Torrone de Amendoim

Há muito tempo eu tinha um pacotinho de hóstias, compradas no Empório Chiappetta. Foi uma compra por impulso. Quando voltei para casa, não tinha idéia do que fazer com elas.

Hoje, vendo um punhado de amendoins torrados que já estavam rendendo, mais uma receita de torrone em uma edição da revista Cucina Italiana, resolvi fazer uns “torrones”. Bem, a receita pedia amêndoas, pistaches, casca de laranja, mel de flor de laranjeira, baunilha em fava e açúcar. Só aproveitei a “base”, um merengue cozido com mel e açúcar.

400 gramas de amendoim torrado e sem pele. Eu usei o amendoim cavalo, que é mais macio

40 gramas de claras

100 gramas de mel silvestre

100 gramas de açúcar cristal

30 ml de água

1 pacote de hóstias Host Toasts

Pique metade do amendoim com uma faca, irregularmente. Deixe a outra metade inteira.

Leve a clara e o mel ao banho-maria, em fogo baixo e bata com uma batedeira, até crescer e espumar. Enquanto isso, leve ao fogo a água e o açúcar até formar uma calda espessa. A calda escorre lentamente da colher e forma um fio grosso, pastoso. Despeje quente sobre a clara, sem parar de bater.

Junte o amendoim. Ainda no banho-maria, cozinhe até que a mistura fique mais pesada, colando um pouco os pedaços de amendoim. Em caso de dúvida, pingue um pouco da massa em uma superfície fria. Forma uma massa macia, pegajosa e não deforma.

Deixe esfriar um pouco e com ajuda de uma colher ou espátula, coloque um pouco dessa massa sobre uma hóstia. Coloque outra por cima e aperte um pouco, só para colar. Deixe que esfriem completamente e guarde em um pote bem fechado. Renderam mais de 40 docinhos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, receita. ligação permanente.