Mancha Amarelada em Camisa Branca

Lá vou eu falar de um assunto desconfortável: mancha amarelada em camisa branca, principalmente na região da cava da camisa (ou axila, ou sovaco, como prefere a Bia Braune). E por mais que se esfregue, deixe de molho em alvejante, não sai. Pode ficar um pouco mais pálido e só. Se você não acha desconcertante vestir uma camisa com mancha de suor, leia o conto da Lygia Fagundes Telles entitulado “Verde Lagaro Amarelo”.

Bem, estou escrevendo sobre isso – e pior, expondo uma camisa que estava encostada no armário! – porque me perguntaram se o Maienza funciona para esse tipo de mancha. Não sei, não testei. Garanto que tira o cheiro desagradável de suor que fica impregnado em umas camisas de tecido sintético. É só diluir na proporção de 1 para 5 de água e pulverizar no local.

Então cá estou eu, com uma solução fácil, barata e eficiente.

Primeiro é preciso fazer um aplicador. Para isso usei um pouco de algodão, um pedaço pequeno de tecido (tirado de uma camiseta velha), um palito (hashi) e uma borracha.É só fazer um bolota, cobrir com o tecido, espetar no palito e prender com o elástico. Fica parecendo um cotonete grande.

Em um recipiente de vidro ou inox, misture 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 de alvejante líquido. No caso, usei do tipo indicado para roupas coloridas.

Com o aplicador, passe o produto na área manchada. Não use os dedos para fazer isso, a solução é alcalina e pode provocar lesões na pele.

Agora vem a parte realmente divertida. Exponha a parte manchada, já com o produto aplicado, a vapor de água. Uma chaleira proporciona um vapor direcionado, o que facilida. Aproxime do vapor por alguns segundos e retire. Em contato com o vapor, a mistura espuma (não sei se dá para ver direito na foto as bolhas subindo). Mas tenha cuidado: não aproxime os dedos do vapor porque você pode se queimar. Tenha cuidado para não queimar a camisa na chama do fogão. E mantenha o rosto longe do vapor, que pode ser irritante.

A mancha desaparece imediatamente. Confira se não ficou algum ponto amarelado. Se necessário, reaplique e passe novamente no vapor. Depois lave a roupa normalmente, tendo o cuidado de enxaguar bem, porque resíduos de sabão na roupa também deixam manchas em camisas claras.

Bem, quanto à lógica da coisa, confesso que só desconfio. E confesso que estou com um pouco de preguiça para investigar a fundo. O que posso dizer é que o princípio ativo do alvejante para roupas coloridas é o peróxido de hidrogênio, que reage com moléculas orgânicas, liberando oxigênio. Tanto o peróxido de hidrogênio quanto o bicarbonato são utilizados produtos para clareamento dentário. Agora, como tudo isso funciona, ou fica para um outro dia ou, se alguém souber explicar, por favor.

Share This Post

86 Comments

Page 1 of 2 Next →
  1. Katia U.

    Olá Marisa!
    Eu visito seu blog desde o ano passado, conheci enquanto procurava por uma boa receita de harumaki.
    Nunca fiz nenhum comentário, mas esse post eu PRECISO comentar!!
    QUE COISA MILAGROSA É ESSA????? Meu noivo não é médico, mas estávamos chegando a evitar de comprar camisetas brancas porque a parte das axilas dele sempre estavam ficando amarelas e não saiam de jeito nenhum!!!! Li o posto ontem e chegando em casa já testei(em um lado para comparar)…. hoje a camiseta já está seca e branquinha como nova!!!! E olha que estava beeem amarela hein!!
    MUUUUUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO!!!
    O Edu também agradece a você pelo kantem de café que ele tanto adorava comer no nihon nos steak houses e eu nunca tinha feito aqui. Fiz ontem também e ficou ótimo!

  2. Marisa, esta e a da Maizena é demais,eu sofro com os jalecos da Amanda minha filha agora é so alegria, eu acho que deve ser o bicabornato pois para tirar mau cheiro do sovaco rsrsr, basta misturar bicabornato com alcool, e aplicar comalgodão debaixo das axi deixa de suar e de ter mau cheiro e os antigos usava bicabornato para os dentes né, vc viu o Nato para aplicar na pele e cabelo. bjs dona Margareth

  3. Marisa Ono

    Obrigada, Katia. Divulge, muita gente sofre com essas manchas. Além do eficiente, usa pouco produto de limpeza, economiza água e o meio-ambiente agradece toda essa economia. Pode ser que não funcione bem em algum tecido em específico. Mas se já está bem amarelo, vale a pena arriscar.

  4. Oi, Marisa! Adoro o seu blog e suas dicas. Essa eu preciso usar. Será que também funciona com aquelas manchas amareladas de roupas claras que ficam guardadas muito tempo? De qualquer forma, vou testar!

  5. Marisa Ono

    Oi, Diulza. Pelo que li por aí (não me lembro nem onde ou quando), as manchas amareladas são causadas por uma proteína contida no suor. Por isso não saem com detergente comum, que funciona melhor com gordura. Como o peróxido de hidrogênio reage com partículas orgânica, creio que aí estaria a chave para a limpeza. O bicarbonato entra para baixar o pH (que também li por aí que torna o alvejante ainda mais eficiente). Já para o branqueamento, creio que se deve ao oxigênio liberado na reação ativada pelo vapor de água. Mas como eu não entendo nada de Química Orgânica, só fico no “achismo”, mesmo. Juro que um dia ainda estudo um pouco mais, até a minha aposentadoria, ainda tem tempo…

    Ainda há pasta de dente com bicarbonato. Olhe com cuidado nas embalagens.

    Karen, isso eu não sei. Antes de tentar, acho melhor testar em um cantinho, para não estragar a peça inteira. Eu testei no colarinho e também funcionou, apesar da mancha não ser bem amarelada, aí já era uma mistura de suor e poluição…

  6. cinthia

    Marisa, ótima a sugestão, vou fazer já, pena que meu marido se desfez de vááárias camisas no mês passado, justamente poruqe estavam manchadas, vou tentar no colarinho também, já falei pra ele esfregar o pescoço… mas não resolveu hehehe.
    ah… estou procurando um maçarico para uso culinário , tem alguma sugestão….obrigada

  7. Cristina

    Olá Marisa,
    eu moro fora do Brasil e precisava de uma dica quanto ao Alvejante para roupas coloridas.
    Seria o Vanish ( aquele da embalagem rosa) ou mais uma água sanitária?

    Obrigada pela dica,
    Cristina
    P.S. Adoro seu blog!

  8. Marisa Ono

    Cinthia, no caso do colarinho, há muito se usava passar um pouco de talco na nuca. O talco absorveria o suor e mancharia menos a camisa. Não custa tentar.
    Quanto ao maçarico, o que tenho é daqueles feiosos, vendidos em casa de ferragens e que trabalha com um tubo de gás. Funciona que é uma maravilha. Também há um aquecedor elétrico, usado para encolher lacre de embalagens (tampas de compota). Parece um secador de cabelos gigante. Ele tem uma temperatura mais regular e é fácil de usar. Só não me lembro do nome desse aparelho.

  9. Marisa Ono

    Cristina, você vai ter que ver na embalagem qual alvejante tem peróxido de hidrogênio. Não sei qual é o composto principal do Vanish.

  10. Katia U.

    Eu usei Ariel líquido(verde), gostaria de ter usado o roxinho que tem o perfume mais gostoso, mas era oque tinha em casa no momento. Funcionou perfeitamente!

  11. Munique

    Comigo funcionou um pouco… a mancha já era antiga… deve ser por isso. Acho que uma solução é usar a camisa e, ao lavar, fazer isso antes. Assim a mancha estará ainda “fresca” e fica mais fácil. Mas confesso que mesmo para as manchas antigas foi o melhor método que já usei, foi o que mais clareou, embora não totalmente.

