Que Fruta É Essa?

Encontrei na feira, vendida em galhos ou bandejas. Quem me vendeu, não soube dizer muita coisa além de que vinha de uma árvore com mais de 15 metros de altura. Minha mãe já conhecia, mas também não sabe o nome.

Retorcido, avermelhado por fora, amarelo por dentro. Na boca, é crocante e muito doce. Essa doçura me lembrou a tâmara. Sem cheiro forte, com um gosto que lembrou um pouco o caqui ou sapoti. No fim, revela-se bem fibroso. A semente, pequena, do tamanho de uma pimenta-do-reino, fica pendurada nas extremidades.

Enfim, é uma fruta (se é que posso chamar de fruta, creio mais que estou comendo o talo da fruta em si) bem exótica. E eu não sei o nome. Quem souber, por favor, me diga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades com as tags . ligação permanente.

239 Responses to Que Fruta É Essa?

  1. quando eu morava em minas,eu comia essa fruta sempre e nois davamos o nome de pau-doce era muito bom

  2. Maria Izabel diz:

    Pau Doce ou Uva do pará

  3. Sandro diz:

    Essa frutinha deliciosa em Petrópolis/RJ chama-se macaquinho… Passamos nossa infância nos deliciando em sua “melosidade”… Se alguém tiver no quintal mande uma muda pra mim… Obrigado!

  4. Cristiane diz:

    PAU-DOCE. Em BH chamávamos assim. Os fundos da casa dos meus pais, dá para um terreno da prefeitura, antigamente não tinha nada neste terreno, e como a árvore ficava bem na beirada do muro, a gente sobia no muro e puxávamos as galhas para tirar o pau doce. Tempos bons aquele.

    Até pouco tempo a árvore existia lá, não sei se ainda tem. Meus pais mandaram subir muito o muro, por conta de assalto, aí não dava mais para ver com frequência.

  5. Dayse Silva Augusto diz:

    Na minha infância em SP chamava de macaquinho, e tinha em qualquer lugar, só que nunca mais vi. Saudades daquela época.

  6. Sandro Carnaval diz:

    Marisa,bom dia!
    Esse Fruto fez parte da minha Infância aqui em São Jose dos campos-Sp, chama-se MACAQUINHO.
    Doce ´por dentro e meio murcho por fora uma delicia.

  7. Econtrei duas arvores gigantes em um sitio que comprei aqui em juiz de fora. Ela estava tão carregada que eu não acreditei no que vi,passei o dia comendo aquelas delicias, e acabei fazendo suco com agua bem gelada.Não coloqueI açucar pois não precisava. ficou um mel.super doce, Gostaria de saber as gualidades desta maravilha. Alquem sabe? Pois deve ser rica em muitas vitaminas.

  8. Nei diz:

    olhe aqui no sul, SC, os italianos chamam pé de galinha, e se ñ me falha em SP, chama valio.

  9. Nathan Cherubino diz:

    Em Minas chamamos de fruta do pau-doce da arvore pau-doce. Muito comum em Minas tambem

  10. Mariana diz:

    A árvore que produz essa fruta é uma espécie exótica invasora, uma praga responsável por enorme perda de biodiversidade da vegetação nativa, especialmente no Sul do país, onde está mais disseminada. Disseminar espécies invasoras é crime ambiental. Não plantem, se informem antes. Diversos sites contém informações sobre o grau de ameaça dessa planta:

    Plantio de uma árvore coloca em perigo a Mata Atlântica: http://ra-bugio.blogspot.com.br/2012/02/plantio-de-uma-arvore-coloca-em-perigo.html

    http://www.invasive.org/gist/moredocs/hovdul01.html

    Inclusive, é mencionada no relatório do MMA de ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS: http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/anexo_resoluoconabio05_estrategia_nacional__espcies__invasoras_anexo_resoluoconabio05_174.pdf

  11. luciano diz:

    ]essa fruta e conhecida como kembonashi no japao, aqui no brasil nao sei o nome, comia muito qdo criança, mas dificil de se encontrar atualmente.

  12. Ismael diz:

    Esse é o famoso Pau Doce . Bom demais, as vezes me deparo com um pé deles ainda, mas é raridade nos dias de hoje.

  13. Olímpio Jardim diz:

    Com certeza, uva de japão!
    Também designada como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa e uva-paraguaia.
    Nome científico: Hovenia dulcis.

  14. Renato diz:

    Hovenia dulcis – Tbm conhecida como uva do japão, cajuzinho do japão entre outros…

    Frutinha comestivel e usada para o alcoolismo…. se fizerem uma pesquisa no google vão encontrar varias receitas até mesmo como fazer vinagre, licores etc.. etc.. com esta frutinha 😉

  15. wislei diz:

    Com certeza essa fruta e chamada de baga de macaco muito conhecida no Brasil e que os jovens não conhecem e por isso sabem se é um fruto ,também com uma aparência dessa ,kkkk

  16. Lourdes diz:

    Lembro que comi essa fruta em Uberaba-MG com meu tio, mas era muito criança, não sabia o nome, me parece que ele pegava na rua as frutas, lembro do sabor, realmente parece o de uva. Lembro vagamente da árvore, era grande, e parecia uma espécie de Eucalipto com as folhas mais largas.

  17. wilson diz:

    uva japonesa. sempre conhecida assim em qualquer lugar, região que é encontrada.

  18. Luciene diz:

    Boa noite
    Como faço para conseguir uma muda, você vende?
    Obrigada Luciene

  19. Alberto diz:

    Sou mineiro de Belo Horizonte, nunca irei me esquecer dos bons momentos de minha infância, pude pegar diretamente da árvore, está delícia da natureza, cujo nome também nunca me esquecerei ( PAU DOCE ), era muito divertido, eu e meus irmãos assim como as boas amizades pudemos ter estes bons momentos. Tivemos este privilégio, bastava sair para se divertir e sempre encontrar frutas diversas diretamente da fonte: PAU DOCE, LARANJA, COQUINHO LACURI, JABOTICABA, GOIABA, MANGA, PEQUI, CAQUI, PITANGA, ROMÃ, muitas outras que no momento não consigo me lembrar os nomes.

    Valeu muito meu tempo de infância, só poso dizer, TUDO DE BOM !! !!

  20. É Pau Doce, no Caiçara em algumas casas ainda tem pé de pau doce, que quanto mais escura mais docinha,pena que as crianças de hoje nem sabem o que é.Não é de chupar é de comer.Segura pela sementinha e come o resto.

    Também pode ser conhecida como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa e uva-paraguaia.

  21. Rose Monteiro diz:

    Boa tarde.
    Trabalhei no Hospital Cruz Azul em São Paulo (Bairro do Cambuci) na década de 80 e lá tinha muitos pés. Chamávamos de uva japonesa. São muito doces, uma delícia. Comi muitas. Nunca mais ví. Gostaria de saber se tem como conseguir sementes pra plantar. Se possível, por favor, me responda por e-mail?
    Grata.
    Rose.

  22. carmen diz:

    conheço como macaquinho.

  23. Tito Berry diz:

    Eu cresci comendo-a em Corrientes, Argentina, conhecida como UVA PARAGUAIA. Quanto mais murcha, melhor, só que melhor não come-las de imediato, senão lavá-las.

  24. Clarice diz:

    Conheço esta fruta desde minha infância, como o nome de “cajuzinho” plantado pelo meu pai. Em Minas Gerais fazia a diversão das crianças, pela colheita e sabor.

  25. João Carlos Batista diz:

    Aqui em Lontras Santa Catarina é conhecida como tripa de galinha.

  26. Luiz diz:

    Também conhecida como pé-de-galinha, devido ao formato da fruta. Realmente doce e fazia a alegria da molecada…

  27. Paloma Vieira diz:

    Marisa, essa fruta também é conhecida como pau-doce aqui em Minas Gerais, realmente é muito saborosa, é um pouco difícil de encontrar. Minha mãe por exemplo adora.

  28. Denis diz:

    Aqui no Rio grande do Sul em especial na serra gaucha tem bastante na beira das rodovias .Entre a Cidade de BENTO GONÇALVES E A Cidade de VERANÓPOLIS SÓ TEM OS PÉS DESTA FRUTA SÃO MAIS DE 50 KM. DE ESTRADA .Esta fruta é conhecida como :UVA DE MATO OU UVA JAPONESA .

  29. Valéria diz:

    Essa fruta fez parte da minha infância, em Paraiba do Sul, Estado do Rio de Janeiro; ela é conhecida como “amora”, e é uma delícia!

  30. BRAGA diz:

    EM MINAS É CHAMADA DE PAU DOCE E UVA JAPONESA…

  31. ROBIN diz:

    BEM CONHECIDA COMO PAU DOCE OU QUINA DOCE

  32. Valdirene diz:

    Nós tínhamos 1 pé em casa na fazenda onde morávamos e é muito docinha.
    Se chama Chico-magro
    Serio
    Pelo menos meu pai meia avos chamavam assim.

  33. Maria cristian diz:

    Em Minas ela leva vários nomes dependendo da cidade e região.
    Sou de Ubá e lá são chamadas de Macaquinho devido a sua aparência com os macaquinhos que víamos nas árvores do jardim.
    Em outras cidades são chamadas de fruta de pau ou fruta japonesa, acho que fizeram uma bela mistura.
    E muito gostosa quando bem madura e quando está meio verde tem um sabor azedo que também é muito deliciosa.
    A muito tempo não vejo mais pé nesta região, que saudades.
    É muito boa também para brincadeiras como a guerrinha que fazíamos quando criança, substituíamos a mamona por ela, era muito bom, não machucava e podíamos comer.

  34. Luciana Konrad diz:

    Eu conheço está fruta como uva do Japão e vulgarmente também chamada de macaquinho. É uma planta exótica e verdadeiro problema nas nossas matas.

  35. natalia diz:

    eu conheço como pau doce

  36. natalia diz:

    na minha casa tem

  37. rogerio diz:

    Olá meu amigo.

    O nome correto e uva chinesa. pode pesquisar por esse nome. ok

  38. Méia Lima diz:

    Realmente Marisa Ono, o pé é enorme e tivemos que matar o nosso pelo fato de morarmos em uma casa onde temos 5mts de terreno livre, a raíz dela começou a infiltrar em baixo da casa e deu cupim, com muita dor no coração cortamos o pé. Mas é uma fruta que pode ser apreciada sem medo.

  39. antonio diz:

    Eu conheço esta fruta com o nome de amora japonesa, e realmente é deliciosa.

  40. Adilson diz:

    No estado de Santa Catarina é conhecida como: uva Japão

  41. Paulo diz:

    Rovênia, é nome dessa fruta!

  42. Maurício Adalberto diz:

    Quando eu morava no jardim santo Antônio no santo Amaro s/p eu comia muito dessa frutinha. Mas chamava ela de mata fome.

  43. Tassara diz:

    Essa frutinha em Goiás, tem o nome de Mourão, muito gostosa, quando criança comia bastante, hoje dificilmente a gente encontra ela por aqui!!!

  44. Paulo diz:

    Na minha cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, é conhecida como “macaquinho”…

  45. Ana Paula Brzeski diz:

    Eu conheço essa fruta como Pau Doce.

  46. Luiz Carlos Moschen diz:

    Parabéns pelo Blog, muita informação interessante.
    Aqui no Sul, em Gramado também conhecemos por uva chinesa, moro em um sitio, também sou um chef de cozinha, tenho uma pousada Gourmet
    O vizinho costuma dizer que quando alguns animais comem essa uva eles morrem, por ex pato e outras aves.

    Sucesso e continue nos presenteado com essas informações saborosas.

    Luiz Carlos Moschen

  47. Rosi diz:

    Uva japonesa. Muito comum em nossa região, apesar de fazer algum tempo que não a vejo.

  48. zeni diz:

    aq em BELO HORIZONTE MG,conhecemos como”PAU DOCE”, é muito saborosa.

  49. Cido MakininhaGospel diz:

    Desde minha infância, conheço como uva japonesa: É uma delícia!

  50. Luiz Carlos diz:

    Tanto procurei esta fruta na internet após minha infância nunca mais ouvi falar, quando morava na Vila Diva em SP, falávamos Chico-Mango.
    Não sei se seria Chico-Magro como disse acima a Valdirene.

Os comentários estão fechados.