Docinhos de Festa

Eu sou de um tempo em que certos docinhos, só em dia de festa. Comia doce de batata-doce, doce de leite, paçoca, esses doces de quitanda ou “venda” (depende da região do país). Quando eu era pequena, minha mãe batia um bolo. Depois, na adolescência, se eu queria comer um doce, tinha que fazer eu mesma. Também havia doce de goiaba em calda – que me rendeu um trauma para o resto da vida, odeio goiaba – doce de abóbora na cal, arroz-doce…

Mas brigadeiros, olhos-de-sogra, cajuzinhos, beijinhos, desses docinhos que são servidos em forminhas de papel ou de celofane, ah, só em festa de casamento ou aniversário. Ou nem em festa de aniversário, porque depois de certa idade, a moda era fazer baile na garagem e só. Quase não se comia.

Não nego, gosto desses docinhos. Por algumas vezes comprei uma bandejinha de doces sortidos. Em uma confeitaria, para minha decepção, os doces eram feitos com doce de leite enlatado misturado com alguma coisa. Misturam achocolatado com doce de leite, enrolam e chama de brigadeiro. Se trocam o achocolatado por coco ralado, virou beijinho. Ou seja, muito doce, monótono e descuidado.

E, paradoxalmente, gosto desses docinhos mas sempre acho que poderiam conter menos açúcar. Sei que o açúcar dá o ponto de enrolar, que o brasileiro tem o hábito do doce bem doce – raramente faltou açúcar no país – mas acho que açúcar demais mascara o sabor.

Hoje recebi uma caixinha cheia dessas gulodices da Marcia. Bolinhas pequenas, coloridas, enfeitadas à mão. Um primor. Do tipo da coisa que me dá canseira só de ver. Para quem me conhece, sabe que não tenho paciência alguma para coisas mini-mini. E nem tenho habilidade para manejar um saco de confeiteiro.

Claro que provei todos. Olho-de-sogra feito com coco de verdade. Nenhum deles estava excessivamente doce. Minha mãe parou e ficou olhando para o enfeite minúsculo do docinho perolado de nozes. E teve até doce com alho negro!  Claro que não é a primeira vez que provo das doçuras da Marcia. Ela faz uns bolos lindos, com massa leve, tudo feito muito fresco.

O site dela é este:

http://www.marciaeventos.com.br

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Doces. ligação permanente.