Okonomiyaki

Em uma pesquisa rápida no Google vi que muitos chamam o okonomiyaki de “pizza japonesa”. Acho curioso, porque é uma panqueca grossa. Como a pizza, é popular, pode receber recheios diversos e tem que ser comida quente. Fui a uma casa de okonomiyaki no Japão. É um restaurante sem cozinheiro, por assim dizer. Escolhido o recheio, uma funcionária liga a chama da chapa no meio da mesa, serve bebidas e vem com tigelas contendo a massa e o recheio. Os molhos para cobertura já estão em uma bandeja ao lado. Quem prepara o prato é o próprio cliente.

Também comi okonomiyaki em festivais. Aliás, comer é uma boa opção nesses eventos. As barraquinhas vendem refrigerantes, raspadinhas (no verão, claro), algodão-doce, milho assado, frango frito, espetinhos, yakisoba, doces como o taiyaki e o imagawayaki e, claro, o okonomiyaki, que pode ser comprado em uma porção inteira ou meia porção.

Há muito tempo que me pedem uma receita de okonomiyaki e eu relutei muito. É um prato típico, é popular, pode ser feito em casa sem grandes malabarismos mas… eu não acho especial. Para mim, é um panquecão. Não é ruim, mata a fome e pode ser feito em menos de meia hora. Se não fosse tão típico, iria para a categoria “Cozinha do Desespero“.

100 gramas de cará, descascado e picado

100 ml de água ou caldo (dashi)

100 gramas de farinha de trigo

1 ovo

200 gramas de repolho picado

1/2 cebola média, cortada em fatias finas

Gengibre em conserva (benishôga) à gosto

Fatias de carne de porco

2 ovos (opcional)

Ketchup, molho inglês, molho de sopa, mostarda e maionese (para a cobertura)

Coloque o cará, o ovo, o caldo (ou água; neste caso, adicione um pouco de hondashi ou kombudashi industrializado) e a farinha em um multiprocessador. Bata até formar uma massa lisa. Bata mais um pouco para que incorpore um pouco de ar. Tempere com sal.

Despeje a massa em uma tigela e junte o repolho, a cebola e o gengibre em conserva picado. Se quiser, adicione camarões, lulas, nirá (aquela cebolinha com folhas achatadas e aroma forte), cebolinha, cogumelos… Bem, praticamente qualquer coisa que goste. Só não exagere, porque a massa precisa envolver bem tudo, senão você acabará com um refogado e não uma panqueca.

Aqueça uma frigideira untada com óleo. Disponha fatias finas de carne de porco. Despeje metade da massa e deixe que frite em fogo moderado, até firmar ligeiramente e ficar bem dourado por baixo.

Quebre um ovo (opcional) no centro da panqueca. Com a ajuda de duas espátulas, vire a panqueca. Como isso requer uma certa prática, talvez seja melhor escorregar a panqueca para um prato, quebra o ovo na frigideira e virar a panqueca com a parte ainda crua sobre ela. Deixe no fogo por mais alguns poucos minutos, até cozinhar.

Sirva coberto com um molho para okonomiyaki. Como nem sempre é possível encontra-lo em lojas de produtos orientais ou supermercados, eu misturo ketchup, um pouco de mostarda forte (do tipo mais ardido, o karashi), molho inglês e shoyu. O molho não é muito líquido. Ajuste a seu gosto. É costume servir com um pouco de maionese em cima. Se tiver tempo e disposição, coloque a maionese em um saco de confeiteiro com bico fino e faça listras, traços, zigue-zagues, etc. Se gostar, polvilhe alga nori verde (em floquinhos finos, secos) e lâminas de bonito seco (hana katsuo).

PS: não confunda cará com inhame. Inhame (também chamado de taro) não pode ser comido cru. Cará é maior, pode ser consumido cru. Em comum, ambos são visguentos.  A Neide Rigo do blog Come-se comenta mais sobre esses dois tubérculos

http://come-se.blogspot.com/2007/06/inhames-e-cars.html

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

21 Responses to Okonomiyaki

  1. Esse é um dos pratos japoneses que eu tenho muita vontade de experimentar, o vi pela 1ª vez em um dorama e no canal Cooking with the dog, no Youutube (http://www.youtube.com/watch?v=PeUHy0A1GF0. É de dar água na boca *o*

  2. Pingback: Tweets that mention Okonomiyaki: -- Topsy.com

  3. rs… eu tinha feito um post há mto tempo atrás sobre okonomiyaki e estava lá “Okonomiyaki, a pizza japonesa” hahahaha mas já troquei
    Eh, não tem nada a ver com pizza mesmo…
    Eu gosto de okonomiyaki. Justamente por ser fácil e versátil.

