Soup Kare

Sopa de Curry. Essa versão é típica de Hokkaido, mas é coisa recente. Um restaurante resolveu lançar um prato de sopa à base de curry, com pedaços grandes de vegetais e uma coxa de frango assada. O fato de ser rápido para ser servido, ser nutritivo e com não muito gordo, ganhou seguidores. Confesso que não me lembro do nome do restaurante, mas é curioso como um prato novo pode surgir e tornar-se muito popular em poucos anos.

Nem é receita. Passo a idéia para esquentar o corpo (principalmente o estômago) nesses dias frios.

Fiz um caldo de frango. Escaldei carcaças, lavei e coloquei de volta à panela com mais água limpa. Juntei alho e cebolas picados. Em um daqueles cestos para chá (dos grandes), coloquei uns cravos, umas sementes de cardamomo, fatias de gengibre e um anis estrelado. Queria minha sopa perfumada. Cozinhei lentamente na Shuttle Chef (que, de quebra, economiza gás) e quando as carcaças estavam quase desmanchando, separei as carnes desfiadinhas e coei o caldo.

Cozinhei nesse caldo pedaços de batata, cenoura e couve-flor. Quando estava tudo cozido, temperei com curry em pó.

Refoguei beringelas e cebolas – era o que tinha na horta, mas poderia ter colocado brócolis, cogumelos, ervilhas tortas, etc, acho que vocês já entenderam, é uma questão de gosto de disponibilidade – e deixei de lado. Também cozinhei ovos.

Na hora de montar o prato, era uma colher cheia de arroz cozido, o caldo com pedaços de frango e vegetais e um punhado de beringelas e cebolas refogadas.

Os ovos foram picados grosseiramente. Poderia ter deixado em metades.

Em um prato só tinha arroz, caldo, cozido, refogado e tudo muito cheiroso. Em si, uma refeição completa.

PS: Os vegetais ficam mais bonitos se fritos. Brócolis, pimentões ficam com cores brilhantes. Mas aí são outras tantas calorias.

Share This Post

3 comentários em “Soup Kare”

  1. isso parece perfeito para apimentar almas cansadas… vou fazer com um tablete de curry que tem por aqui, “picância” acima de 5 na escala dos Golden Curry – é a caixa vermelha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *