Yuzu

Encontrei yuzu no Festival do Japão, na barraquinha de Shizuoka. Custavam apenas 2 reais o pacote. O tamanho variava, alguns pacotes continham 2, outros 3. Não haviam muitos e creio que acabaram logo, porque começou a juntar gente interessada. Uma senhora japonesa (creio que era, porque não falava português) demonstrou uma grande surpresa. Esse limão é ainda pouco conhecido no Brasil e apreciado na culinária japonesa pelo seu aroma. Com o caldo faz-se um molho com shoyu, chamado ponzu. A casca pode ser ralada e misturada ao miso (pasta de soja) e empregado em um peixe grelhado, por exemplo.

Quando cheguei com eles em casa, o interesse maior, no entanto, era pelas sementes. Minha mãe não demorou para abri-las e separar as sementes, que já foram plantadas. Espero que brotem. Talvez daqui uns 4 anos teremos alguns pés de yuzu, embora esta região não seja exatamente a mais feliz para os cítricos em geral.

Como dona M foi muito rápida, ralei com cuidado as cascas dos limões que ela já tinha partido e misturei com sal. O aroma não é o mesmo, mas ainda assim é interessante. Também fiz uma receita simples – posto amanhã – com miso.

E desculpo-me pela falta de receitas. O fato é que ando cozinhando pouco. A gripe tirou meu apetite e ando sobrevivendo à canja e chá…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags . ligação permanente.

13 Responses to Yuzu

  1. Fabricia Osada diz:

    Aqui na minha casa Marisa eu uso o yuzu no ofuro, porque minha sogra me ensinou que é ótimo pra pele. E no inverno -tem um dia certo- eu ganho um yuzu enorme do meu catyou, pra usar no ofuro, para não gripar.

  2. Silvio diz:

    Marisa,
    Tempos atrás, eu li que uma pesquisa concluiu que canja de galinha realmente ajuda na gripe/resfriado. Um aminoácido (cisteína) contido na carne da galinha ajuda a fluidificar o muco…
    Leia aqui a reportagem:
    http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Canja-de-galinha-realmente-ajuda-a-combater-a-gripe.shtml
    Melhoras!

    • Marisa Ono diz:

      Obrigada, Silvio. Para mim, o caldo de galinha é, antes de tudo, fonte de líquidos e alguns sais minerais, que preciso repor e não desidratar. Acho que até o final de semana estarei pronta para outra.

  3. Diulza diz:

    oi Ma, eu vi no programa do Olive, o yuzo na garrafa, ele disse que era caro e vinha do Japão,pensei que fosse um tipo de vinagre,não sabia que era um tipo de limão, pois ele não disse nada sobre isto,vivendo e aprendendotenho certeza que vai brotar sim, e logo tera yuzo ai. bjs dona Margareth.,

    • Marisa Ono diz:

      É, eu vi esse programa dele, há algum tempo. De fato, lá existem garrafinhas desse suco. Por aqui, na falta, o jeito é usar suco de limão comum misturado com um pouco de suco de grapefruit. Não é a mesma coisa, mas é parecido.

  4. YumiNaMesa diz:

    Olá, Marisa!
    Ótimas dicas! Obrigada!
    Mas será que se plantar a semente nasce uma mudinha mesmo? Tenho receio de que só nasça yuzu de pé que foi enxertado… Vou tentar plantar as sementinhas agora mesmo!
    Abraços,
    Yumi

    • Marisa Ono diz:

      Yumi, pelo que sei, o yuzu cresce de semente, sim. Mas é natural que nem todas as sementes vinguem. Certamente terei que selecionar as mudas mais sadias. Citrus preferem solo bem drenado e precisam de sol.

  5. Myrna diz:

    Yuzu!!!!
    Bom com matsudake na brasa, segundo as propagandas de cerveja Kirin que vi no Japão. Umas gotinhas são suficientes.
    A Payard faz um doce (o Japonais) que leva yuzu, mas o aroma predominante mesmo é o do chocolate…

  6. Carlos diz:

    Era tanta comida no Festival do Japão que nem vi yuzu por lá…

    Semana passada passei no Marukai da Liberdade e me deparei com um vidrinho de shichimi na versão com yuzu. Só conhecia o normal mesmo. O nome dele é Shichimi Yuzu Iri e achei o sabor muito bom. Dá vontade de colocar em quase tudo.

  7. Olá Marisa!
    Vc saberia me dizer onde posso comprar mudas de limão Yuzu?
    Obrigada,
    Ana Luiza

Os comentários estão fechados.