    Gosto de uma rede de Okonomiyaki, que faz à moda de Osaka… é bem gostoso e baratinho.

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Alexandre, quando eu vou em uma pizzaria, não espero que me tragam a massa e instruções para assar uma pizza no forno a lenha. Por outro lado, talvez até exista um disk-okonomiyaki, mas não me parece ser muito comum. O fato é que existem várias receitas. Já comi com frutos do mar e aquela com yakisoba no meio.

  4. Yoko diz:

    Fazia muito okonomiyaki quando criança! Panquequinha que vale por um bifinho (já que minha mãe não comprava danoninho). Hum… Acho que vou fazer pra janta!

  5. campielo diz:

    COMI OKONOMIYAKI FEITO COM CAMARAO E LOMBO SUINO. JÁ QUE É UM PRATO TIPICO DE HIROSHIMA FICARIA INTERESSANTE RECHEADO COM OSTRA.APÓS A INVASAO DE NIHON PELOS AMERICANOS É QUE DEVE TER SURGIDO ESTA COBERTURA DE CATCHUP COM MAIONESE.

  6. Ines diz:

    okomomiaki de hiroshima eo melhor do mundo.
    que saudades

  7. Kuba, Manoel diz:

    Não existe melhor “Okonomi”, do que o de Hiroshima, vivi lá por 15 anos…saudades

  8. natalia diz:

    gostaria da receita do molho como fazer o molho de Okonomiyaki e molho para yakissoba
    aguardo a receita
    obrigada

  9. natalia diz:

    é estilo barbecue,
    ta mas em relaçao a o molho do yakissoba vc tambem compra
    se souber me manda por e-mail
    grata

  10. natalia diz:

    estava vendo este video e gostaria de saber se vc sabe
    qual verdura é esta que ela raspa e vira uma gosma
    http://www.youtube.com/watch?v=PeUHy0A1GF0
    ta ai o video

  11. Tsuneyoshi Asakura diz:

    Querida Marisa, parabéns pelo site especialmente nesse capítulo que trata do famoso OKONOMIYAKI, iguaria adorada pelos japoneses e porque não por muitos brasileiros também. No Brasil, acredito que ainda é bastante desconhecido, a não ser para aqueles que apreciam restaurantes japoneses, fugindo do tradicional SUSHI. Conheci seu site porque minha esposa na semana passada pediu-me para fazer uma tradução de uma embalagem de utensílios para fazer o OKONOMIYAKI, que nós trouxemos do Japão. Morei por 18 anos no Japão na região de Kinki (Shiga ken) e em Mie-Ken, na cidade de Tsu. Minha esposa adora esse prato. Nós, vira e mexe estávamos em restaurantes especializados. O interessante que no Japão, tudo gira em torno de facilitar o dia-a-dia das pessoas, e por isso, tínhamos à venda nos supermercados, uma farinha preparada , temperada para o preparo do prato. Basta juntar os ingredientes,seguir os passos e pronto. Mas,para os próximos dias, vamos preparar o prato, seguindo suas intruções. O nosso favorito é o OKONOMIYAKI à la “Osaka-fu”, ou à moda de Osaka. Eu sugiro que aos poucos criemos esse prato com variações adaptadas para o gosto brasileiro (ingredientes), assim como ocorreu com a famosa pizza italiana. Um abraço,

  12. Tsuneyoshi Asakura diz:

    Querida Natália, assisti ao vídeo também. Quanto à verdura (no caso, um tubérculo), é o YAMAIMO, conhecido aqui pelos brasileiros como CARÁ. É um legume que você descasca e passa no ralador, saindo aquela “gosma” como você comentou. A função dela é acima de tudo ajudar a dar liga no preparo do OKONOMIYAKI. Um abraço,

  13. Regina Linhares diz:

    Comi okonomiaky no em Tokyo r foi bem diferente do que você descreveu. Sentamos em um balcão e o atendente fez em uma chapa quente um tipo de panqueca, repolho, lua e um molho denso escuro, tipo o tarê, depois quebrou um ovo que ficou exatamente do tamanho da panqueca e cobriu com mais lua e mais molho. Felizmente, sem maionese ou katchup. Foi maravilhoso. Tentei comer na Liberdade, mas nem no sonho se parece com o de Tokio.

  14. Regina Linhares diz:

    Eu quis dizer, lula.

Os comentários estão fechados.