Okonomiyaki, Novamente

Já falei sobre o okonomiyaki há algum tempo. E cá estou eu testando outra receita, novamente. Em parte, porque está passando uma novela na NHK chamada “Teppan” e todo dia aparece alguém comendo um. Em parte porque eu queria comer algo com mais vegetais, que fosse rápido e que servisse de petisco, porque ultimamente não ando jantando. Como existem dezenas, centenas de receitas, vale mais uma.

50 gramas de cará

300 ml de dashi (ou água com caldo industrializado)

Sal

140 gramas de farinha

Recheio

3 a 4 ovos

3 a 4 folhas de repolho, picado em tiras

3 a 4 folhas de cebolinha, cortada em bastões de uns 3 cm

1/2 chikuwa (pasta de peixe em formato de tubo) ou um pouco de camarão, lula, etc, cortado em pedaços de 1 a 2 cm

Gengibre em conserva (benishoga) em tirinhas

Cerca de 2 colheres de camarão seco (eu prefiro o oriental, minúsculo e com pouco sal)

Tiras de carne de porco ou vaca

Molho para okonomiyaki e maionese

Rale o cará. Coloque em uma tigela, adicione o caldo e misture bem. Adicione a farinha e bata para que fique bem homogêneo.

Adicione o repolho, a cebolinha, o tikuwa (ou camarão, etc), o camarão seco e gengibre. A massa deve de envolver tudo, portanto, se for acrescentar outros ingredientes, só não exagere na quantidade.

Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro. Unte com óleo. Quebre um ovo. Despeje uma porção de massa por cima, formando uma panqueca grossa. Abaixe o fogo. Cubra com fatias de carne. Quando estiver dourado de um lado, vire e deixe dourar de outro.

Pincele molho para okonomiyaki em cima e decore com um pouco de maionese. Se gostar (e encontrar), use flocos de bonito seco e alga nori verde, em pó.

Repita para o restante da massa. Aqui em casa rendeu 3 panquecas, cada uma alimenta uma pessoa adulta. Se eu tivesse feito um pouco menores, seriam 4.

O molho para okonomiyaki que encontro na Liberdade é este aqui. No entanto, se não conseguir compra-lo, sugiro misturar ketchup, molho inglês e uma pitadinha de cravo em pó. Não é a mesma coisa mas chega perto.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fácil, lanches, massas, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Okonomiyaki, Novamente

    • Marisa Ono diz:

      O bom do okonomiyaki é que a gente pode colocar até a pia da cozinha dentro. Usei porco magro, mas acho que ficaria muito melhor com um pedaço de porco gordo, soltando a banha e dando aquele cheirinho…

  1. Myrna diz:

    hahaha dispenso a pia da cozinha 🙂 mas o porco gordo me deixou com água na boca!

    • Marisa Ono diz:

      Assistindo à novelinha “Teppan”, vejo que okonomiyaki não é uma unanimidade. Existem várias maneiras de preparar. Só testando mesmo para saber qual é a melhor.

  2. Eliana Ayako diz:

    Marisa,

    Gosto muito de ficar passeando no seu site. Existem lembranças deliciosas de alguns pratos. Participei em agosto de uma aula com a Mari Hirata sobre esse tema, segundo ela é a chamada comida de rua. Adoramos.
    Sua receita irá ficar junto a dela para numa oportunidade fazermos e deliciarmos novamente.
    Um grande abraço e um Feliz Ano Novo

  3. erika diz:

    oi,por favor quero saber em qual loja vc encontra o molho de okonomyaki..
    estou atras dele ja tem algum tempo..por favor..se puder me enviar o
    endereço da loja e o telefone…meu email é erika-tiago@hotmail.com..

Os comentários estão fechados.