Partindo Macadâmias

Este é um post que acho uma grande bobagem, mas vai que alguém tenha encontrado macadâmias no supermercado ou na feira, se entusiasmado, levado as nozes para casa e agora esteja tentando descobrir como parti-las.  Essa fruta, originária da Austrália, tem uma das cascas mais duras (ou talvez a mais dura) de todas as castanhas.

O primeiro passo é encontrar uma superfície dura e arrumar um martelo. A não ser que odeie sua mesa, não tente partir as cascas sobre ela. É melhor fazer isso sobre uma pedra, um paralelepípedo ou coisa parecida.

Procure um fino veio, que vai de um extremo a outro do caroço. Nem sempre ele é muito visível. Costuma ser o ponto mais frágil. Bata sobre ele.

Uma pancada costuma bastar, dependendo da força.

Creio que com uma morsa também seria possível partir a macadâmia. Mas creio que não é todo mundo que tem uma morsa em casa. Uma vez vi uma tábua grossa, com um buraco pouco mais raso que essas nozes. O buraco impediria dela escapar, escorregar, rolar, enfim, e a tarefa de martelar ficaria bem mais fácil.

E qual a vantagem de comprar macadâmias com casca? Bem, como a maioria das nozes, elas possuem uma quantidade muito grande de gordura. Exposta ao ar, elas rançam com facilidade. O sabor delas recém-quebradas é bem melhor.

Share This Post

16 comentários em “Partindo Macadâmias”

  1. Eu inadvertidamente comprei macadâmias na caixa e sofri para descobrir um jeito de abri-las. Usei martelo, alicate para segurar e não ter perigo de machucar o dedo e usei uma tábua de carne velha. Queimei calorias naquele dia.

  2. Marisa, posso falar ?? Tenho um pé de macadâmias aqui em casa… ela é surtada para dar… o ano inteiro florescendo, agora está que é uma belezura e acho que teremos uma carga bem boa. Quebra-las é tarefa para um dia inteiro, pois são difíceis mesmo.Mas como vc mesma disse o sabor delas recém quebradas é ma-ra-vi-lho-so !!
    Bjus e amo esse blog.

  3. Lia, pelo que li, você vai desfrutar desse pé por muitos, mas muitos anos. Dizem que algumas vivem até 100 anos! E sim, elas são bem melhores recém quebradas. O que já comi de macadâmia rançosa nesta vida… Frescas, são adocicadas, macias, nham.
    Procurando “macadamia cracker”, vi várias soluções. Resta saber se são mesmo eficientes para quebrar essa casca tão dura!

  4. O melhor meio que achei de partir macadamias sem estardalhaço e risco de vida foi usando uma chave inglesa, apertando devagarinho com a rosca até que ela “espouque”… serve também um grampo , ou sargento de marcenaria com rosca.

  5. Eu so comi macadamia daquelas q vendem no shopping, tinha curiosidade pra saber como é com casca, achei bem bonita!
    Deve ser bom msm comer assim, quebrada na hora…

  6. Marisa, eu concordo contigo. Macadamia na casca dá trabalho, mas o sabor é incomparável.
    Eu quebro com martelo mesmo. Ponho uma tábua de madeira, cubro com pano, coloco as bonitinhas em cima, cubro com outro pano para as cascas não voarem e desço o martelo nelas. Daí deixo umas puras, outras banho em chocolate meio amargo e outro tanto vai para a panela com um pouco de mel até açucarar – tentativa de fazer igual a uma que meu tio trazia do Hawaii, mas nunca fica do mesmo jeito!
    Beijinhos, Yumi

  7. Em casa, usamos alicate de pressão!!! rsrsrsrs Meu pai fez um furinho no cimento do rejunte dos fundos da casa dele, coloca a macadâmia lá e martela…. Elas são danadas, mas vale a pena o esforço pelo sabor!
    Beijos

  8. Você começa o post dizendo que acha uma bobagem… Bobagem que nada! Não teria conseguido abrir as macadâmias se anõ fosse sua dica de bater no veio (aliás , nem tinha reparado que existe esse veio!). Obrigada!

  9. Também adorei o posto… muito útil! Temos uma arvore dessas aqui em casa e ao digitar no Google “como abrir macadamia” achei o seu post! Valeu!

  10. Cibele, eu vi na tv que na Austrália vendem uma tábua de madeira bem dura com uma cavidade, que é para encaixar a macadâmia e facilitar a quebra da casca. Se tiver algum marceneiro que possa fazer algo assim também seria uma boa ajuda.

  11. Achei lindas as macadâmias e comprei um saquinho.
    Até agora, já quebrei dois quebra-nozes!!! Meu próximo passo era o martelo, e seu post só confirmou.
    obrigada

  12. Marisa, parabéns pela dica.
    Dê uma olhada no youtube e procure por “martelo pra quebrar macadamia”; o primeiro video sou eu com minha gambiarra. Tenho uma árvore que não produz além de uns 10 frutos apenas, já pensei até de cortá-la pra plantar outra.
    Mais uma vez parabéns.

  13. Hey pessoal! Enquanto lia o post e os comentários meu marido se gastava tentando a melhor maneira para abrir as macadâmias! Quando terminei de ler ele já tinha conseguido a técnica perfeita! Uma chave inglesa para segurar, um alicate para martelar! Elas saem inteiras, prontinhas para serem degustadas! Desperdício zero, lambança quase zero! hehehe Acho que vou até plantar um pé! hehehehe 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *