Sorvete de Melão

Emulsificantes estão em tantos alimentos que nem pensamos muito neles. Estão na maionese, sobretudo nas light, na pasta de amendoim, nos molhos, em massas de bolos e pães. Mas lembramos bem deles quando o assunto é sorvete. Pelo menos eu, que fico desgostosa ao tomar um sorvete que vira uma espuma insossa na boca.

A culpa não é do emulsificante em si, ele está lá, cumprindo a missão manter a mistura de líquidos e gorduras aerada. A culpa é a quantidade empregada. A legislação permite que metade (ou mais) do volume do sorvete seja composta de ar. Basta conferir na embalagem, a maioria dos potes de 2 litros de sorvete têm pouco mais de 1 kg de peso.

E dá para fazer um sorvete gostoso em casa? Dá. Se tiver dinheiro para investir em uma boa sorveteira ( e eu estou falando em coisa de R$2.000,00), melhor ainda. Se não tiver tanto capital, como eu, o jeito é usar preparados industrializados. E antes que me atirem pedras, afirmo: não é o produto em si que é ruim. É a maneira e a quantidade.

Não uso a quantidade máxima de espessante recomendada. Geralmente fica com uma textura pegajosa demais para o meu gosto. Fico em algo entre 80 e 90% do recomendado. O emulsificante também. Uso apenas 80% do recomendado pelo fabricante e acho suficiente. É verdade que 1 litro de calda não vai render 2 litros de sorvete. Mas a textura será mais firme e menos “espumosa”.Também não uso a gordura vegetal recomendada. Se precisa de 50 gramas de gordura, vai 200 ml de creme de leite com 25% de gordura. É a mesma quantidade de gordura com mais sabor.

E, por fim, não uso os saborizadores (como é que chamam aquelas misturas de corantes e aromatizantes para sorvetes?) em pó. As pastas são muito melhores. Só que são caras e ainda têm a desvantagem de serem vendidas em latas de 1,5 kg ( o que vai render algo em torno de 30 litros de sorvete). Ou então uso um sabor natural – como baunilha, caramelo, nozes, por exemplo.

Para este sorvete, usei a pasta sabor melão da Fabbri (comprei na Central do Sabor, na Paula Souza). Deliciosa e aromática, pretendo usar também em sobremesas. Porque não? Assim como deu sabor ao sorvete, pode também render mousses, cremes, flans. Não sei se funcionaria em algo feito no forno. Mas vou testar.

E o resultado do sorvete industrializado caseiro? Não é o melhor sorvete que já tomei na vida. Mas está muito melhor que os sorvetes industrializados populares.

Para terminar, não, não estou sendo patrocinada nem pela Fabbri nem pela Central do Sabor…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas, Doces, produtos., receita. ligação permanente.

8 Responses to Sorvete de Melão

  1. Vânia Rodrigues diz:

    Não canso de visitar o seu blog e o da Neide Rigo.
    São os melhores do planeta.
    Quando crescer quero ser fera como vocês!
    Parabéns.

    Vânia Rodrigues

  2. isabel cristina manoel de lima diz:

    olá mariza vc é show mulher!! vc tem receita da massa de pastel de feira?? aquela sequinha deliciosa que ninguem da a receita?? vou ficar eternamente grata se vc puder me ajudar, vendo pastel em barraca e compro massa pronta. obrigada.

  3. Alessandra diz:

    Mariza, essas pasta são boas mesmo! Mas,como vc disse muito caras ainda,além de o pote ser muito grande (estraga rápido).
    Teríamos que comprar e começar a dividir para não ter disperdício…
    Obrigada. Alessandra

  4. rice diz:

    ola….tudo bem?
    por um acaso vc sabe onde posso encontrar sorvete tipo softcream sabor melona?
    para revender?

    eu chupei na liberdade…..onde tem sorvete de yogurte…ali tem de melona,

    estou precisando muuuuiiiito

    obrigada
    no aguardo
    ri

  5. rosi diz:

    oi parabéns eu adorei,tudo que você falou sobre o sorvete, é a pura realidade.
    Pena que nem todo mundo pensa asim pois eu tenho uma sorveteria e não uso gordura nem vegetal nem hidrogenada não uso estes produtos químicos que a maioria usa mais por isso eu não posso bater com eles no preço e é o que todo mundo reclama ninguém sabe como fica caro pra fazer não dão valor a saúde eu fico triste e desanimada mais quando a gente encontra pessoas a sim como você que da valor vale a pena prosseguir quem sabe um dia alguém olhe e veja como fazemos com carinho pensando não só no dinheiro abraços e mais uma vez parabéns beijoss…

    • Marisa Ono diz:

      Infelizmente, Rosi, muita gente se deixa levar pelo preço, sim. E nessa coisa que chamo de concorrência burra, muitos fazem de tudo para baixar o preço, sem se importar com a qualidade. Chamo de concorrência burra porque também vão ter o lucro reduzido e sempre vai aparecer alguém com preços mais baixos ainda até chegar a um ponto em que ninguém ganha. Espero que as pessoas passem a procurar mais informação a respeito do que comem, alimentar é uma questão bem mais séria do que apenas ingerir qualquer coisa que mate a fome ou satisfaça uma vontade.

Os comentários estão fechados.