Cha Gio ou Rolinhos Vietnamitas Fritos

Conheço pouco a cozinha vietnamita e o que provei, gostei. Ainda será mais conhecida por aqui e no mundo. A comida vietnamita é menos condimentada, mais “herbal”. Ao contrário da comida indiana, não fico horas lembrando do quanto de cominho ingeri. E não me provoca o receio que tenho da pimenta tailandesa. Neste caso, a gordureba impera, é verdade. Mas é uma combinação interessante entre o doce, salgado, ácido e picante que vale a pena comer como petisco, de vez em quando.

Recheio:

200 gramas de carne de porco moída ou picada fino

100 gramas de camarão miúdo (se for médio, pique irregularmente)

1/2 cebola bem picada (melhor se encontrar echalotas)

50 gramas de harusame (macarrão transparente)

1/2 cenoura média cortada em tirinhas (umas 60 gramas)

1/2 batata-doce média, cortada em tirinhas (130 a 150 gramas)

Sal, pimenta-do-reino, molho de soja ou molho de peixe (nampla) à gosto

1 ovo

Molho:

200 ml de água

4 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de nampla

1 dente de alho picado

Pimenta vermelha, seja em pasta, em molho ou esmagada; usei a última

Suco de 1 limão

Para o recheio, misture todos os ingredientes. O harusame precisa ser deixado de molho por uns 15 minutos, cozido, escorrido e picado. Em algumas versões vi cogumelos secos, hidratados e picados. Talvez queira experimentar com um pouco de alho e coentro. Isso deixo a seu critério.

Pegue discos de papel de arroz, dos pequenos. Molhe poucos de cada vez. Escorra da água e coloque sobre a tábua de trabalho. Deixe que amoleçam o suficiente. Coloque uma colher de sopa de recheio em um lado, enrole, dobre as laterais em direção ao centro e termine de enrolar. Acomode os rolinhos em uma travessa ou assadeira, sem que se toquem. Renderam mais de 20. Eu deixei que descansassem um pouco e secassem ligeiramente, durante mais ou menos 1 hora.

Enquanto isso, prepare o molho: ferva a água, adicione o açúcar, mexa até que dissolva completamente e retire do fogo. Depois de frio, junte os demais ingredientes. Confira o sal.

Frite os rolinhos em uma frigideira, com 1 cm, mais ou menos, de óleo. Os rolinhos não devem boiar no óleo. Evite colocar muitos de uma vez, não deixe que toquem uns nos outros. Frite até que dourem e fiquem crocantes. Escorra.

Sirva imediatamente, acompanhado do molho.

Eu testei. Fritei novamente os rolinhos depois de algum tempo – eles amolecem se não forem comidos imediatamente. E ficaram bons.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, Fácil, receita com as tags , , , , . ligação permanente.