Outra Receita de Donuts

Essa trancinha costumava aparecer com frequência em lojas de conveniência e padarias japonesas. Simples massa torcida, frita e polvilhada com açúcar. E precisa de mais? Confesso que não sou fã de donuts cobertos, decorados. Só uma massa de pão doce e frita já faz minha alegria. Usei fermento de pão fresco por acaso – tinha uma quantidade enorme que sobrou de outro experimento. E achei que o resultado ficou melhor do que com o fermento biológico seco. A massa ficou macia, com um cheiro característico.

150 ml de água morna

2 ovos pequenos

100 gramas de açúcar

85 gramas de manteiga – não vale margarina light

30 gramas de leite em pó

10 gramas de emulsificante – opcional

Aromatizante (usei baunilha mas, se preferir, use casca de limão, laranja ou outro qualquer)

600 gramas de farinha de trigo

30 gramas de fermento de pão fresco

Dissolva o fermento na água morna e adicione os demais ingredientes. Prefiro usar a máquina de pão para sovar. Se não tiver, trabalhe bem a massa, até ela ficar macia. Talvez seja preciso acrescentar mais farinha ou mais água. Vai depender muito da umidade do ar. A massa deverá ser muito macia, quase pegajosa.

Deixe crescer até dobrar de volume.

Divida a massa em porções, abra com um rolo e corte em tiras. Forme rolinhos, dobre-os ao meio e enrole em tranças. Deixe crescer novamente, antes de fritar em óleo aquecido, porém não muito quente, até dourar bem.

Escorra e passe em açúcar e canela.

Com metade da massa fiz esses sonhos. Foi só abrir a massa em quase 2 cm de espessura, cortar com discos, esperar crescer e fritar. Depois de frios, recheeei com creme de baunilha, feito com leite, gemas de ovos caipiras, açúcar, farinha, amido de milho e essência.

Isso me lembra de uma padaria – não me lembro o nome, embora me lembre perfeitamente do lugar. Fui lá em uma manhã de domingo – curiosamente, a padaria ficava aberta das 7 às 15 horas. Escolhi um pão alongado, sem ter idéia do que era. A balconista pegou meu pão, levou à cozinha e o recheou com um creme gelado! Eu adorei, claro. E não seria má idéia se alguma confeitaria resolvesse fazer algo assim.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

16 Responses to Outra Receita de Donuts

  1. Lilian diz:

    Marisa amo cozinhar mas sempre faço receitas da net que não ficam com o gostinho dos comprados por lojas especializadas mas vc tem recitas bem legais…Sem falar dos textos escritos por vc muito bom!!!

  2. MAH diz:

    Marisa falando em frituras empanados a gordura sempre espirra fazendo maior bagunça no meu fogao. quero saber como ou qual ingrediente usar pra evitar isso. Trigo- leite ou ovos com gema ou sem? – farinha de rosca.

    • Marisa Ono diz:

      Mah, use sempre uma panela ou frigideira com paredes altas, não coloco óleo além da metade da altura. No caso do empanado com farinha de rosca, costumo usar claras apenas, mas é porque sempre tenho claras no congelador, já que uso gemas para pincelar pães, empadas, etc.

  3. sasa diz:

    Olá…Já escutou falar em “cueca virada”? Aqui no RS, fica igualzinha a essa trança da foto. Existem versões fininhas ou fofinhas, mas o truque é utilizar a cachaça na receita para ficar sequinho. ;>

    • Marisa Ono diz:

      Nossa, Cueca Virada é uma coisa que há muito tempo não vejo. Vi em algumas padarias de Londrina, também. Vou experimentar com cachaça um dia desses…

  4. AMELIA MARIA TORRES diz:

    fiquei feliz quando vi a receita vou fazer muito obrigada

  5. jaciele de oliveira diz:

    marisa posso substituir leite em po por leite de pacote ha e tambem posso colocar pinga nessa masa

    • Marisa Ono diz:

      Há um motivo para usar o leite em pó. Ele tem propriedades de manter a umidade da massa que o leite não tem. Pinga, eu tenho receio, porque o álcool costuma deixar as massas mais ressecadas, desidratadas.

  6. claudia rossetti diz:

    Marisa fiz as receitas dos donuts e das rosquinhas, ficaram divinos, receitas dos deuses

  7. Myrna diz:

    Marisa, uma padaria na Penha, chamada Requinte, frita e recheia os sonhos na hora. “Pertinho”.
    É, estou fuçando aqui os donuts. Esqueci de deixar a espuma nas geladeira ontem e vou usar uma receita alternativa, ainda bem que você já testou várias 🙂 Obrigada!

  8. Marta Pontes diz:

    Ola Marisa…posso guardar a massa na geladeira?

    • Marisa Ono diz:

      Não, Marta. Ou melhor, pode até guardar mas por pouco tempo. Massas que levam fermento tendem a desenvolver um sabor ácido e um aroma estranho. Não deixaria na geladeira mais que uma noite.

  9. Lucy diz:

    Oi, Marisa! Eu me divirto muito cozinhando (ou tentando cozinhar, rs), mas não sou lá uma expert. Achei esse creme de baunilha que você usou nos sonhos lindo! E queria fazer. Você pode me dizer como faz? Não sei se você já postou a receita por aqui, é que não consegui achar… Obrigada desde já!

    (Descobri seu site ontem, e já vou testar um pão hoje!)

    • Marisa Ono diz:

      Não publiquei a receita do creme. Você pode usar creme de confeiteiro industrializado – existe em lojas de produtos para confeitaria, é só misturar leite e cozinhar – ou fazer usando 3 a 4 gemas, 50 gramas de farinha de trigo, 50 gramas de amido de milho, açúcar à gosto. Bata bem e adicione meio litro de leite e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Aromatize com baunilha e retire do fogo. Empregue frio.

  10. Lucy diz:

    Marisa, obrigada pela receita. Vou tentar fazer, e apenas se não der certo, compro o de confeiteiro. Beijo!

Os comentários estão fechados.