Flores no Quintal e na Xícara

Apesar de ainda não ser primavera no calendário, já é primavera nos jardins e hortas. Acima, as orquídeas de dona M, uma paixão dela.

Acima, da esquerda para a direita: flor de limoeiro, de ervilha doce (sunapu endo), jasmim e, abaixo dele, flor de tomate.

Novamente, da esquerda para a direita: flor de aspargos, de pitanga e de tomate.

Flor de maracujá-doce, botões de mostarda e flor de beringela.

E, por fim, bromélias e a gata descansando no meio de uma touceira de violas (amor-perfeito).

E tem também flores na xícara. Ou melhor, em um copo, para poder apreciar a beleza da flor de cerejeira.

Ganhei da minha amiga Lissa. Dentro de cada sachê, algumas flores. Para minha surpresa, não estavam desidratadas. São molhadinhas e as pétalas parecem uma massinha rosa. Dentro da água quente, elas se abrem, delicadamente. O chá de flor de cerejeira não tem muito sabor. Tem um aroma agradável, sutil. Este chá é adocicado. Outro, que tomei há um bom tempo, creiam, era ligeiramente salgado. As pétalas eram conservadas em sal.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

8 Responses to Flores no Quintal e na Xícara

  1. Myrna diz:

    Lindas flores! aqui estou tentando manter vivos uns amores-perfeitos que o meu filho plantou durante as férias. Mas suspeito que não será possível. Ainda nem li a respeito dos cuidados com essa florzinha…
    E eu só conhecia o chá de sakura salgada – achei que era só para os olhos mesmo rsrsrs

    • Marisa Ono diz:

      Ah, Myrna, amor-perfeito vai sumir daqui uns dias. No ano que vem, é provável que as sementes brotem. As daqui de casa espalharam-se assim. Foi plantado uma vez, no ano seguinte brotou mais e em breve será uma praga.
      Akemi, o chá foi mandado no Japão, não encontrei por aqui. Quanto ao aroma de sakura, eu não tenho certeza, mas será que não dá para extraí-lo colocando as flores em açúcar ou álcool? Bem, a florada de cerejeiras já passou, é uma coisa que só saberei no ano que vem…

  2. Akemi diz:

    Parabéns a M-san pelas belas orquídeas! Acho seu cultivo tão difícil, na verdade é uma arte!
    Achei este chá de sakura doce super interessante, de onde é? Pode ser encontrado aqui no Brasil? Que eu me lembro só tinha os consevados em sal no Japão. Nem sabia que se fazia chá, eu aprendi a colocar em anpan, naquele buraquinho característico do doce.
    Adorava aqueles mochis recheados com ankô de sakura. Tenho a “ligeira suspeita” de que o sabor é artificial, mas será que vc acha que pode ser reproduzido?
    Bjss e bom feriado!

  3. Marisa vc está bonita na foto!!!
    Que lindas essas flores, amo!
    Nossa queria provar desse chá de sakura ^^

  4. Diga para dona M. que compartilhamos a paixão pelas orquideas…mas olhando tanta beleza, é muito fácil entender!!
    Adoro seus textos e receitas…
    bjs
    Rosemary

  5. Madalena Fuke diz:

    Marisa, Oi.
    Sobre as pétalas de sakura com sal, vendidas em saquinhos, acho que é para comer com gohan e não chá, ou estou enganada?
    Obrigada
    Madalena

    • Marisa Ono diz:

      Não, Madalena. Existe um chá de pétalas de cerejeira, salgado. Também existem flores de cerejeiras conservadas no sal, que vão em doces, sobre anpam, etc.

Os comentários estão fechados.