Que Fruta É Essa?

Encontrei na feira, vendida em galhos ou bandejas. Quem me vendeu, não soube dizer muita coisa além de que vinha de uma árvore com mais de 15 metros de altura. Minha mãe já conhecia, mas também não sabe o nome.

Retorcido, avermelhado por fora, amarelo por dentro. Na boca, é crocante e muito doce. Essa doçura me lembrou a tâmara. Sem cheiro forte, com um gosto que lembrou um pouco o caqui ou sapoti. No fim, revela-se bem fibroso. A semente, pequena, do tamanho de uma pimenta-do-reino, fica pendurada nas extremidades.

Enfim, é uma fruta (se é que posso chamar de fruta, creio mais que estou comendo o talo da fruta em si) bem exótica. E eu não sei o nome. Quem souber, por favor, me diga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades com as tags . ligação permanente.

239 Responses to Que Fruta É Essa?

  1. Evaldo diz:

    Descobri o nome científico: Hovenia Dulcis, com sabor incomparável tem bastante vitamina C, uma pesquisa americana isolou uma substância do pau doce que poderia ajudar os dependentes do alcool, por enquanto experimentam com animais, muito bom.

  2. Carla diz:

    Ja Comi muito dessa fruta gostaria de uma muda para plantar no quintal da m inha casa meu contato carlinhaaju@hotmail.com

  3. adriana diz:

    eu hoje lembrei do meu tempo de criança lembro cmo se fose hoje esa fruta docinha eu tinha 7 anos hoje estou cm 40 anos eu ainda posso sentir o gostinho dela ehoje eu vejo essa frutinha gostosa despois de tanto tempo gente esa fruta é deliciosa sabor de ser criança denovo gostaria muito de saber mais sobre ela eu nao sabia qual o nome dela eu dei ese nome pra ela sabor de felicidade obrigada

  4. tenho no sítio rssa planta coinheço-a por unha de macaco

  5. christopher diz:

    Nossa, esse tópico rendeu!
    Não vejo essa fruta, acho, que há mais de 30 anos!!!!!
    Tinha na casa do meu vô no interior do paraná!

    Putz, nem me lembrava mais dela, mas lembro do sabor!

  6. Eu conheço como macaquinho, tem muito tempo que não encontro em lugar algum aqui na minha cidade(Petrópolis RJ) acho essa fruta deliciosa

    adorei saber as respostas com o nome da fruta
    atenciosamente
    Conceição

  7. Rosana diz:

    Tenho aqui em casa e, a conheço como macaquinho! Realmente é uma delícia!

  8. No meu tempo de criança em Petrópolis-RJ,comia muito dessa frutinha maravilhosa, e nem dá para esquecê-la. Cai da arvore e quebrei o braço.Era chamada de “macaquinho”. Bateu uma saudade louca.

  9. VINICIUS diz:

    Hovenia dulcis[1] é o nome científico de uma árvore caducifólia da família das ramnáceas que chega a atingir cerca de 25 metros de altura, nativa da China, Coreia e Japão. Também designada como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, uva-japão, uva-japonesa e uva-paraguaia.
    Na minha terra é conhecida como pau doce mesmo. Tinha uma árvore destas na minha escola.

  10. Sergio diz:

    Comia muito quando era criança. Tinha na feira, a vontade. Nunca mais vi. Na minha cidade, era conhecida como uva-de-mico.

  11. Sergio diz:

    Se alguém souber onde tem para comprar por favor me avise. Obrigado. sergioforever@ig.com.br

  12. Aqui em São Lourenço no sul de Minas eu encontrei um pé e aqui também eles chamam de MACAQUINHO mas,há ums 30 anos atráz na minha terra natal que é BELO HORIZONTE eu ja conhecia esta fruta com o nome de PAU DOCE.alguem sabe de alguma receita que se pode fazer com esta fruta?

  13. EDSON diz:

    Aqui em Suzano (sp) a Prefeitura plantou varias mudas, hoje arvores gigantescas e os frutos caem nas calçadas em abundancia.

  14. eurico diz:

    na minha infãncia conheci como sendo uva japonesa. É uma delicia

  15. jadir diz:

    Nossa..ontem fui num churrasco em um sitio e vi essa arvore!!nossa como fiquei felizz..voltei 30 anos de minha vida..a conheço como M=A=C=A=Q=U=I=N=H=O=
    TROUXE UMA PENCAA DENTRO DO MEU CARRO!! KKKKKK NGM ENTENDEU NADA..ELA FAZ PARTE DE MINHA VIDA..QUE DIA LINDO !!QUE FELICIDADE

  16. Adilene Costa diz:

    Esta fruta, também fez parte da minha vida na adolescência, perto da minha casa tinha uma arvore de PAU DOCE muita grande, quando voltava da escola passava lá todos os dias para pegar as galhas que caiam no chão. Se alguém tive sementes por favor me falem na cidade onde mora nunca vi um pé de Pau doce, gostaria muito que meus filhos também tivessem a oportunidade de conhecer.

  17. sandra batista diz:

    ESSA ÁRVORE LÁ EM PATOS DE MINAS GERAIS CHAMA PAU DOCE

  18. Mirian diz:

    Vi essa frutinha hoje, caminhando na beira mar em florianópolis. Tinha dois pés enormes e vários galhinhos no chão. juntei para provar e ela é deliciosa. Bem docinha e crocante.

  19. rafael loquetti diz:

    trata-se de uma fruta originaria do japao, coreia e china o nome popular é pau doce, mas tambem é conhecida com uva do japao, macaquinhoi, uva da china, banana do japao….e tem varios outros nomes dependendo da regiao que é encontrada

  20. Fábio H. diz:

    Aqui no noroeste gaúcho é bem conhecida. Se falar em uva japonesa quase todo mundo conhece. Excelente sombra no verão e permite a passagem do sol no inverno. Recomendo que plantem em locais onde há espaço, pois é de grande porte e cresce rápido. Atinge altura de um prédio 5 a 8 andares e o diâmetro aproximado da copa é de 10 a 15m. Floresce no verão e as folhas e os frutos caem todos em maio e junho. Quero dizer que precisa de espaço. Gosto do cheirinho dos frutos e do som das abelhas nas flores. Pega bem fácil de semente e os galhos não são quebradiços. Se alguém souber como se faz geléia com essa fruta e quiser me passar, agradeço. Obrigado.

  21. marat diz:

    eu conheço como uva japonesa

  22. PauloHCruz diz:

    Quando era pequeno e morava na cidade de Barbacena MG, na Casa de meus avos tinha um pé e nós chamavamos de Pau Doce, uma deliciosa Fruta, depois que mudei de lá há 35 anos atras só vi esta fruta mais uma vez. Que Saudades da infancia na casa dos meus avos comendo esta fruta PAU DOCE.

  23. José diz:

    Cara, que coisa incrível…
    Conhecia isso como “Amora do Mato” em Teresópolis.
    O mais curioso dessa fruta como vejo aqui, são os diversos nomes pelo que ela é conhecida. Estou a anos procurando, pq ninguém além de mim, e meus amigos de infância, o que dificultou muito achar algo sobre ela.

    Sabor inigualável. Muito abundante onde eu morava no Bairro Bom Retiro em Teresópolis. Assim como o camarada aí de cima, também caí da árvore, mas não quebrei nada não. Era ótima para escalar. Troco firme e galhos fortes apesar de maleáveis.

    Deu saudade dos tempos de criança…

  24. Ubirajara diz:

    Há 42 anos atrás meu pai chegou em casa com uma muda dessa. Lhe deram como uva japonesa. Ficávamos super curiosos pra comer a tal da uva japonesa. Imaginávamos uma fruta bonita. Contudo, quando deu os talinhos doces, ficamos decepcionados. Ninguem gostou. Só eu comia vez ou outra. Não achava muita graça.

  25. Adelson Coppieters de Carvalho diz:

    Estive em Unaí-MG e soube que o líquido da casca dessa planta , após alguns dias em fusão , cura diabete . Como tenho uma filha que está com a diabete tipo 2 , passei a pesquisar para verificar a veracidade do informe. Se alguém souber algo à respeito , agradeceria a informação.Abçs.Adelson

    • Marisa Ono diz:

      Cuidado com essas terapias alternativas. Tem muita coisa por aí que, em vez de melhorar, pode ser até mesmo venenoso e letal. É sempre bom procurar em alguma fonte segura, como pesquisas de universidades e centros de saúde.

  26. geraldo diz:

    Conheço esta fruta por uva japonesa

  27. kerlon valentim diz:

    Nossa lembra minha infancia , quando criança saimos numa turma pra um lugar , e lá tinha um pé todos nos atacamos , nunca esqueci o nome chico magro passei 15 anos sem a ver , quando andando num parque lindo em minha cidade encontrei varias arvores , podem chamar do que for pra mim é CHICO MAGRO , porque é uma fruta diferente de todas outras , ñ tem nada a ver com uva ??? Mesma coisa jamelão ou jambolão eu conheço como garrafinha. Pelo formato identico !

  28. kerlon valentim diz:

    Oi marisa em rio claro chama – se chico magro por ser uma fruta diferente de todas outras , muito boa sua idéia de fazer a. Pagina muitas. Histórias bacanas eu msm procurei essa fruta muito tempo rsrsrs , vc poderia fazer uma pagina sobre jamelão , jambolão ou garrafinha. Tenho certeza que daria boas histórias !!!

  29. kerlon valentim diz:

    OLA GOSTARIA MT DE PLANTAR AQUI EM MINHA CIDADE , AQUI Ñ EXISTE ESSA FRUTA MANHUAÇU MINAS GERAIS. ALGUEM PODERIA ME AJUDAR ENVIANDO SEMENTES FICARIA FELIZ , conheçi essa fruta no interior de são paulo e não esqueci mais

  30. Luciano diz:

    Uva do japao…
    Nome Científico: Hovenia dulcis

  31. Eduardo diz:

    Conheci como Macaquinho, Uva japonesa e Passa-de-macaco. Conceição, você que é de Petrópolis, tem 2 pés dessa árvore em Santa Cruz da Serra em frente ao Silvestre Parque Clube. Plantei 2 mudas na casa paroquial (das freiras)no bairro Sano Antônio, pé da Serra. Isso tudo há mais de 10 anos. Mas vou pedir sementes ao Sérgio Andrade, do início dos posts para fazer mais mudas!

  32. Eduardo diz:

    Anderson, busque no Google, por Biblioteca Chico Mendes e/ou Possangada são projetos do Douglas Carrara (ele é de Maricá-RJ) que conhece bem a medicina popular brasileira. Trabalha há mais de 30 anos com pesquisas nessa área. Abraço e boa sorte!

  33. Fatima Netto diz:

    Marisa, te agradeço muito por me fazer relembrar a minha infância, pois fui vizinha de uma casa em Leopoldina – Minas Gerais que tinha uma árvore com frutos semelhantes, sempre comia os “galhinhos” deliciosos. Só para você ter idéia ao longo de minha vida faço referência a tal “fruta” com muita vontade de reviver os momentos em que tive o privilégio de degustá-la. Gostaria de receber sementes,também,quem puder viabilizar a remessa, por favor entre em contato comigo pelo telefone: 21)7980-2275 (TIM)ou pelo E-mail: fatima.netto@yahoo.com.br. Parabéns pela divulgação! Abraços a todos que juntos com você estão valorizando a flora brasileira.

    • Marisa Ono diz:

      Fatima, aviso que é arriscado publicar seu telefone. Não me responsabilizo por eventuais “trotes” e tentativas de golpe via telefone.

  34. Cati diz:

    Achei bárbaro encontrar tanta gente da qual, como eu, esta fruta faz parte da infância. No bairro de Santo Amaro – alto da Boa Vista – São Paulo ainda se encontra destas árvores. Recentemente pude mostrá-las aos meus filhos que ficaram espantados e curiosos com a fruta. Também conheço por uva japonesa.

