Sanduiche de Tonkatsu Folheado

Sanduiche de tonkatsu folheado

Outro dia estava conversando com LP – como sempre, sobre comida – quando o assunto acabou em sanduiche. Lembrei que não escrevi ainda sobre os sanduiches populares no Japão. Alguns provavelmente não iriam agradar muito os brasileiros. A combinação de amidos parece ser exagerada, como o sanduiche recheado com croquetes ou yakissoba.

Mas os sanduiches de carnes empanadas e fritas certamente agradariam. Gostamos de friturebas e amamos um bife à milanesa. Neste caso, o pernil de porco foi cortado em fatias finas e empilhado. Para isso, usei um cortador de frios e cortei a carne congelada em bloco. Temperei com sal e pimenta, passei na farinha, ovos e farinha de rosca , tendo o cuidado de não apertar.Fica melhor ainda se usar o panko, a farinha de rosca flocada, porque a crosta fica mais espessa e crocante.

Para a montagem do sanduiche, usei repolho cortado fininho, temperado com maionese e mostarda forte japonesa (karashi, vendida tanto em pó como em pasta; usei a pasta). Aliás, vá devagar. Essa mostarda é muito potente. Vá adicionando à maionese aos poucos e provando.

Em cima do tonkatsu, já frito, usei um pouco de molho para tonkatsu. Ele pode ser comprado pronto. Se não encontrar, experimente uma mistura de ketchup, molho inglês, shoyu e umas gotas de vinagre.

Ah, sim, faltou a explicação do porquê do tonkatsu folheado. Lá no Japão é comum encontrar carne fatiada fina e, curiosamente, ela costuma ser mais barata que uns belos bifes. Além do mais, as fatias finas, mesmo quando empilhadas, são mais tenras que uma fatia de lombo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, lanches com as tags , , . ligação permanente.

5 Responses to Sanduiche de Tonkatsu Folheado

  1. Boa tarde,
    Meu nome é Rhady Nascimento e eu trabalho para a divisão argentina da Fox. Estamos selecionando talentos brasileiros para os programas de cozinha do canal BEM SIMPLES, que vai ao ar no Brasil pela FOX LIFE.
    A busca se orienta a chefs, cozinheiros/as, pasteleiros/as, padeiros/as, estudantes de nível avançado e mulheres aficionadas pela cozinha. Entra tanto cozinha gourmet como caseira. É requisito ter boa dicção e conhecimento das técnicas necessárias para a realização das receitas, sabendo demontrá-las passo a passo. Nossos principais focos de interesse são Confeitaria, culinária gourmet e culinária caseira/do dia-a-dia.
    O reel institucional do canal está em: http://bemsimples.com/br/videos/?bctid=86959435001
    Quem quiser participar, basta mandar CV, 2 fotos pessoais e 4 fotos de pratos (já terminados) para casting.cozinha@fox.com. Se puder ajudar ajudar-nos a divulgar a convocatória, agradeço imensamente – fique à vontade para postar essas informações no seu blog se achar pertinente, e qualquer dúvida, estou à disposição no email abaixo.
    Um abraço,
    ________________________________
    Rhady Nascimento
    Productora | FOX TOMA UNO
    Piedras 1080 | Buenos Aires | Argentina (C1070AAV)
    Rhady.Nascimento @ foxtoma1.com
    Tel. (54 11) 4103-6200 | Interno 6307

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Ma, para com isto vc fala muito bem, quero te ver na tv, adorei o sanduba, vou tentar fazer,bjs. Dona Margareth

  3. Mônica Nakajima diz:

    Uaaahhhhhhhhhh! Que vontade de comer um desses! Adoro sanduíche de tonkatsu e nunca provei dessa forma. Pena que não tenho o fatiador. O meu vai ser um sanduíche de tirinhas mesmo, cortadas com faca.
    Não sou muito fã de fast food, mas vivia comendo os lanchinhos de konbini e estações de trem quando morava no Japão. Até o sanduíche de yakissoba, que eu achava uma combinação estranhíssima, provei e gostei. Por acaso, vc sabe qual é a base do karepan? Minha mãe faz um pastel frito usando massa de pão, que leva cerveja, mas é mais pesada que a do karepan. Adoro curry, adoro pão e ando morrendo de vontade de comer um karepan bem feito.
    Obrigada por nos presentear com suas receitas e as fotos, claro, que são de babar, literalmente…
    Bjim!

Os comentários estão fechados.