas com gengibre, capim limão, folhas de limão rosa e coentro do norte frescos, vivos, na horta, fiz uma adaptação. É uma sopa muito fácil e rápida.

500 gramas de camarão com casca e cabeças

5 xícaras de água

1 talo de capim limão (isso mesmo, usei a parte branca e deixei as folhas para um chá)

4 a 5 folhas novas de limão rosa (ou limão cravo, como também é conhecido)

1 pedaço de cerca de 5 cm de gengibre, fatiado

1 dente de alho

1/2 colher de sopa de pasta de pimenta (usei a coreana, por conta da cor viva; poderia ter usado a pasta de pimenta chinesa tobanjan ou uma pasta caseira)

Algumas folhas de coentro

Molho de peixe (nampla) e suco de limão à gosto

Tomate firme, picado em cubos, pimenta doce (às vezes chamada de americana) picada em cubinhos, cogumelos, rodelas de cenoura aferventadas para decorar.

Descasque os camarões. Leve as cascas e cabeças ao fogo com 4 xícaras de água. Deixe levantar fervura. Escorra, esprema com as costas de uma concha e reserve o caldo.

Em 1 xícara de água, ferva o talo de capim limão, algumas folhas novas de limão rosa, o gengibre fatiado e o dente de alho ligeiramente esmagado (bati a lateral da faca sobre ele) por cerca de 5 minutos. Escorra e junte esse “chá” ao caldo de camarões. Adicione a pasta de pimenta. No caso da pasta coreana, é preciso diluir em um pouco de água, já que é uma pasta bem consistente, lembrando quase uma goiabada.

Pouco antes de servir, aqueça o caldo, junte alguns camarões temperados com sal e um pouco de limão, um pouco de tomate picado, fatias de cogumelos, 1 folha de limão cortada em tirinhas e um pouco de pimenta doce ou pimentão colorido. Ferva até que os camarões fiquem cozidos, tempere com molho de peixe (nampla) à gosto, sal e coentro picado. Eu coloquei algumas flores de cenoura cozidas para decorar. Na hora de servir, acrescente suco de limão à gosto. Ou deixe que cada um se sirva à vontade.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, receita, sopas com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Sopa Picante e Ácida de Camarão

  1. Mariana Takagui diz:

    Nossa essa sopa deve ter ficado divina! Eu acho q toda comida q se faz com nosutarugia (boa) é convidativa a ter boas percepções gustativas! Aqui na minha cidade o limão que você usou é chamado de capeta… Nunca antes eu tinha escutado falar que ele tem eses 2 outros nomes…

  2. Pingback: Tweets that mention Delícia » Sopa Picante e Ácida de Camarão -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.