Pastel de Forno de Espinafre

pastel de espinafre

Ter uma horta é ter comida ao alcance da mão. Bem, mais ou menos. A farinha e os ovos dessa receita, eu precisei comprar. Mas o requeijão, manteiga e os tais espinafres, foram feitos aqui em casa mesmo

Normalmente faço espinafres (depois de lavados e rapidamente aferventados e escorridos) com shoyu e ovos. É um prato da minha infância e parece que da família toda, só eu acho graça nele. Mas desta vez havia muito espinafre e eu queria algo diferente. Lembrei de um pastel recheado com espinafre de origem russa, mais – ai – a massa é folhada, feita com banha, coisa que eleva as calorias de qualquer prato à terceira potência. Resolvi improvisar uma massa mais leve. Renderam 40 pastéis. Não comi todos, congelei uma parte para comer outro dia.

Massa

500 gramas de farinha

200 gramas de manteiga gelada

1 colher de chá de fermento em pó

Sal

1 ovo

1 colher de sopa de vinagre

Água o quanto baste

Recheio

Espinafre (bastante, algo como 3 maços limpos ou mais)

Requeijão – eu usei um caseiro, mais firme, parecido com o catupiry

Misture a farinha com o fermento, sal e manteiga cortada em cubinhos. Com duas facas ou com mas mãos, vá misturando a farinha com a manteiga, formando uma farofa grosseira. Não trabalhe demais, devem ficar pedacinhos visíveis de manteiga.

Abra uma cova, bata o ovo, junte um pouco de água e o vinagre. Despeje no centro e vá misturando a farinha. Acrescente água conforme o necessário, até conseguir fazer uma bola com a massa. Ela não deverá ser muito dura, é mais para macia.

Sove um pouco. Divida em 40 porções e abra cada uma com um rolo, formando discos de massa fina, com cerca de 12-15 cm de diâmetro.

Para o recheio, só misturei o espinafre, depois de lavado, escaldado, escorrido e picado, com o requeijão. Conferi o sal e pronto.

Coloquei uma colherada bem grande de recheio no centro, dobrei ao meio, fiz as bordinhas e, antes de levar ao forno, fiz um furo no todo de cada um, para que escapasse o vapor.

Poderia ter pincelado com gema, ficaria mais bonito. Ao invés de requeijão, acho que poderia ter usado ricota e um pouco de ovo batido. E se não tivesse espinafre, acho que ficaria bom com uma misturinha de cenoura refogada, ervilhas, ovos cozidos – como no pastel de forno que eu comia em um restaurante ovo-lacto-vegetariano, na época que trabalhava no banco. Enfim, é só mais uma idéia.

No dia, a massa é crocante e durinha. No dia seguinte, por conta da umidade do recheio, fica mais macia, mas continuei achando gostosa.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, receita com as tags , . ligação permanente.

4 Responses to Pastel de Forno de Espinafre

  1. Bia diz:

    Só para linkar com aquele nosso papo das pizzas…. Pizza com espinafre(escaldado), em vez de molho vermelho um pouquinho de molho branco (pode usar seu requeijão mesmo), mussarela e alcaparras…. Fica sensacional! Tem uma pizzaria da sua querida Londrina que serve assim… Das poucas coisas que tenho saudades de lá!
    E o torresmo, quando sai???? Não torture sua mãe com o pote à vista mas sem acesso…. rsrsrsrs
    beijos

    • Marisa Ono diz:

      Bia, dona M guardou o pote no armário e diz que só frita depois de perder 6 kg. Eu, por outro lado, emagreci 2 kg sem motivo (bem, tirando a gripe, claro) e estou esperando ela cair em tentação…
      Myrna, boa idéia, kabocha deve de ficar gostoso…

  2. Myrna diz:

    Pastelzinho russo, NHAM!!! Ainda bem que você criou uma alternativa menos “colestérica”. Em Campos do Jordão/SP, existe a pousada Gribók, de propriedade de um casal de russos de origem… chinesa (daquela cidade russa lá no meio da China) e a Da. Olga faz uns pastéis de carne maravilhosos. Imagino que seja essa massa que vc menciona aqui.

    Sabe que eu acho que esses assados com a farinha em vez da gema pincelada me parecem mais apetitosos… talvez porque sempre tenha tido assados pincelados em casa e os não-pincelados eram coisa exótica.

    Um restaurante macrobiótico aqui perto costuma usar kabocha como base do recheio dos pastéis de forno, eu e meu marido apreciamos bastante. Talvez eu experimente sua massa trocando o requeijão por purê de kabocha.

  3. Adorei o seu site! Procurava uma receita para usar o lindo espinafre que encontrei no supermercado e cá está. Obrigada pelas postagens tão bacanas! : )

Os comentários estão fechados.