    Como alguém descobriu isso??

  12. Marisa Ono

    Munique, experimentou passar o produto, etc, tudo uma segunda vez? Consegui retirar uma mancha mais persistente.
    Bem, eu li em algum lugar que produtos alcalinos funcionam bem em manchas difíceis. Por outro lado, há uma série de produtos que se valem do poder clareante do oxigênio, então não é novidade. O fato é que tem muita gente inteligente no mundo e com senso prático para aproveitar esse conhecimento e usá-lo.

  13. É realmente algo que pouquissimas pessoas tiveram a ousadia (ou pelo menos a idéia) de tentar!
    Alvejante e bicarbonato sódico para tirar manchas de roupas?
    Seria legal saber se essa solução pode ser utilizada também em roupas coloridas. Isso seria um avanço e tanto no quesito “Remoção de manchas”. Na proporção de que talvez eu abriria um negócio de remoção de manchas aqui onde eu moro!
    Muito boa a dica, aguardo a resposta!

  14. Marisa Ono

    Eu ainda não testei em roupas coloridas. Varia muito, porque cada corante reage de maneira diferente e, por experiência própria, já vi tecido azul ficar verde por conta de alvejante…

  15. Marcela

    Meeeu Deus, estou muito admirada com resultado, é muiitoo bom, PODEM FAZER MESMO!!!!
    Manchas velhas, manchas novas, todas sairam, se não sai na primeira, enxague, repita a operação que sai tudinho!!! Muito bom, obrigada pela dica!!

  16. Marisa Ono

    Não é uma maravilha, Marcela? Só quem tem esse problema sabe como é duro se livrar dessas manchas e quanto é constrangedor ficar com aquele amarelão nas axilas…

  17. Vivian

    MArisa, obrigada pela dica. Finalmente consegui tirar as manchas de umas 12 camisas que eu iria me desfazer. Somente de uma não saiu. Fiquei muito contente. Agradeço por partilhar essa informação conosco. Abraços
    Vivian

  18. Icide

    Obrigada Marisa, pela dica.Eu tambem já usei vinagre de alcool e agua morna, mas não deu muito resultado, vou usar sua receita, pois tenho tres filhas, uma cursando o ultimo ano de odonto, que adoram camisetas brancas.

  19. João Ribeiro Carrilho Junior

    Usei na minha camisa branca e o resultado: MARAVILHA DE DEUS!
    Rs… Alguém usou em roupas coloridas???? Preciso saber!
    []´s

  20. Faby

    Obrigada por compartilhar uma dica tao preciosa
    usei em camisas brancas e coloridas…
    Usei bicabornato com o alvejante para roupas coloridas vanish
    coloquei o vaporzinho como nao tinha chaleira fiz com a panela mesmo, depois joguei a agua quente por cima e dei uma esfregadinha e tcharannnn
    roupas brancas e coloridas (as que eu testei) ficaram excelentes
    obrigada obrigada e obrigada…

  21. olha, usei a fórmula para limpeza dos casacos dos meus filhos médicos e meu marido que é diretor do hospital sirio libanez, foi maravilhoso o resultado, estou mais motivada para lavar as roupas, só quero um tanquinho novo, pois lavo na mão após a queima do nosso compprada em 1999, obrigada pela dica

  22. Olá Marisa, tudo bem?
    Tentei remover uma mancha de sangue de uma camisa branca usando o produto semorim e não sei o que aconteceu que a parte onde estava manchada ficou toda amarelada e não consigo remover. Será que voce tem alguma sugestão para me ajudar.

    Um abraço, e aguardo contato.

    Elisabete.

  23. Amélia Okamota

    Costumo remover manchas de sangue(filha cirurgiã dentista) dos jalecos com vanish líquido e no tecido seco, no momento que entra em contato com o sangue, cria-se uma espuma, é qdo o sangue já está sendo eliminado do tecido, deixar por uns dez minutos e depois lavar normalmente. O que tem sido bom tbém é o sabão de cinzas, que na verdade não é feito de cinzas, mas de resto de óleo de cozinha e minha mãe costuma fazer em casa, vou pedir a receita e postar aqui, posso??

  24. Wanderlane

    Olá, adorei a sua dica mas tenho uma dúvida… Eu tenho umas blusas que estão amareladas por inteiro, eu posso usar essa mistura na peça toda?

  25. Marisa Ono

    Se estão amareladas por inteiro, não é por causa do suor, Wanderlane. Pode ser por conta do próprio tecido, alguns tecidos sintéticos são sensíveis a calor, o ferro de passar roupa queima e deixa o tecido amarelado. Aí não tem solução mesmo.

  26. Tathyana

    ual, testarei amanhã.
    Sou estudante de enfermagem e o uso diário das roupas brancas faz com que comece a ficar muito amarelado. Acabo sempre comprando roupas novas por isso 😉

  27. Ana Carolina

    oi tdo bem?coloquei o meu vestido cinza claro de molho com agua e sabao ele ficou la uns dias quando fui tirar ele estava manchado de amarelo clarinho o q posso passar para sair as manchinhas???obrigada!!!!

  28. Rafael felipe de Aquino

    eu gostaria de receber essa orientação de como tirar manchas amarelas e brancas das camisas na região das aquicilas. e tambem saber se esse processo tambem serve para roupas de algodão..

  29. Marisa Ono

    Como, receber orientação? Está explicado no post, passo-a-passo. O processo funciona bem em tecidos de algodão e alguns tecidos sintéticos. E, desculpe-me a correção, mas é “axila”, como está escrito no post.

  30. Rodrigo

    Olá marisa!
    Primeiramente, muito obrigado pela dica! Já faz um bom tempo que as minhas camisetas brancas estão com a área da axila manchadas. Mas tambés estou com um probleminha com aqs camisetas de cor PRETA… Será que funciona com a mesma aplicação?

  31. Marisa Ono

    Rodrigo, o problema é a tintura. Alguns corantes reagem com substâncias alcalinas e acabam desbotando ou mudando de cor. Eu não arriscaria.

  32. Ale

    Marisa me ajude por favor ,ja sou sua maior fã,peguei dezenove camisetas da escola das minhas filhas e coloquei no sol pra quarar sabe,com sabao em pó e o tal do Vanisch ,resultado todas ficaram manchadas de amarelo horrivel ,,o que faço???

  33. Marisa Ono

    Ale, minha mãe diz que para quarar, só se usa sabão. E ela não pode secar, é preciso manter a roupa sempre úmida, regando com frequência sob o sol.
    Agora o jeito é lavar de novo. Deixar de molho em uma mistura de sabão de alvejante, água mais que suficiente para cobrir, deixar por 30 minutos ou 1 hora e lavar normalmente. Geralmente funciona.

  34. Graciela

    Olá, Marisa!

    Obrigada pela dica, foi muito útil para mim! Fiz o teste em uma camiseta regata branca que estava com algumas partes amareladas e as manchas sumiram. Usei o alvejante Vanish para roupas coloridas e bicarbonato de sódio de saquinho, desses que se compram em supermercados.
    Agora, duas curiosidades: onde você aprendeu isso? Qual alvejante você usa?

  35. Marisa Ono

    Graciela, não me lembro a marca do alvejante que comprei. Só tomei cuidado de que fosse alvejante para roupas coloridas por conta do peróxido de hidrogênio.
    Fiquei sabendo através de um programa de tv, algo que vi de maneira rápida e não prestei muita atenção na época. Quando me perguntaram sobre uma maneira eficiente para tirar essas manchas, lembrei e testei. Também lembrei que bicarbonato e vinagre limpam ralos de pia por conta da liberação de oxigênio, enfim, foi um amontoado de lembranças e conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *