Sopa de Fiapos e Togan

Comentei sobre o togan aqui. Hoje, depois de exagerar no almoço dos dias das Mães, queria algo leve, magro e quente, já que as noites andam mais frias. Resolvi fazer uma sopinha bem simples com o togan, que não tem gosto de nada, só para fazer um certo volume e dar uma sensação de saciedade.

É simples. Cortei em cubinhos um pedaço de togan. Cozinhei com água, até que ficasse muito macio, quase transparente. Adicione caldo de frango (bem neutro, como o que fiz para o Foo), ou caldo de alga kombu (kombu dashi), ou caldo de camarão. Eu juntei um pouco de carne de siri desfiada, comprada congelada. Adicionei um pouco de molho de soja para dar cor e sabor, tendo cuidado para não salgar demais. Depois de tudo fervido, despejei um ovo e misturei bem para formar os fiapos. Por fim, cebolinha picada à gosto.

Se preferir um sabor mais “asiático”, junte um pouco de gengibre fresco ralado ou suco de gengibre. Para algo com uma inspiração do sudeste asiático, adicione um pouco de molho de peixe (nampla) no lugar do shoyu, substitua o siri por camarões pequenos e substitua a cebolinha por coentro. Ou experimente adicionar um pouco de pasta de pimenta vermelha, óleo de gergelim… Enfim, trata-se apenas de um caldo claro com fiapos de ovos. Como o togan ainda não é muito popular no Brasil, creio que poderia ser substituído por chuchu ou caxi.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, receita, sopas com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Sopa de Fiapos e Togan

  1. Sayuri diz:

    Oi marisa! muito nostálgico pra mim esse post, minha vó sempre fazia sopa de togan, que ela plantava no fundo de casa dela quando eu era bem pequena… fiquei anos sem comer porque o pessoal de Okinawa chama de “subui” e não de togan, até me mudar pra São paulo e descobrir que é até que comum nos mercados da Liberdade, só que com outro nome. Sempre que vejo dá aquela vontade de comprar, que nem sempre se concretiza pela dificuldade de carregar um subui no metrô. Adoro seu blog, principalmente as receitas de comida japonesa.

Os comentários estão fechados.