Neide Rigo Tinha Uma Horta

Assisti a palestra da Neide no Grand Hyatt ontem. Ela começou falando sobre a história das hortas no Brasil. Há registros já no começo da nossa colonização. E partindo do comentário que muita coisa crescia sem trato, ela passou a explicar sobre verduras que crescem, literalmente, em qualquer lugar, como vãos de calçadas e nas praças de São Paulo.

Muita coisa, eu só tinha ouvido falar. Alguns nomes eram familiares, não das panelas, mas de papéis. Nem me lembro porquê, mas houve uma época que li muito sobre plantas medicinais. A erva de santa maria, em casa, era usada para espantar pulgas e piolhos; sabia que era usada como vermífugo. Mas não havia a idéia que poderia ser usada como tempero. O jacatupé – o tubérculo à esquerda – foi uma surpresa. Fatiado, tem uma textura crocante, lembrando um pouco a maçã, mas com um saborzinho de algum amido. E, para meu espanto, é a raiz de um feijão.

E tinha  chuchu verde-escuro, verde-claro, amarelado. Ora-pro-nobis, que eu nunca tinha visto uma rama. Araruta, praticamente desaparecida. Taioba, eu ainda vejo em algumas feiras.

O fruto do jiquiri não é comestível. Mas é bonito, lembrando uma melancia rajada. Também falou da orelha-da-padre, coisa que na minha infância e pré-adolescência era muito comum. Via em quintais, beiras de cerca das casas. Fico pensando quando as pessoas pararam de cultivar algo de comestível em casa. Não me lembro.

Jambu está crescendo loucamente nos fundos de casa, sem que eu use, é verdade. Já o dente-de-leão (tampopo, em japonês) aparece aqui e ali, no meio do gramado. Sempre lembro de minha amiga Lissa, quando vejo um pé. Uma vez, ela disse-me que achava as folhas apetitosas, uma maluquice. Não, não é maluquice, o dente-de-leão é comestível. Pelo que sei, há quem cultive na Europa, enquanto em tantos lugares cresce sem exigir o menor cuidado.

Quase do nosso lado, os animados Beto Pimentel e Edinho Engel. Muito bem-humorados, entusiasmados. Roberta Sudbrack estava nos fundos, quietinha. E eu, ainda me recuperando da virose, tentava abafar a tosse…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

7 Responses to Neide Rigo Tinha Uma Horta

  1. Andrea diz:

    dente de leão é comestivel? adoro o chá, mas nunca nem vi um pé…

    • Marisa Ono diz:

      É sim, Andrea. Eu me lembro de ter lido algo sobre uma sopa feita com ele. Só não me lembro se a receita era italiana ou de outro país europeu.

  2. neide rigo diz:

    Marisa, querida, adorei sua presença lá. Obrigada e mais que obrigada pelos alhos, sementes, pimentas. É com os amigos que continuo aprendendo.
    Beijos, N

    • Marisa Ono diz:

      Ai, Neide, eu peço desculpas .Comportei-me muito mal. As vagens são para ser plantadas agora no finalzinho do inverno, começo da primavera. A pimenta taka no tsume (unha de falcão) são muito populares no Japão, mas por lá usa-se mais seca, em flocos. Uma amiga mandou-me algumas e vamos plantar.

  3. neide rigo diz:

    Andrea, já falei sobre ele e dei receita no post: http://come-se.blogspot.com/2009/01/tempo-de-dente-de-leo.html
    Um abraço, n

  4. Na minha antiga casa tinha ora-pro-nobis! Nunca comi, mas meu pai adorava colher pra fazer com frango cozido!

  5. Mi diz:

    Oi Marisa!
    Vou aproveitar esse tópico pra pedir mais informações sobre uma verdura chamado mizuná, vc conhce? Eu ganhei um maço de um feirante esses dias, tá lá na geladeira…

Os comentários estão fechados.