25 Comments

  1. antonio pires correia

    marisa,

    aqui em morungaba chamamos isso de garrão, peço ao açougueiro para guardar e o faço como mocotó.
    restos e aponeuroses aqui vendem como retalho que, após limpeza vira um caldo extremamente proteico, saboroso e forte.
    a propósito, como se prepara no japão?

    parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas

    antonio

  2. Marisa Ono

    Em Nagoya é comum cozinha-los em fogo brando, até ficar muito macio e servi-lo com um molho à base de pasta de soja vermelha, de sabor bem pronunciado. Há quem cozinhe com shoyu. Muitos nem se dão ao trabalho de fazer em casa, vão a um izakaya (imagine um bar com muita comida boa em porções pequenas, mas não servem arroz).
    Engraçado, Antonio. Muita gente pensa que é gorduroso porque é forte, pesado, quando na verdade não tem gordura alguma…

  3. antonio pires correia

    costumo também colocar bucho de boi e a pele do mocotó, cozinho por horas no fogão à lenha com fogo brando com temperos frescos.
    congelo-os e me farto por bom tempo…

  4. lucia

    Ola Marisa moro no Japao. A pergunta que quero fazer nada tem a ver com Suji mas sim, queria saber se aqui tem carne de soja se tem como chama. Muito Obrigada

  5. Marisa Ono

    Lucia, sabe que não me lembro de ter visto carne de soja? Vi carne de gluten, entalatada, mas mesmo assim não era fácil de encontrar, não.

  6. Moacyr Bastos

    Comprei hoje, pela vez primeira, uma bandejinha de “tendão bovino”(por sinal muito barato) para experimentar.
    Constuma-se aqui em Pernambuco preparar OSSO DO PATINHO COM FEIJÃO PRETO.Será que posso mandar preparar o “tendão” da mesma forma?

  7. Marisa Ono

    Nunca ouvi falar do osso do patinho. Por aqui, quando se consegue ossos ou tendões vem tudo misturado e vendido como comida para cachorro (a Vigilância Sanitária anda proibindo a comercialização para consumo humano). Mas é só cozinhar até ficar bem macio mas sem derreter.

  8. jarlete taba

    sou sansei trabalha em uma empresa (frigorifico de boi)uma pessoa que trabalha no controle de qualidade me perguntou para que os japones querem bucho mas nao grande somente pequenos se e para consumo eles exportao muito para china e japao

  9. Marisa Ono

    Sim, os japoneses consomem vísceras (tanto de boi quanto de porco). Não é muito comum mas, nos últimos anos, o consumo dessas partes têm aumentado no Japão, por conta do preço e por conta dos nutrientes e do colágeno.

  10. beth

    oi Marisa estou em Nagoya,comi pela primeira vez tendao no restaurante chines,gostoi do sabor,porem eles cozinham bem pouco e por isso fica duro,eu comprei na loja brasileira e faco so para mim,gostaria de saber que pasta e essa ?????

  11. Loudre

    Ola!!!
    Aqui em Salvador/BA encontrei em um restaurante pequeno e me apaixonei!! Porem ele fechou !!
    Tentei fazer em casa mas nao ficou muito bom, qual tempo certo aproximadamente para deixar no fogo?
    E é ruim mesmo de encontrar.

  12. Arlindo

    Compro sempre no meu açougueiro de confiança. Aqui no sul o tendão é chamado de Pistola. Depois de fervido na penela de pressão com alho e sal, por uma hora, fica uma delícia. Se deixar esfriar é possível comer de garfo pois é uma gelatina. Costumo fazer sopas com o caldo de Pistola e muitas verduras.

  13. Paulo ribaski

    eu sou açougueiro..a muitos anos apesar de ser bem novo ..aqui na minha região chamamos isso de tendão..realmente não tem gordura e da pra fazer alguns pratos afrodisíacos com ele fica delicioso

  14. Zero Bala

    Oi Marisa,moro no interior de Minas Gerais, aqui em meu local de serviço é muito comum uma “reunião”de amigos a tomar caldo de mandioca com tendão do garrão e bebermos aquela cachacinha mineira, é tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *