Que Fruta É Essa?

Encontrei na feira, vendida em galhos ou bandejas. Quem me vendeu, não soube dizer muita coisa além de que vinha de uma árvore com mais de 15 metros de altura. Minha mãe já conhecia, mas também não sabe o nome.

Retorcido, avermelhado por fora, amarelo por dentro. Na boca, é crocante e muito doce. Essa doçura me lembrou a tâmara. Sem cheiro forte, com um gosto que lembrou um pouco o caqui ou sapoti. No fim, revela-se bem fibroso. A semente, pequena, do tamanho de uma pimenta-do-reino, fica pendurada nas extremidades.

Enfim, é uma fruta (se é que posso chamar de fruta, creio mais que estou comendo o talo da fruta em si) bem exótica. E eu não sei o nome. Quem souber, por favor, me diga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades com as tags . ligação permanente.

237 Responses to Que Fruta É Essa?

  1. Cati diz:

    Achei bárbaro encontrar tanta gente da qual, como eu, esta fruta faz parte da infância. No bairro de Santo Amaro – alto da Boa Vista – São Paulo ainda se encontra destas árvores. Recentemente pude mostrá-las aos meus filhos que ficaram espantados e curiosos com a fruta. Também conheço por uva japonesa.

  2. ROSANA diz:

    ja comi muito esa fruta na asa-sul-brasilia.e em uma fazenda no gioas.chamavamos de uva da china.muito doce croquante gostosa pra passar o tempo

  3. fernando diz:

    Na minha região de Macaubal SP, nós conhecemos como macaquinho, fruta muito saborosa e apreciada pela garotada, tem em abundancia nas matas da região.

  4. ELIANE diz:

    Na rua Francisco Rocha, em Curitiba, tem algumas árvores, são bem altas, as frutas no chão pareciam galhos secos, uma amiga me contou que era uva do Japão. Super doce, delícia.

  5. tita diz:

    uva japonesa na rua da minha avó tinha pés,adorava,,doce,doce!

  6. Luiz Alberto diz:

    Há muitos anos não vejo mais um pé sequer dessa deliciosa fruta, que alegrava meus tempos de infância.
    me parece que esta extinta.
    chamávamos simplesmente de pau doce.

  7. Dona Marinda diz:

    OLHA O PAU DOCE AI MINHA GENTE!!! QUE FRUTINHA DELICIOSA, MUITO GOSTOSINHA, GOSTO DE INOCÊNCIA… ME LEMBRO DE QUANDO ERA PEQUENINA E VÓ TIAZINHA NOS PREPARAVA UM PRATINHO CHEIA DESSAS E QUEM ACABASSE PRIMEIRO, LEVARIA UMA MUDINHA!!!! ERA A ALEGRIA DA GAROTADA DO BAIRRO LUZ DA LAPA EM CUCINADO NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL!!!! OH, OH, JESUS QUE VIDINHA PACATA E BOA QUE NÓS LEVÁVAMOS… PENA QUE SÃO TEMPOS PASSADOS, TÃO RAROS ESSES MEUS ANOS DE OURO… MAS VÓ TIAZINHA ME DEIXOU UMAS MUDINHAS E AQUI NO MEU QUINTAL MEUS NETINHOS FAZEM A FESTA!!!! HEHEHEHE…!!!!!! ABRAÇOS A TODOS E ESPERO QUE DESFRUTEM DESSA FRUTINHA HEHEHE!!!

  8. bruno diz:

    na minha cidade tem muitos pés dessa fruta todo os anos desperdiçao , mais e muito bom e docinha ;;;

  9. Eliéser diz:

    Aqui no Rio Grande do Sul nós a chamamos de Macaquinho, como o amigo de São Paulo acima citou.
    Encontra-se em grande abundância aqui, nas matas em também nos jardins.
    Por ser tão comum, as pessoas daqui praticamente não a comem. Tem um gosto bem exótico pra quem não está acostumado.

  10. anonimo diz:

    na minha infância la na roca interior de minas Jaboticatubas o pessoal chamava esta fruta de (PAU DOCE )

    muito gostosa esta fruta.

  11. adausi diz:

    Eu conheço esta fruta por nome de tripa de galinha. comi muito na minha infãncia, tinhamos um pé desta fruta. as abelhas também gostão muito.

  12. Mara diz:

    Eu me lembro muito bem desta fruta, era um arvore, muito alta e chamava-se Macaquinho. Uma delicia muito doce e suculenta.a primeira vez e unica eu vi na casa do meu tio em Petropolis,Rj.
    Depois disso nunca mais encontrei Macaquinho nem para venda eu tinha uns 5 de idade.
    Queria poder comer outra.

