7 Comments

  1. Então, toda vez que eu usar um pouco do starter, acrescento 100ml de água e 30g de açúcar? Fiquei espantada por não levar nada de gordura nem ovos e mesmo assim a massa ficou macia! Vou me aventurar aqui em breve, depois te conto! Bjss

  2. Andrea

    Lindo Marisa…Vou tentar por seu metodo muito mais pratico…Já cansei de ficar alimentando aquele monstrinho na geladeira, por meses…Adorei, bjs

  3. Marisa Ono

    Andrea, Akemi. Depois de um período prolongado, certamente o starter vai precisar se re-alimentado para continuar vivo. Ou vai acrescentando água e açúcar aos poucos – tenho feito pães uma vez por semana – ou em caso extremo, fazer outra leva de starter (água, açúcar, passas, etc) e acrescentar um pouco da que já está pronta, para acelerar o processo.

  4. Mathias de Albuquerque

    Marisa,

    Sou um cozinheiro aprendiz (tenho apenas alguns meses de prática numa cozinha profissional) e sempre fui fascinado por fermentação e a vastidão de possibilidades que ela apresenta nas mais variadas culturas, dietas, etc.

    Hoje tirei minha folga para pesquisar um pouco e garimpando informações parei aqui no seu site. Gostei muito do que compartilha.

    Nessa postagem sobre o fermento liquido (o starter de uvas passas) eu queria perguntar, tirar algumas dúvidas antes de testar. Quando você fermentou as uvas, após ter atingido o ponto ‘ideal’ as uvas devem ser retiradas no fermento liquido ou não?

    Imagino que se bem cuidado esse fermento possa ser preservado por muito tempo mas fiquei com essa lacuna, curiosidade. Em que ponto, tempo, momento retirar as uvas dessa solução.

    Parabéns pelo alho negro, espero poder conhecê-lo em breve.

    Saudações cuiabanas, Mathias

  5. Marisa Ono

    Mathias, eu retirei as uvas. Agora estou testando duas sugestões de fermento de batata dos leitores. Daqui umas semanas sai o resultado, já que as receitas pedem vários dias de fermentação.

  6. elaine cristina

    boa noite adorei seu blog, mas gostaria de saber como conseguir lactobacilos vivos para criar na geladeira e tambem água marinha me reponde por favor…

  7. Marisa Ono

    Lactobacilos vivos para a produção de quê, Elaine? Existem lactobacilos para a produção de iogurte e queijo. Água marinha, só indo para o mar buscar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *