Tarte Genevoise

Eu pretendia publicar uma receita de kare-pan. Mas o fato é que não ficou bom. Outro dia faço novamente e até lá penso no que deu errado desta vez. Em vez disso, publico a torta de maçãs que fiz neste final de semana. Mas não é uma torta de maçã qualquer, é uma torta feita com maçãs fatiadas, envoltas em manteiga, açúcar e ovos e, por fim, cobertas com lâminas de amêndoas. Ou seja, é uma torta muito rica. A mistura de ovos e manteiga se junta ao líquido das maçãs e forma um creme.  E não é muito doce, por isso mesmo salpiquei açúcar por cima. A receita não é minha, tirei de um velho e companheiro livro japonês : Quelque leçon de pâtisserie – Ninki no Cake, autores diversos.

Massa (Pâte à Tarte)

250 gramas de manteiga

50 gramas de açúcar de confeiteiro

5 gramas de sal

1 ovo

50 ml de água

500 gramas de farinha

Recheio

Cerca de 5 maçãs pequenas descascadas e cortadas em fatias finas

100 gramas de manteiga

100 gramas de açúcar

2 ovos

Essência de baunilha à gosto

Lâminas de amêndoas

Açúcar de confeiteiro

Para a massa:

Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte o ovo batido com a água e adicione a farinha, misturando sem sovar. A massa é bem mole. Embrulhe em um filme plástico e deixe na geladeira por horas, até firmar. Abra com um rolo e forre uma forma para torta. Não tenho certeza do tamanho da minha, mas creio que é de 28 cm. Para que a borda não desabe, tenha o cuidado de deixar sobrar um pouco de massa nas bordas, ultrapassando a parede.

Acomode as fatias de maçã dentro da massa, até quase encher. A quantidade vai variar conforme o tamanho das maçãs. Se forem grandes, vai precisar de menos.

Derreta a manteiga, bata com os ovos, açúcar e essência. Despeje lenta e cuidadosamente sobre as fatias de maçã, tentando distribuir de maneira uniforme.

Cubra com lascas de amêndoas e leve ao forno pré-aquecido (cerca de 190°C, de médio para quente), até dourar bem, tanto o recheio quanto as bordas.

Salpique açúcar de confeiteiro na hora de servir. Eu prefiro essa torta fria, mas não gelada.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , , . ligação permanente.

2 Responses to Tarte Genevoise

  1. Antonio Marcos Candia diz:

    Salve Dona Marisa! há quanto tempo!

    Bom, acabei de devorar duas pantagruélicas fatias dessa tarte e posso dizer: faz muito tempo que não como uma tão boa. (e olha que gosto de tortas de maçã)
    Reduzi a receita para caber na minha forma de 20 cm (na verdade, cortei tudo pela metade, menos o açúcar do recheio, formigão que sou, e as amêndoas da cobertura, porque gosto mesmo).
    Ficou uma cousa por demais de boa! acompanha muito bem uma tisana suave (no meu caso era hortelã mas achei que não combinou, na próxima vou de maçã mesmo).

    Uma abraço dos pampas.

    am

    • Marisa Ono diz:

      Salve, AM dos pampas! Que bom que gostou da torta, que apesar do nome afrescalhado, é fácil e gostosa. Quanto ao acompanhamento, disseram em algum lugar, não sei onde, que bolos e tortas de maçã combinam com chá Orange Pekoe. Eu, de chás, pouco sei…

Os comentários estão fechados.