  13. Amarildo diz:

    Aqui em Gramado/Serra gaúcha e litoral norte se conhece como Uva Japão.

  14. Valdilea diz:

    Eu conheço como pé de galinha

  15. Rosania diz:

    Na minha infancia, tinhamos um pé dessa fruta em tupaciguara MG, minha mãe a chamava de ABC por parecem letrinhas, muito bom reve , achei que nem existiam mais.

  16. elcio duarte diz:

    ETA FRUTA GOSTOSA VIU ME LEMBRO DE CRAINÇA COMO EU GOSTAVA, SO QUE O NOME CIENTIFICO DELA É ¨HOVENIA DUCES¨

  17. quando eu morava em minas,eu comia essa fruta sempre e nois davamos o nome de pau-doce era muito bom

  18. Maria Izabel diz:

    Pau Doce ou Uva do pará

  19. Sandro diz:

    Essa frutinha deliciosa em Petrópolis/RJ chama-se macaquinho… Passamos nossa infância nos deliciando em sua “melosidade”… Se alguém tiver no quintal mande uma muda pra mim… Obrigado!

  20. Cristiane diz:

    PAU-DOCE. Em BH chamávamos assim. Os fundos da casa dos meus pais, dá para um terreno da prefeitura, antigamente não tinha nada neste terreno, e como a árvore ficava bem na beirada do muro, a gente sobia no muro e puxávamos as galhas para tirar o pau doce. Tempos bons aquele.

    Até pouco tempo a árvore existia lá, não sei se ainda tem. Meus pais mandaram subir muito o muro, por conta de assalto, aí não dava mais para ver com frequência.

  21. Dayse Silva Augusto diz:

    Na minha infância em SP chamava de macaquinho, e tinha em qualquer lugar, só que nunca mais vi. Saudades daquela época.

  22. Sandro Carnaval diz:

    Marisa,bom dia!
    Esse Fruto fez parte da minha Infância aqui em São Jose dos campos-Sp, chama-se MACAQUINHO.
    Doce ´por dentro e meio murcho por fora uma delicia.

  23. Econtrei duas arvores gigantes em um sitio que comprei aqui em juiz de fora. Ela estava tão carregada que eu não acreditei no que vi,passei o dia comendo aquelas delicias, e acabei fazendo suco com agua bem gelada.Não coloqueI açucar pois não precisava. ficou um mel.super doce, Gostaria de saber as gualidades desta maravilha. Alquem sabe? Pois deve ser rica em muitas vitaminas.

  24. Nei diz:

    olhe aqui no sul, SC, os italianos chamam pé de galinha, e se ñ me falha em SP, chama valio.

  25. Nathan Cherubino diz:

    Em Minas chamamos de fruta do pau-doce da arvore pau-doce. Muito comum em Minas tambem

  26. Mariana diz:

    A árvore que produz essa fruta é uma espécie exótica invasora, uma praga responsável por enorme perda de biodiversidade da vegetação nativa, especialmente no Sul do país, onde está mais disseminada. Disseminar espécies invasoras é crime ambiental. Não plantem, se informem antes. Diversos sites contém informações sobre o grau de ameaça dessa planta:

    Plantio de uma árvore coloca em perigo a Mata Atlântica: http://ra-bugio.blogspot.com.br/2012/02/plantio-de-uma-arvore-coloca-em-perigo.html

    http://www.invasive.org/gist/moredocs/hovdul01.html

    Inclusive, é mencionada no relatório do MMA de ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS: http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/anexo_resoluoconabio05_estrategia_nacional__espcies__invasoras_anexo_resoluoconabio05_174.pdf

  27. luciano diz:

    ]essa fruta e conhecida como kembonashi no japao, aqui no brasil nao sei o nome, comia muito qdo criança, mas dificil de se encontrar atualmente.

  28. Ismael diz:

    Esse é o famoso Pau Doce . Bom demais, as vezes me deparo com um pé deles ainda, mas é raridade nos dias de hoje.

  29. Olímpio Jardim diz:

    Com certeza, uva de japão!
    Também designada como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa e uva-paraguaia.
    Nome científico: Hovenia dulcis.

  30. Renato diz:

    Hovenia dulcis – Tbm conhecida como uva do japão, cajuzinho do japão entre outros…

    Frutinha comestivel e usada para o alcoolismo…. se fizerem uma pesquisa no google vão encontrar varias receitas até mesmo como fazer vinagre, licores etc.. etc.. com esta frutinha 😉

  31. wislei diz:

    Com certeza essa fruta e chamada de baga de macaco muito conhecida no Brasil e que os jovens não conhecem e por isso sabem se é um fruto ,também com uma aparência dessa ,kkkk

  32. Lourdes diz:

    Lembro que comi essa fruta em Uberaba-MG com meu tio, mas era muito criança, não sabia o nome, me parece que ele pegava na rua as frutas, lembro do sabor, realmente parece o de uva. Lembro vagamente da árvore, era grande, e parecia uma espécie de Eucalipto com as folhas mais largas.

  33. wilson diz:

    uva japonesa. sempre conhecida assim em qualquer lugar, região que é encontrada.

  34. Luciene diz:

    Boa noite
    Como faço para conseguir uma muda, você vende?
    Obrigada Luciene

  35. Marisa Ono diz:

    Não tenho muda, não tenho pé, nem semente e nem espaço para plantar, é uma árvore que cresce muito.

  36. Alberto diz:

    Sou mineiro de Belo Horizonte, nunca irei me esquecer dos bons momentos de minha infância, pude pegar diretamente da árvore, está delícia da natureza, cujo nome também nunca me esquecerei ( PAU DOCE ), era muito divertido, eu e meus irmãos assim como as boas amizades pudemos ter estes bons momentos. Tivemos este privilégio, bastava sair para se divertir e sempre encontrar frutas diversas diretamente da fonte: PAU DOCE, LARANJA, COQUINHO LACURI, JABOTICABA, GOIABA, MANGA, PEQUI, CAQUI, PITANGA, ROMÃ, muitas outras que no momento não consigo me lembrar os nomes.

    Valeu muito meu tempo de infância, só poso dizer, TUDO DE BOM !! !!

  37. É Pau Doce, no Caiçara em algumas casas ainda tem pé de pau doce, que quanto mais escura mais docinha,pena que as crianças de hoje nem sabem o que é.Não é de chupar é de comer.Segura pela sementinha e come o resto.

    Também pode ser conhecida como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa e uva-paraguaia.

  38. Rose Monteiro diz:

    Boa tarde.
    Trabalhei no Hospital Cruz Azul em São Paulo (Bairro do Cambuci) na década de 80 e lá tinha muitos pés. Chamávamos de uva japonesa. São muito doces, uma delícia. Comi muitas. Nunca mais ví. Gostaria de saber se tem como conseguir sementes pra plantar. Se possível, por favor, me responda por e-mail?
    Grata.
    Rose.

  39. carmen diz:

    conheço como macaquinho.

  40. Tito Berry diz:

    Eu cresci comendo-a em Corrientes, Argentina, conhecida como UVA PARAGUAIA. Quanto mais murcha, melhor, só que melhor não come-las de imediato, senão lavá-las.

  41. Clarice diz:

    Conheço esta fruta desde minha infância, como o nome de “cajuzinho” plantado pelo meu pai. Em Minas Gerais fazia a diversão das crianças, pela colheita e sabor.

  42. João Carlos Batista diz:

    Aqui em Lontras Santa Catarina é conhecida como tripa de galinha.

  43. Luiz diz:

    Também conhecida como pé-de-galinha, devido ao formato da fruta. Realmente doce e fazia a alegria da molecada…

  44. Paloma Vieira diz:

    Marisa, essa fruta também é conhecida como pau-doce aqui em Minas Gerais, realmente é muito saborosa, é um pouco difícil de encontrar. Minha mãe por exemplo adora.

  45. Denis diz:

    Aqui no Rio grande do Sul em especial na serra gaucha tem bastante na beira das rodovias .Entre a Cidade de BENTO GONÇALVES E A Cidade de VERANÓPOLIS SÓ TEM OS PÉS DESTA FRUTA SÃO MAIS DE 50 KM. DE ESTRADA .Esta fruta é conhecida como :UVA DE MATO OU UVA JAPONESA .

  46. Valéria diz:

    Essa fruta fez parte da minha infância, em Paraiba do Sul, Estado do Rio de Janeiro; ela é conhecida como “amora”, e é uma delícia!

  47. BRAGA diz:

    EM MINAS É CHAMADA DE PAU DOCE E UVA JAPONESA…

  48. ROBIN diz:

    BEM CONHECIDA COMO PAU DOCE OU QUINA DOCE

  49. Valdirene diz:

    Nós tínhamos 1 pé em casa na fazenda onde morávamos e é muito docinha.
    Se chama Chico-magro
    Serio
    Pelo menos meu pai meia avos chamavam assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *