21 Comments

  1. rs… eu tinha feito um post há mto tempo atrás sobre okonomiyaki e estava lá “Okonomiyaki, a pizza japonesa” hahahaha mas já troquei
    Eh, não tem nada a ver com pizza mesmo…
    Eu gosto de okonomiyaki. Justamente por ser fácil e versátil.

    Gosto de uma rede de Okonomiyaki, que faz à moda de Osaka… é bem gostoso e baratinho.

  2. Marisa Ono

    Bem, Alexandre, quando eu vou em uma pizzaria, não espero que me tragam a massa e instruções para assar uma pizza no forno a lenha. Por outro lado, talvez até exista um disk-okonomiyaki, mas não me parece ser muito comum. O fato é que existem várias receitas. Já comi com frutos do mar e aquela com yakisoba no meio.

  3. Fazia muito okonomiyaki quando criança! Panquequinha que vale por um bifinho (já que minha mãe não comprava danoninho). Hum… Acho que vou fazer pra janta!

  4. campielo

    COMI OKONOMIYAKI FEITO COM CAMARAO E LOMBO SUINO. JÁ QUE É UM PRATO TIPICO DE HIROSHIMA FICARIA INTERESSANTE RECHEADO COM OSTRA.APÓS A INVASAO DE NIHON PELOS AMERICANOS É QUE DEVE TER SURGIDO ESTA COBERTURA DE CATCHUP COM MAIONESE.

  5. Tsuneyoshi Asakura

    Querida Marisa, parabéns pelo site especialmente nesse capítulo que trata do famoso OKONOMIYAKI, iguaria adorada pelos japoneses e porque não por muitos brasileiros também. No Brasil, acredito que ainda é bastante desconhecido, a não ser para aqueles que apreciam restaurantes japoneses, fugindo do tradicional SUSHI. Conheci seu site porque minha esposa na semana passada pediu-me para fazer uma tradução de uma embalagem de utensílios para fazer o OKONOMIYAKI, que nós trouxemos do Japão. Morei por 18 anos no Japão na região de Kinki (Shiga ken) e em Mie-Ken, na cidade de Tsu. Minha esposa adora esse prato. Nós, vira e mexe estávamos em restaurantes especializados. O interessante que no Japão, tudo gira em torno de facilitar o dia-a-dia das pessoas, e por isso, tínhamos à venda nos supermercados, uma farinha preparada , temperada para o preparo do prato. Basta juntar os ingredientes,seguir os passos e pronto. Mas,para os próximos dias, vamos preparar o prato, seguindo suas intruções. O nosso favorito é o OKONOMIYAKI à la “Osaka-fu”, ou à moda de Osaka. Eu sugiro que aos poucos criemos esse prato com variações adaptadas para o gosto brasileiro (ingredientes), assim como ocorreu com a famosa pizza italiana. Um abraço,

  6. Tsuneyoshi Asakura

    Querida Natália, assisti ao vídeo também. Quanto à verdura (no caso, um tubérculo), é o YAMAIMO, conhecido aqui pelos brasileiros como CARÁ. É um legume que você descasca e passa no ralador, saindo aquela “gosma” como você comentou. A função dela é acima de tudo ajudar a dar liga no preparo do OKONOMIYAKI. Um abraço,

  7. Marisa Ono

    Talvez um dia o okonomiyaki se torne popular por aqui. Por enquanto, pelo que vejo, são poucos lugares que fazer e pouca gente que conhece.

  8. Regina Linhares

    Comi okonomiaky no em Tokyo r foi bem diferente do que você descreveu. Sentamos em um balcão e o atendente fez em uma chapa quente um tipo de panqueca, repolho, lua e um molho denso escuro, tipo o tarê, depois quebrou um ovo que ficou exatamente do tamanho da panqueca e cobriu com mais lua e mais molho. Felizmente, sem maionese ou katchup. Foi maravilhoso. Tentei comer na Liberdade, mas nem no sonho se parece com o de Tokio.

  9. Marisa Ono

    Ih, são tantas coisas. Para começo de conversa, não temos uma variedade de repolho indicada para okonomiyaki. Então, o jeito é fazer com o que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *