French Toast

Ora, direis, isso é rabanada. Não é, não. Para mim, rabanada exige um pão próprio para rabanada, parecido com o nosso filão, mas com a massa mais compacta. Pelo menos era esse pão que usávamos no Rio de Janeiro, nos tempos da Guanabara. Na padaria próxima à nossa casa, costumavam fazer esse pão perto do Natal. E acabava sempre cedo. Com isso, acredito que muita gente gostava de rabanada e que tinha muito português por aqueles lados.

E o que há de diferente neste pain perdu? Bem, ele é feito com creme, bom óleo de baunilha e é caramelado…

2 ovos (usei ovos caipiras, são mais saborosos e conferem uma linda cor amarela)

100 ml de creme de leite fresco (se não encontrar, tente com o creme de leite em caixa, da Parmalat, ou o creme em lata, com soro)

100 ml de leite

3 fatias de pão de forma

Óleo de baunilha (se encontrar; senão, use essência)

Açúcar

Manteiga

Bata os ovos. Adicione o creme, o leite e o óleo de baunilha. Bata um pouco mais e passe por uma peneira. Vire em uma bacia ou prato fundo.

Corte as fatias de pão na diagonal.

Aqueça a frigideira e derreta uma colherada de manteiga.

Passe as fatias de pão na mistura de ovos, deixe que absorvam bem o líquido, escorra e frite. É melhor fazer isso aos poucos. Na minha frigideira couberam 3 triângulos de cada vez.

Frite até que dourem ligeiramente. Vire com cuidado e deixe que fritem do outro lado. Vá adicionando manteiga conforme o necessário.

Coloque as fatias na frigideira novamente. Com a ajuda de uma peneira pequena, polvilhe açúcar. Vire. Polvilhe açúcar do outro lado. Deixe que tostem ligeiramente. Eventualmente, com a ajuda de uma espátula, faça os triângulos andarem um pouco na frigideira para que peguem o caramelo que se forma no fundo. Vire e deixe que o açúcar caramele do outro lado. Talvez seja necessário polvilhar novamente cada lado com açúcar, dependendo da quantidade usada de cada vez. Faça isso com todos os pedaços de pão.

Passe-os para os pratos. Sirva com compota. No caso, usei uma compota de ameixas que fiz em casa, porque estava rendendo há uns dias por aqui e porque é mais fotogênico, mesmo. Mas ficaria bom também com bananas, maçãs, peras.

Sirva imediatamente, enquanto a crosta caramelada ainda está ligeiramente crocante.

PS: Se não gostar de baunilha, pode aromatizar com canela: ferva o leite com um pedaço de canela e deixe pegar gosto por algum tempo. Ou ferva com sementes de emburana, cumaru, casca de limão…

Rende de 3 a 6 porções (depende da gulodice)

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.