  35. ROSANA diz:

    ja comi muito esa fruta na asa-sul-brasilia.e em uma fazenda no gioas.chamavamos de uva da china.muito doce croquante gostosa pra passar o tempo

  36. fernando diz:

    Na minha região de Macaubal SP, nós conhecemos como macaquinho, fruta muito saborosa e apreciada pela garotada, tem em abundancia nas matas da região.

  37. ELIANE diz:

    Na rua Francisco Rocha, em Curitiba, tem algumas árvores, são bem altas, as frutas no chão pareciam galhos secos, uma amiga me contou que era uva do Japão. Super doce, delícia.

  38. tita diz:

    uva japonesa na rua da minha avó tinha pés,adorava,,doce,doce!

  39. Luiz Alberto diz:

    Há muitos anos não vejo mais um pé sequer dessa deliciosa fruta, que alegrava meus tempos de infância.
    me parece que esta extinta.
    chamávamos simplesmente de pau doce.

  40. Dona Marinda diz:

    OLHA O PAU DOCE AI MINHA GENTE!!! QUE FRUTINHA DELICIOSA, MUITO GOSTOSINHA, GOSTO DE INOCÊNCIA… ME LEMBRO DE QUANDO ERA PEQUENINA E VÓ TIAZINHA NOS PREPARAVA UM PRATINHO CHEIA DESSAS E QUEM ACABASSE PRIMEIRO, LEVARIA UMA MUDINHA!!!! ERA A ALEGRIA DA GAROTADA DO BAIRRO LUZ DA LAPA EM CUCINADO NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL!!!! OH, OH, JESUS QUE VIDINHA PACATA E BOA QUE NÓS LEVÁVAMOS… PENA QUE SÃO TEMPOS PASSADOS, TÃO RAROS ESSES MEUS ANOS DE OURO… MAS VÓ TIAZINHA ME DEIXOU UMAS MUDINHAS E AQUI NO MEU QUINTAL MEUS NETINHOS FAZEM A FESTA!!!! HEHEHEHE…!!!!!! ABRAÇOS A TODOS E ESPERO QUE DESFRUTEM DESSA FRUTINHA HEHEHE!!!

  41. bruno diz:

    na minha cidade tem muitos pés dessa fruta todo os anos desperdiçao , mais e muito bom e docinha ;;;

  42. Eliéser diz:

    Aqui no Rio Grande do Sul nós a chamamos de Macaquinho, como o amigo de São Paulo acima citou.
    Encontra-se em grande abundância aqui, nas matas em também nos jardins.
    Por ser tão comum, as pessoas daqui praticamente não a comem. Tem um gosto bem exótico pra quem não está acostumado.

  43. anonimo diz:

    na minha infância la na roca interior de minas Jaboticatubas o pessoal chamava esta fruta de (PAU DOCE )

    muito gostosa esta fruta.

  44. adausi diz:

    Eu conheço esta fruta por nome de tripa de galinha. comi muito na minha infãncia, tinhamos um pé desta fruta. as abelhas também gostão muito.

  45. Mara diz:

    Eu me lembro muito bem desta fruta, era um arvore, muito alta e chamava-se Macaquinho. Uma delicia muito doce e suculenta.a primeira vez e unica eu vi na casa do meu tio em Petropolis,Rj.
    Depois disso nunca mais encontrei Macaquinho nem para venda eu tinha uns 5 de idade.
    Queria poder comer outra.

  46. Amarildo diz:

    Aqui em Gramado/Serra gaúcha e litoral norte se conhece como Uva Japão.

  47. Valdilea diz:

    Eu conheço como pé de galinha

  48. Rosania diz:

    Na minha infancia, tinhamos um pé dessa fruta em tupaciguara MG, minha mãe a chamava de ABC por parecem letrinhas, muito bom reve , achei que nem existiam mais.

  49. elcio duarte diz:

    ETA FRUTA GOSTOSA VIU ME LEMBRO DE CRAINÇA COMO EU GOSTAVA, SO QUE O NOME CIENTIFICO DELA É ¨HOVENIA DUCES¨

Os comentários estão fechados.